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http://ri.ufmt.br/handle/1/6025
Tipo documento: | Tese |
Título: | Inclusão de estudantes com deficiência visual nos jogos de linguagem envolvendo a matemática |
Autor(es): | Silva, Paulo Roberto de Jesus |
Orientador(a): | Silveira, Marisa Rosâni Abreu da |
Membro da Banca: | Silveira, Marisa Rosâni Abreu da |
Membro da Banca: | Moreira, Ivanete Maria Barroso |
Membro da Banca: | Pedrosa, Eliane Maria Pinto |
Membro da Banca: | Silva, Paulo Vilhena da |
Membro da Banca: | Sales, Elielson Ribeiro de |
Resumo : | A Matemática é fundamental no desenvolvimento de qualquer pessoa, há, porém, a necessidade de modificações no seu ensino e aprendizagem, também em relação aos estudantes com deficiência visual (EDV) para convergir com a inclusão escolar. Notou-se crescimento de matrícula desses estudantes, inclusive no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), cenário que acentua tensões e desafios, dilatando nosso interesse em investigar essa temática, a partir de um viés wittgensteiniano. Nesta perspectiva, emergiu o seguinte problema de pesquisa: como acontece a participação, ou não, de estudantes com deficiência visual nos jogos de linguagem envolvendo o ensino de matemática? Nossa tese é que a aprendizagem de conteúdos de matemática por EDV depende de sua inclusão nos jogos de linguagem para não se tornarem cegos para o aspecto. E, apenas no âmbito desses jogos a utilização de recursos especializados facilita tal aprendizado. A pesquisa tem por objetivo geral analisar como ocorre a participação de EDV nos jogos de linguagem que envolvem o ensino da Matemática. E especificamente, objetiva analisar conceitos wittgensteinianos que podem melhorar a compreensão sobre a aquisição de conteúdos matemáticos por parte desses estudantes; bem como compreender as formas de vida das palavras pronunciadas nas aulas de Matemática no Ensino Médio do IFMA e suas consequências na aprendizagem dos estudantes com deficiência visual. A pesquisa de abordagem qualitativa se coaduna com o objeto de estudo, indispensável para situar o contexto nos jogos de linguagem dos quais os EDV participam, ou não, por meio de um ensino que promova condições de significação. Elegemos o estudo de caso como método por possibilitar ao pesquisador aprofundar a análise de uma situação singular em seu contexto e utilizamos a pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Quanto a pesquisa bibliográfica elaboramos um quadro teórico relacionado com o objeto de estudo em um viés wittgensteiniano. Em termos do corpus documental analisamos documentos oficiais do IFMA. Na pesquisa empírica desenvolvemos investigação em Curso Técnico do IFMA, por meio de aplicação de entrevista semiestruturada com seis participantes, sendo dois alunos com deficiência visual (representando 100% do universo de alunos com essa deficiência na instituição pesquisada) e quatro professores de matemática. Ocorreu a observação de doze aulas na qual participaram um EDV e dois professores, em momentos distintos. Apresentamos resultados e discussões da pesquisa, a partir do viés escolhido e das palavras pronunciadas pelos participantes da pesquisa, atento aos aspectos que favorecem ou dificultam a inclusão dos estudantes com deficiência visual no ambiente institucional, especialmente nas aulas. Dentre os resultados apontamos que as práticas, inclusive pedagógicas, na instituição têm uma ambivalência no que diz respeito à oferta de oportunidades de participação aos estudantes com deficiência visual nos jogos de linguagem envolvendo a matemática. Coexistindo condições favoráveis e desfavoráveis à realização de lances nesses jogos. Assim como constatamos evidências da germinação da inclusão nas aulas de matemática, também observamos limitações impostas à compreensão do sentido mais profundo das palavras em uma espécie de cegueira para o aspecto. Em alguns momentos, notamos que a participação dos EDV nos jogos de linguagem dependia quase que exclusivamente da interação com os estudantes sem deficiência, o que limitava a aprendizagem da linguagem matemática. Quando o professor se esforçou para elaborar alternativas, não se restringindo à utilização de recursos especializados, para ensinar, permitindo o uso das palavras dos estudantes, gerou condições de significação na aula. Por fim, expressamos que alguns elementos são indispensáveis para construção e/ou fortalecimento de uma educação inclusiva na matemática. Tais como necessidade de ampliação de oportunidades de formação continuada aos docentes, incluindo questões a partir da linguagem. Bem como, maior ênfase na promoção do diálogo na sala de aula, em especial entre os estudantes com seu professor, pois dessa forma o aluno se pronunciará e o professor saberá se houve ou não aprendizagem, podendo assim rever suas práticas. Concluímos que promover à participação dos estudantes com deficiência visual nos jogos de linguagem é fundamental para sua aprendizagem de conteúdos de matemática, nesse contexto os recursos pedagógicos especializados alcançam sua finalidade. |
Resumo em lingua estrangeira: | Mathematics is fundamental in the development of any person, but there is a need for modifications in their teaching and learning, also in relation to students with visual impairment (EDV) to converge with school inclusion. It was noticed a growth in enrollment of these students, including in the Federal Institute of Education, Science and Technology of Maranhão (IFMA), a scenario that accentuates tensions and challenges, diluting our interest in investigating this issue, based on a Wittgensteinian bias. In this perspective, the following research problem emerged: how does participation of students with visual impairment in language games involving mathematics teaching take place? Our thesis is that the learning of mathematical content by EDV depends on its inclusion in language games so as not to become blind to the aspect. Only within these games does the use of specialized resources facilitate such learning. The aim of the research is to analyze how EDV participation occurs in language games involving the teaching of Mathematics. Specifically, it aims to analyze concepts wittgensteinianos that can improve the understanding about the acquisition of mathematical contents by these students; as well as to understand the life forms of words pronounced in the mathematics classes in the High School of the IFMA and its consequences in the learning of students with visual deficiency. The qualitative approach research is in line with the object of study, indispensable to situate the context in the language games in which the EDV participate, or not, through a teaching that promotes conditions of signification. We chose the case study as a method by enabling the researcher to deepen the analysis of a singular situation in its context and we used bibliographical, documentary and field research. As for bibliographical research, we elaborate a theoretical framework related to the object of study in a Wittgensteinian bias. In terms of the documentary corpus, we analyze official IFMA documents. In the empirical research, we developed research in the IFMA Technical Course through a semistructured interview with six participants, two students with visual impairment (representing 100% of the students with this deficiency in the research institution) and four mathematics teachers. Twelve classes in which an EDV and two teachers participated, at different times, were observed. We present results and discussions of the research, based on the chosen bias and the words spoken by the participants of the research, attentive to the aspects that favor or hinder the inclusion of students with visual impairment in the institutional environment, especially in the classroom. Among the results we pointed out that the practices, including pedagogic, in the institution have an ambivalence regarding the provision of opportunities for participation to students with visual impairment in language games involving mathematics. Coexisting conditions favorable and unfavorable to the making of bids in these games. As evidenced by the germination of inclusion in mathematics classes, we also observe limitations imposed on the understanding of the deeper meaning of words in a kind of blindness to the aspect. At times, we noticed that the participation of EDVs in language games depended almost exclusively on interaction with students without disabilities, which limited the learning of mathematical language. When the teacher struggled to develop alternatives, not restricting himself to the use of specialized resources, to teach, allowing the use of students' words, generated conditions of meaning in the classroom. Finally, we express that some elements are indispensable for the construction and / or strengthening of an inclusive education in mathematics. Such as the need to expand opportunities for continuing education to teachers, including questions from the language. As well as, greater emphasis on promoting dialogue in the classroom, especially among students with their teacher, because that way the student will decide and the teacher will know if there was or not learning, so that they can review their practices. We conclude that promoting the participation of visually impaired students in language games is fundamental for their learning of mathematical contents, in this context specialized pedagogical resources achieve their purpose. |
Palavra-chave: | Jogos de linguagem Regras Formas de vida Educação matemática Deficiência visual Inclusão escolar |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Language games Rules Life forms Mathematical education Visual impairment School inclusion |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGECEM |
Referência: | SILVA, Paulo Roberto de Jesus. Inclusão de estudantes com deficiência visual nos jogos de linguagem envolvendo a matemática. 2018. 157 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2018. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/6025 |
Data defesa documento: | 7-Nov-2018 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - ICET - PPGECEM – Teses de doutorado |
Arquivos deste item:
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