Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/6055
Tipo documento: Dissertação
Título: Problematizando aspectos da nutrição e alimentação saudável em um guia didático investigativo
Autor(es): Mendonça, Carlos Roberto de
Orientador(a): Rodríguez Ortíz, Carmen Eugenia
Membro da Banca: Rodríguez Ortíz, Carmen Eugenia
Membro da Banca: Hardoim, Edna Lopes
Membro da Banca: Pacheco, Zaryf Araji Dahroug
Resumo : O presente trabalho foi desenvolvido para o enriquecimento da aprendizagem de conteúdos na área de Educação em Biologia para melhoria da saúde, abordando especificamente a nutrição e alimentação escolar. Fomos motivados pela problemática da insegurança alimentar a desenvolver um trabalho que verificasse de maneira investigativa o conceito de alimentação saudável e como os alunos do primeiro ano do ensino médio se enxergavam como partícipes desse processo. Para a construção do projeto trabalhamos o ensino por investigação proporcionando aos alunos a busca, por meio de discussões e pesquisas orientadas baseadas em questões norteadoras, permitindolhes vivenciar o Método Científico e a Metodologia da Problematização. As atividades propostas propiciaram aos alunos levantarem hipóteses e procurarem respostas fazendo uso de pesquisas que lhes permitiram ter contato com os conhecimentos já produzidos acerca do tema, e a partir deles construíram seus posicionamentos sobre a alimentação saudável e as implicações dela no meio onde vivem. Os alunos trabalharam em grupos, tiveram a oportunidade de propor cardápios para escola e finalmente, criaram histórias em quadrinhos, onde trataram sobre a importância da nutrição, facilitando a conscientização deles sobre uma alimentação saudável e a fixação de conteúdos relacionados à nutrição de forma que permitiram construir uma interessante ferramenta didática para outros professores de Biologia.
Resumo em lingua estrangeira: The present work was developed to enrich the learning of health issues witin Biology Education specifically addressing nutrition and school meals. We were motivated by the issue of food insecurity to investigate the concept of healthy eating and how firstyear high school students saw themselves as participants in this process. For the construction of the project, we worked on inquiry based teaching, providing students with the search, through discussions and oriented research based on guiding questions, allowing them to experience the Scientific Method and the Problematization Methodology. The proposed activities allowed students to raise hypotheses and seek answers using research that allowed them to have contact with the knowledge already produced on the subject, and based on them, they built their positions on healthy eating and its implications in the environment where they live. The students worked in groups, had the opportunity to propose menus for the school and finally, created comics, where they dealt with the importance of nutrition, facilitating their awareness about healthy eating and the setting of contents related to nutrition in a way that allowed to build an interesting didactic tool for other Biology teachers.
Palavra-chave: Ensino
Investigação
Problematização
Palavra-chave em lingua estrangeira: Teaching
Investigation
Problematization
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Biociências (IB)
Programa: Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO
Referência: MENDONÇA, Carlos Roberto de. Problematizando aspectos da nutrição e alimentação saudável em um guia didático investigativo. 2022. [97] f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Biociências, Cuiabá, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/6055
Data defesa documento: 17-Oct-2022
Aparece na(s) coleção(ções):CUC – IB – PROFBIO – Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2022_Carlos Roberto de Mendonça.pdf3.07 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.