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Tipo documento: Dissertação
Título: Autodiagnóstico para inserção do marketing digital nas micro e pequenas empresas varejistas
Autor(es): Silva, Gizele Catarina Martins da
Orientador(a): Silva, Fernando Selleri
Membro da Banca: Silva, Fernando Selleri
Membro da Banca: Pinheiro, Helano Diógenes
Membro da Banca: Nascimento, Everton Ricardo do
Resumo : O marketing digital é um recurso estratégico capaz de agregar valor aos consumidores, realizar a capacitação de novos clientes, manutenção da rede de clientes, expansão das empresas, conhecer as necessidades do mercado e da clientela, conhecimento de novos fornecedores, dentre outras possibilidades. Nesse contexto, a criação de um instrumento de autodiagnóstico para inserção do Marketing Digital nas Micro e Pequenas Empresas (MPEs) do segmento comércio varejista é um impulso para que essas empresas aproveitem as plataformas do meio digital para aumentar sua visibilidade, alcance, oportunidades de vendas e de aproximação aos potenciais clientes. Assim, o presente estudo tem como objetivo desenvolver um autodiagnóstico para inserção do marketing digital nas estratégias das Micro e Pequenas Empresas (MPEs) do segmento comércio varejista. O estudo é realizado no âmbito da pesquisa aplicada, que visa gerar conhecimentos para aplicação prática dirigida à solução de problemas específicos. Como resultados, foi proposto um instrumento de autodiagnóstico para a MPE e um plano de ação. O autodiagnóstico pode ser acessado pelo empreendedor de forma online, a partir de dispositivo móvel, e foi organizado em três dimensões: a primeira, composta por três perguntas, que identifica de forma sintética o modelo organizacional da empresa; a segunda, que identifica como a empresa se relaciona com os consumidores e com o mercado em que está inserida; e a última dimensão, que corresponde a análise da empresa no ambiente virtual. A partir dos resultados obtidos com as respostas, um plano de ação é disponibilizado para a empresa. A avaliação do autodiagnóstico foi realizada por meio de uma pesquisa de opinião com dez MPEs obtendo resultados positivos.
Resumo em lingua estrangeira: Digital marketing is a strategic resource capable of adding value to consumers, training new customers, maintaining the customer network, expanding companies, meeting the needs of the market and customers, learning about new suppliers, among other possibilities. In this context, the creation of a self-diagnosis instrument for the insertion of Digital Marketing in Micro and Small Companies (MSEs) in the retail segment is an impetus for these companies to take advantage of digital media platforms to increase their visibility, reach, sales opportunities and approximation to potential customers. Thus, the present study aims to develop a self-diagnosis for the insertion of digital marketing in the strategies of Micro and Small Enterprises (MSEs) in the retail trade segment. The study is carried out within the framework of applied research, which aims to generate knowledge for practical application aimed at solving specific problems. As a result, a self-diagnosis instrument for EPM and an action plan were proposed. The selfdiagnosis can be accessed online by the entrepreneur, from a mobile device, and was organized into three dimensions: the first, consisting of three questions, which synthetically identifies the company's organizational model; the second, which identifies how the company relates to consumers and the market in which it operates; and the last dimension, which corresponds to the analysis of the company in the virtual environment. Based on the results obtained with the responses, an action plan is made available to the company. The self-diagnosis evaluation was carried out through an opinion poll with ten MSEs obtaining positive results.
Palavra-chave: Publicidade digital
Empreendedorismo
Autoavaliação
Comércio varejista
Palavra-chave em lingua estrangeira: Digital advertising
Entrepreneurship
Self-evaluation
Retail business
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (FACC)
Programa: Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação Tecnológica - PROFNIT
Referência: SILVA, Gizele Catarina Martins da. Autodiagnóstico para inserção do marketing digital nas micro e pequenas empresas varejistas. 2023. 100 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação – PROFNIT) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Cuiabá, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/6091
Data defesa documento: 5-Jun-2023
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - FACC - PROFNIT - Dissertações de mestrado

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