Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/6023
Tipo documento: Tese
Título: Etnomatemática e práticas pedagógicas : saberes matemáticos escolares e tradicionais na educação escolar indígena Karipuna
Autor(es): Oliveira, José Sávio Bicho de
Orientador(a): Mattos, José Roberto Linhares de
Membro da Banca: Mattos, José Roberto Linhares de
Membro da Banca: Silva, Maria de Fátima Vilhena da
Membro da Banca: Brito, Licurgo Peixoto de
Membro da Banca: Mattos, Sandra Maria Nascimento de
Membro da Banca: Monteiro, Hélio Simplicio Rodrigues
Resumo : Esta tese tem como objetivo analisar relações entre saberes tradicionais do povo Karipuna e saberes matemáticos escolares por meio das práticas pedagógicas de professores indígenas nos anos finais do ensino fundamental na escola indígena da aldeia Manga, no município de Oiapoque-AP. O aporte teórico está situado no campo de investigação denominado Etnomatemática, vertente da Educação Matemática que busca reconhecer, resgatar, respeitar e valorizar os saberes produzidos por grupos socioculturais específicos nos processos de ensino e aprendizagem. Em termos metodológicos, está inserida na pesquisa qualitativa, cuja produção dos dados pautou-se na observação participante na Escola Indígena Estadual Jorge Iaparrá, entrevistas com professores indígenas que ensinam matemática nos anos finais do Ensino Fundamental, gravações e registros fotográficos. Os resultados configuram a compreensão dos processos de ensino e aprendizagem de conhecimentos matemáticos na educação escolar indígena, cujas práticas pedagógicas dos professores indígenas medeiam relações entre saberes matemáticos escolares e saberes tradicionais indígenas, bem como as tensões entre diferentes saberes. Os entendimentos sobre matemática, cultura, escola e educação escolar indígena subjazem as práticas docentes de professores indígenas que ensinam matemática na escola da aldeia. Concluímos que a coexistência de diferentes saberes nas atividades cotidianas da comunidade torna possível que estes sejam articulados na prática docente de professores indígenas, no sentido da reorientação do ensino e aprendizagem de matemática no contexto da educação escolar indígena diferenciada, específica, intercultural e de qualidade. Esta tese enuncia a prática pedagógica do professor indígena a partir de seus posicionamentos e da necessidade de promover uma educação escolar pautada na valorização cultural e na apropriação de conhecimentos matemáticos escolares, no sentido de problematizar a reorientação da educação escolar indígena diferenciada como estratégia de luta e de situar os alunos indígenas nos diferentes contextos que vivenciam, para o exercício da cidadania em atividades fora da aldeia, bem como propiciar o fortalecimento cultural e identitário dos Karipuna.
Resumo em lingua estrangeira: ABSTRACT: This thesis aims to analyze the relationships between traditional knowledge of the Karipuna people and school mathematical knowledge, through the pedagogical practices of indigenous teachers in the final years of fundamental education in the indigenous school of the Manga community, in the municipality of Oiapoque-AP. Theoretical contribution of this study is located in the field of research called Ethnomathematics. It is a branch of Mathematics Education that seeks to recognize, rescue, respect and value, the knowledge produced by specific sociocultural groups in the teaching and learning processes. In methodological terms, it is inserted inside qualitative research classification. Production of the data was based on the observation of participants from the State Indigenous School Jorge Iaparrá. Interviews with indigenous teachers who impart mathematics in the final years of Fundamental Education, recordings and photographic records were carried out. The results shape the understanding of the processes of teaching and learning mathematical knowledge in indigenous school education. Pedagogical practices of indigenous teachers measure the relationships between school mathematical knowledge and indigenous traditional knowledge, as well as tensions between different knowledges. Understandings about math, culture, school and indigenous school education underlie the teaching practices of indigenous teachers who impart mathematics in the community school. We conclude that the coexistence of different knowledges in the daily activities of the community makes it possible to be articulated in the teaching practice of indigenous teachers. This being the case, it is possible to reorient the teaching and learning of mathematics in the context of differentiated, specific, intercultural and quality indigenous school education. This thesis enunciates the pedagogical practice of the indigenous teacher based on their positions and the need to promote a school education based on cultural valorization and the appropriation of mathematical school knowledge. Finally, it focuses on problematizing the reorientation of differentiated indigenous school education as a strategy for fighting and situating indigenous students, in the different contexts they experience, for the exercise of citizenship in activities outside the community, as well how to promote the cultural strengthening and Karipuna identity.
RESUMEN: Esta tesis tiene como objetivo analizar las relaciones entre saberes tradicionales del pueblo Karipuna y los saberes matemáticos escolares por medio de las prácticas pedagógicas de profesores indígenas en los años finales de la enseñanza fundamental en la escuela indígena de la aldea Manga, del municipio de Oiapoque-AP. El aporte teórico está situado en el campo de investigación denominado Etnomatemática, vertiente de la Educación Matemática que busca reconocer, rescatar, respetar y valorar los saberes producidos por grupos socioculturales específicos en los procesos de enseñanza y aprendizaje. En términos metodológicos, está inserida en la investigación cualitativa, en la cual la producción de los datos se basó en la observación de participantes de la Escuela Indígena Estadual Jorge Iaparrá. Fueron realizadas entrevistas a los profesores indígenas que imparten matemática en los años finales de la Enseñanza Fundamental, así como grabaciones y registros fotográficos. Los resultados configuran la comprensión de los procesos de enseñanza y aprendizaje de conocimientos matemáticos en la educación escolar indígena, donde las prácticas pedagógicas de los profesores indígenas miden las relaciones entre saberes matemáticos escolares y saberes tradicionales indígenas, así como las tensiones entre diferentes saberes. Los entendimientos sobre matemática, cultura, escuela y educación escolar indígena subyacen a las prácticas docentes de profesores indígenas que enseñan matemática en la escuela de la aldea. Concluimos que la coexistencia de diferentes saberes en las actividades cotidianas de la comunidad torna posible que estos sean articulados en la práctica docente de los profesores indígenas, en el sentido de la reorientación de la enseñanza y el aprendizaje de las matemáticas en el contexto de la educación escolar indígena diferenciada, específica, intercultural y de calidad. Esta tesis enuncia la práctica pedagógica del profesor indígena a partir de sus posicionamientos y de la necesidad de promover una educación escolar pautada en la valorización cultural y en la apropiación de conocimientos matemáticos escolares, en el sentido de problematizar la reorientación de la educación escolar indígena diferenciada como estrategia de lucha y, de situar a los alumnos indígenas en los diferentes contextos que vivencian, para el ejercicio de la ciudadanía en actividades fuera de la aldea, así como propiciar el fortalecimiento cultural y de la identidad Karipuna.
Palavra-chave: Etnomatemática
Educação escolar indígena
Cultura
Prática pedagógica
Karipuna
Palavra-chave em lingua estrangeira: Ethnomathematics
Indigenous school education
Culture scolaire
Pedagogical practice
Karipuna
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGECEM
Referência: OLIVEIRA, José Sávio Bicho de. Etnomatemática e práticas pedagógicas: saberes matemáticos escolares e tradicionais na educação escolar indígena Karipuna. 2018. 196 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/6023
Data defesa documento: 10-Dec-2018
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - ICET - PPGECEM – Teses de doutorado

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