Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/6051
Tipo documento: Dissertação
Título: A dengue e seu vetor : uma sequência de ensino investigativo em uma perspectiva inovadora
Autor(es): Nélio, Thamiris Silva
Orientador(a): Miyazaki, Rosina Djunko
Membro da Banca: Hardoim, Edna Lopes
Membro da Banca: Miyazaki, Rosina Djunko
Membro da Banca: Mariotto, Sandra
Resumo : Por certo, em aulas presenciais, no ensino de Biologia da Educação Básica, há uma busca por estratégias pedagógicas mais atrativas aos estudantes, que tem sido propagada e disseminada na educação, entretanto, em um momento de pandemia global, procura-se inovação. Assim, em razão dessa necessidade, é preciso intensificar as estratégias de forma concomitante com o modelo de aulas não presenciais. Dessa forma, com vistas a persuadir os desafios educacionais, destaca-se, também, nesse contexto, um outro problema, o alto índice de doenças endêmicas como a Dengue, que traz grandes prejuízos à população. O objetivo deste trabalho foi utilizar novas estratégias no processo de ensino-aprendizagem de Biologia, tendo como base a sequência de Ensino Investigativo associada aos Métodos Ativos de Aprendizagem – MAA sobre a temática da Dengue e seu vetor. Desse modo, almejou-se a produção de material pedagógico para traçar caminhos com foco na Alfabetização Científica na ausência de aulas presenciais. Optou-se por utilizar métodos qualitativos com o emprego de questionários e entrevistas destinados aos professores de Biologia. Ainda, foi realizado levantamento das estratégias pedagógicas adotadas sobre a temática em aulas on-line, bem como a validação dos produtos educacionais produzidos. A análise de dados e a apresentação dos resultados estão pautadas na análise de conteúdo de Bardin, já que é um método muito aplicado neste tipo de pesquisa. Como material pedagógico educacional, tem-se a produção da SEI, sobre a Dengue e seu vetor, e o site Denguelogia 4.0, que serviu de suporte para a construção da SEI. Dessa forma, os resultados da validação dos produtos permitiram uma proposta inovadora e condizente com um caminho para a Alfabetização Científica, bem como o site percebido como Guia Didático Virtual pelos docentes colaboradores. Sendo assim, almeja-se oferecer novas estratégias metodológicas para as aulas de Biologia, levando aos professores um suporte didático acessível e ajustável a uma nova realidade.
Resumo em lingua estrangeira: The investigation of pedagogical strategies in face-to-face classes in Basic Education Biology Teaching that is more attractive to students has been widely propagated and disseminated in education but at a time of the global pandemic. This is even more necessary, intensifying the strategies, concomitant with the model of non-face-to-face classes. To Persuade the educational challenges, there is also a high rate of endemic diseases such as Dengue, bringing great harm to the population. The objective of this work was to use new strategies in the Biology Teaching-Learning process, based on the Investigative Teaching sequence associated with Active Learning Methods - MAA on the theme of Dengue and its vector, aiming at the production of pedagogical material to trace paths aiming at scientific literacy in the absence of face-to-face classes. We chose to use qualitative methods with questionnaires and interviews aimed at Biology teachers, pedagogical strategies adopted on the subject in online classes were raised, and the validation of the educational products produced. Data analysis and presentation of resources are based on Bardin's content analysis, as it is a method widely used in this type of research. The materials produced contain the SEI on Dengue and its vector and the Denguelogia 4.0 website, the first have been built within the website and perceived as a Virtual Didactic Guide. The SEI considered an innovative and consistent proposal as a path to scientific literacy by collaborating teachers. In this way, we aim to bring new methodological strategies to Biology classes, providing teachers with a more accessible and adjustable didactic support to a new reality.
Palavra-chave: Métodos ativos de aprendizagem (MAA)
Site
Aedes aegypti
Palavra-chave em lingua estrangeira: Active learning methods
Site
Aedes aegypti
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Biociências (IB)
Programa: Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO
Referência: NÉLIO, Thamiris Silva. A dengue e seu vetor: uma sequência de ensino investigativo em uma perspectiva inovadora. 2022. 158 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Biociências, Cuiabá, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/6051
Data defesa documento: 13-Jun-2022
Aparece na(s) coleção(ções):CUC – IB – PROFBIO – Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2022_Thamiris Silva Nélio.pdf8.2 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.