Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/6050
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Ancestralizando : uma atividade lúdica para o ensino de sistemática filogenética no ensino médio |
Autor(es): | Ribeiro, Rosivânia de Queiróz |
Orientador(a): | Silva, Edlley Max Pessoa da |
Membro da Banca: | Silva, Edlley Max Pessoa da |
Membro da Banca: | Ferreira, Daniela Cristina |
Membro da Banca: | Marinho, Lucas Cardoso |
Resumo : | A sistemática filogenética é uma área da ciência que se baseia no conceito de ancestralidade e descendência, seu objetivo principal é que a classificação biológica reflita as relações de parentesco entre os seres vivos. O ensino de sistemática filogenética é um alicerce fundamental para aprendizagem de outros conteúdos na biologia, porém muitas vezes é negligenciado por professores no ensino médio pela carência de bibliografia e atividades voltadas para esse nível escolar. Na literatura há pouquíssimas atividades didáticas com foco em sistemática filogenética, e no geral, são voltadas ao ensino superior. Nesse sentido, o presente trabalho apresenta uma pesquisa bibliográfica de âmbito nacional e internacional, e a apresentação de um novo produto para o ensino de sistemática filogenética no ensino médio, na forma de uma atividade lúdica. O jogo Ancestralizando é composto por um total de quarenta e cinco cartas representando diferentes espécies de animais viventes e ancestrais hipotéticos baseados na fauna do estado do Mato Grosso. A atividade foi elaborada a partir do aporte teórico proposto em um dos artigos analisados (a saber, RUSSO et al. 2016) onde os autores mostraram a possibilidade de desenvolver uma atividade de sistemática filogenética por meio da observação de características morfológicas, construção de cladogramas e produção de árvores filogenéticas mais parcimoniosas. Dessa forma, o professor que aplicar este produto levará o aluno a propor hipóteses e testá-las usando uma metodologia simplificada da sistemática filogenética, caracterizando o ensino por investigação. A atividade produzida é acompanhada de um manual que descreve minuciosamente cada etapa e seus respectivos objetivos. |
Resumo em lingua estrangeira: | Phylogenetic systematics is an area of science that is based on the concept of ancestry and descent, its main objective is that the biological classification reflects the kinship relationships between living beings. The teaching of phylogenetic systematics is a fundamental foundation for learning other content in biology, but it is often neglected by high school teachers due to the lack of bibliography and activities aimed at this school level. In the literature there are very few didactic activities focused on phylogenetic systematics, and in general, they are aimed at higher education. In this sense, the present work presents a bibliographical research of national and international scope, and the presentation of a new product for the teaching of phylogenetic systematics in high school, in the form of a playful activity. The Ancestralizando game consists of a total of forty-five cards representing different species of living animals and hypothetical ancestors based on the fauna of the State of Mato Grosso. The activity was elaborated from the theoretical contribution proposed in one of the analyzed articles (see RUSSO et al. 2016), where the authors showed the possibility of developing a phylogenetic systematic activity through the observation of morphological characteristics, construction of cladograms and production of more parsimonious phylogenetic trees. In this way, the teacher who applies this product will lead the student to propose hypotheses and test them using a simplified methodology of phylogenetic systematics, characterizing teaching by investigation. The activity produced is accompanied by a manual that describes in detail each step and their respective objectives. |
Palavra-chave: | Cladograma Ensino por investigação Filogenia Ludicidade |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Cladogram Research teaching Phylogeny Playfulness |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Biociências (IB) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO |
Referência: | RIBEIRO, Rosivânia de Queiróz. Ancestralizando: uma atividade lúdica para o ensino de sistemática filogenética no ensino médio. 2022. 71 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Biociências, Cuiabá, 2022. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/6050 |
Data defesa documento: | 22-Jun-2022 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC – IB – PROFBIO – Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2022_Rosivânia de Queiróz Ribeiro - Prod. Educacional.pdf | 7.68 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir | |
DISS_2022_Rosivânia de Queiróz Ribeiro.pdf | 11.45 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.