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http://ri.ufmt.br/handle/1/6098
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | O experimento do balde de Newton sob a interpretação da mecânica newtoniana e da mecânica relacional |
Autor(es): | Sousa, Luciana Vital Dantas |
Orientador(a): | Oliveira Neto, Frederico Ayres de |
Membro da Banca: | Oliveira Neto, Frederico Ayres de |
Membro da Banca: | Rinaldi, Carlos |
Membro da Banca: | Moraes, Mariuce Campos de |
Membro da Banca: | Chaib, Joao Paulo Martins de Castro |
Resumo : | Em sua obra mais importante, Princípios Matemáticos da Filosofia Natural, Isaac Newton introduziu a noção de espaço absoluto como condição ideal para que seus axiomas de movimento pudessem ser aplicados de uma forma absolutamente lógica e rigorosa. Assim, no universo newtoniano o espaço absoluto pode ser entendido como palco no qual o movimento acontece, o qual Newton procurou demonstrar com a experiência do balde girante e os efeitos observados em movimentos circulares. Nesse trabalho, a proposta foi apresentar as críticas à noção de espaço absoluto de Newton por parte dos filósofos como Leibniz e Berkeley, já no início do Século XVII, e, posteriormente, Ernst Mach e suas ideias relacionais, sob a ótica da Mecânica Relacional com as contribuições de André Koch Torres Assis. Destaca-se que o cenário deste trabalho traz a Mecânica Newtoniana como palco pelo qual a pesquisa é transitada, tendo a experiência do balde de Newton como protagonista, com objetivo de contribuir com uma crítica reflexiva sobre os fundamentos do formalismo newtoniano. O intuito foi aprofundar as reflexões sobre os referenciais e apresentar alternativas aos métodos tradicionais de interpretação dos eventos pela Mecânica Clássica, sem a pretensão de abandonar ideias, mas de buscar alternativas às perspectivas estabelecidas, fornecendo subsídios para a crítica reflexiva em sala de aula no ensino de ciência. Desse modo, epistemologicamente, essa pesquisa traz a postura inovadora de Paul Feyeraband, destacando a reflexão sobre os fundamentos da física pela perspectiva de duas teorias distintas: a Mecânica Clássica e a Mecânica Relacional. Dessa maneira, na concepção de ensino de ciências foi propiciado o resgate da história e da filosofia com seus fundamentos, por intermédio de encontros virtuais com oficinas e lives, bem como a partir de resultados da aplicação de questionários específicos aos participantes com o intuito de identificar os conhecimentos individuais sobre as teorias que permitem compreender os eventos observados. Ao finalizar o referido trabalho se chega à conclusão de que a interpretação sobre os enunciados da experiência do balde de Newton, seja através da Mecânica Newtoniana, seja da Mecânica Relacional, com seus consequentes pronunciamentos e suas problemáticas proporcionou aos participantes uma mudança em suas concepções relacionadas aos fundamentos das teorias que contemplam as interpretações do movimento dos corpos sob um determinado referencial. |
Resumo em lingua estrangeira: | In his most important work, Mathematical Principles of Natural Philosophy, Isaac Newton introduced the notion of absolute space as an ideal condition so that his movement axioms could be applied in a logical and rigorous way. Thus, in the Newtonian universe, absolute space can be understood as the stage on which the movement takes place, which Newton sought to demonstrate with the experience of the spinning bucket and the effects observed in circular movements. In this text, the proposal was to present the criticisms of newton's notion of absolute space by philosophers such as Leibniz and Berkeley, already in the early seventeenth century, and later Ernst Mach and his relational ideas, from the perspective of Relational Mechanics with the contributions of André Koch Torres Assis. Itis noteworthy that the scenario of this work brings Newtonian Mechanics as the stage through which the research is carried over, having the experience of Newton's bucket as the protagonist, with the objective of contributing with a reflexive critique on the foundations of Newtonian formalism. The aim was to deepen the reflections on the references and present alternatives to the traditional methods of interpretation of events by Classical Mechanics, without intending to abandon ideas, but to seek alternatives to the established perspectives, providing subsidies for reflexive criticism in the classroom in the teaching of science. Thus, epistemologically, this research brings the innovative posture of Paul Feyeraband, highlighting the reflection on the fundamentals of physics from the perspective of two distinct theories: Classical Mechanics and Relational Mechanics. Thus, in the conception of science teaching, the rescue of history and philosophy was provided with its foundations, through virtual meetings with workshops and lives, as well as from the results of the application of specific questionnaires to the participants in order to identify the individual knowledge about the theories that allow understanding the observed events. At the end of this work, we conclude that the interpretation of the utterances of Newton's bucket experience, either through Newtonian Mechanics or relational mechanics, with its consequent pronouncements and its problems, provided the participants with a change in their conceptions related to the foundations of theories that contemplate the interpretations of the movement of bodies under a given referential. |
Palavra-chave: | Ensino de ciências Axiomas do movimento Experiência do balde de Newton Paul Feyeraband |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Science teaching Movement axioms Newton bucket experience Paul Feyeraband |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Física (IF) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais |
Referência: | SOUSA, Luciana Vital Dantas. O experimento do balde de newton sob a interpretação da mecânica newtoniana e da mecânica relacional. 2021. 132 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Física, Cuiabá, 2021. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/6098 |
Data defesa documento: | 26-Nov-2021 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IF - PPGECN - Dissertações de mestrado |
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