Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/6053
Tipo documento: Dissertação
Título: Jogos pedagógicos como ferramenta para elucidar as propriedades básicas da molécula de DNA
Autor(es): Paula, Vinícius Sabino de
Orientador(a): Ferreira, Daniela Cristina
Membro da Banca: Ferreira, Daniela Cristina
Membro da Banca: Schneider, Marielle Cristina
Membro da Banca: Troy, Waldo Pinheiro
Resumo : O ensino de Genética é um grande desafio encontrado pelos professores de Biologia do Ensino Médio brasileiro, visto que, depende de conceitos abstratos, elucidação de processos moleculares e interpretação de figuras planas. Com o propósito de trabalhar o lúdico e dinamizar o contexto da genética molecular, este trabalho teve como objetivo criar e avaliar um produto educacional intitulado Play no DNA baseado em uma sequência didática investigativa fundamentada nos métodos de aprendizagem ativos, como a aprendizagem baseada em jogos e a utilização das tecnologias digitais de comunicação (TDIC). Os processos metodológicos foram divididos em duas etapas complementares, com fases de problematização, sistematização, contextualização e conclusão. Nestas fases os estudantes aprenderam Genética Molecular, por meio de jogos digitais e ensino investigativo. A pesquisa foi desenvolvida em uma escola de rede pública no município de Nova Mutum/MT, com 44 estudantes matriculados no 3º Ano do Ensino Médio. A análise dos resultados apresentou caráter misto (qualitativa/quantitativa) e foi avaliada a utilização de quatro jogos no ensino básico de Genética Molecular, os resultados pré-teste e pós-teste, identificaram índices satisfatórios na aprendizagem dos estudantes e durante o desenvolvimento da pesquisa, pode-se observar o protagonismo dos estudantes no processo de ensinoaprendizagem, o interesse e apreço deles pela genética, o que permitiu a promoção da alfabetização científica e a aprendizagem significativa.
Resumo em lingua estrangeira: The teaching of Genetics is a big challenge Brazilian high school Biology teachers face, since it depends on abstract concepts, illustration of molecular processes and interpretation of flat figures. With the purpose of developing a playful side and energizing the context of molecular genetics, this work has as an objective create and evaluate an educational product, called “Play no DNA”, based in an investigative didactic sequence based in the methods of active learning, as learning based in games and the utilization of digital communication technologies (TDIC). The methodological processes were divided into two complementary sections, with stages of problematization, systematization, contextualization and conclusion, in these phases the students will learn Molecular Genetics, by digital games and investigative teaching. The research was developed in a public school in the town of Nova Mutum/MT, with forty-four enrolled students in the third year of high school. The review of the results showed mixed features (qualitative/quantitative) the utilization of four games of basic level Molecular Genetics were evaluated, the results before and after test identified satisfactory indexes in the students learning, and during the developing of the research, it is noticeable the students position in the process of teaching-learning, the interest and esteem of them in genetics has permitted the scientific literacy and meaningful learning.
Palavra-chave: Aprendizagem
Genética
Sequência didática
Métodos ativos
Palavra-chave em lingua estrangeira: Learning
Genetics
Sequence didactics
Methodologies active
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Biociências (IB)
Programa: Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO
Referência: PAULA, Vinícius Sabino de. Jogos pedagógicos como ferramenta para elucidar as propriedades básicas da molécula de DNA. 2022. 125 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Biociências, Cuiabá, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/6053
Data defesa documento: 23-Aug-2022
Aparece na(s) coleção(ções):CUC – IB – PROFBIO – Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2022_Vinícius Sabino de Paula .pdf8.68 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.