Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/6100
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRodrigues, Naielly Christhiny Paz-
dc.date.accessioned2024-10-08T18:15:15Z-
dc.date.available2022-12-07-
dc.date.available2024-10-08T18:15:15Z-
dc.date.issued2022-08-18-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Naielly Christhiny Paz. Educação ecológica complexa abordada com ênfase no Cerrado: a construção de um paradidático e suas implicações para o ensino de ciências. 2022. 93 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Física, Cuiabá, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/6100-
dc.description.abstractThe urgency of the discussion on the Cerrado stems from the need to conserve it, given that it is the richest tropical savanna in the world, which in the last 35 years has lost more than half of its 2 million km2, mainly due to the expansion industrial model agricultural activities. The relevance of this theme is due to the historical demand of teaching about the Cerrado, which according to studies has not given the necessary focus to the diversity of interactions that involve the biome. In this sense, the research is configured in the sense of building and, further on, seeking to understand the implications of the paradidactic book 'Elementos do Cerrado and its relationships: treading paths to a complex ecological education' for science teaching? Thus, referenced by Complex Thought, this study aimed to build paths for a systemic approach to the Cerrado biome in science teaching from the promotion of ecological education and the complexity of issues involving the biome. For this, it was verified what are the didactic strategies with which the Cerrado theme has been worked on in High School. From the Three Pedagogical Moments, a paradidactic book was built. The paradidactic was analyzed using criteria foreseen in the National Textbook Program and indicators of the National Environmental Education Policy. It was considered that the book presents several articulations with the referred normative documents. The analysis of the paradidactics led to several implications for the teaching of Sciences, among which legal, normative, ethical, citizen, thematic and methodological ones are mentioned, pointing out paths for further studies.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Simone Gomes (simonecgsouza@gmail.com) on 2023-09-19T14:49:14Z No. of bitstreams: 2 DISS_2022_Naielly Christhiny Paz Rodrigues - Prod. Educacional.pdf: 5607798 bytes, checksum: e18acb32338226f4db71b557107eb704 (MD5) DISS_2022_Naielly Christhiny Paz Rodrigues.pdf: 3086707 bytes, checksum: 41fd62f75baef3e335cf7853eca9d7ea (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2024-10-08T18:15:15Z (GMT) No. of bitstreams: 2 DISS_2022_Naielly Christhiny Paz Rodrigues - Prod. Educacional.pdf: 5607798 bytes, checksum: e18acb32338226f4db71b557107eb704 (MD5) DISS_2022_Naielly Christhiny Paz Rodrigues.pdf: 3086707 bytes, checksum: 41fd62f75baef3e335cf7853eca9d7ea (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-10-08T18:15:15Z (GMT). No. of bitstreams: 2 DISS_2022_Naielly Christhiny Paz Rodrigues - Prod. Educacional.pdf: 5607798 bytes, checksum: e18acb32338226f4db71b557107eb704 (MD5) DISS_2022_Naielly Christhiny Paz Rodrigues.pdf: 3086707 bytes, checksum: 41fd62f75baef3e335cf7853eca9d7ea (MD5) Previous issue date: 2022-08-18en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEducação ecológica complexa abordada com ênfase no Cerrado : a construção de um paradidático e suas implicações para o ensino de ciênciaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordCerradopt_BR
dc.subject.keywordEducação ecológica complexapt_BR
dc.subject.keywordTrês momentos pedagógicospt_BR
dc.subject.keywordPolítica nacional de educação ambientalpt_BR
dc.contributor.advisor1Moraes, Mariuce Campos de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2756856364236298pt_BR
dc.contributor.referee1Moraes, Mariuce Campos de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2756856364236298pt_BR
dc.contributor.referee2Hardoim, Edna Lopes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7813077353342953pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9375724140423638pt_BR
dc.description.resumoA urgência da discussão sobre o Cerrado parte da necessidade em conservá-lo, tendo em vista que se trata da savana tropical mais rica do mundo, que nos últimos 35 anos, perdeu mais da metade dos 2 milhões de km2 , sobretudo em função da expansão das atividades agrícolas de modelo industrial. A relevância dessa temática acontece em virtude da demanda histórica do ensino sobre o Cerrado, que segundo estudos não dá dado o enfoque necessário à diversidade de interações que envolvem o bioma. Neste sentido, a pesquisa se configura no sentido de construir e, mais adiante, buscar compreender quais as implicações do livro paradidático ‘Elementos do Cerrado e suas relações: trilhando caminhos para uma educação ecológica complexa’ para o ensino de Ciências? Assim, referenciados pelo Pensamento Complexo, este estudo objetivou construir caminhos para uma abordagem sistêmica do bioma Cerrado no ensino de Ciências a partir da promoção de uma educação ecológica e a complexidade das questões que envolvem o bioma. Para isso verificou-se quais são as estratégias didáticas com as quais a temática do Cerrado tem sido trabalhada no Ensino Médio. Baseado nos Três Momentos Pedagógicos foi construído um livro paradidático. O paradidático foi analisado utilizando critérios previstos no Programa Nacional do Livro Didático e indicadores da Política Nacional de Educação Ambiental. Considerou-se que o livro apresenta diversas articulações com os referidos documentos normativos. A análise do paradidático levou a diversas implicações para o ensino de Ciências, dentre as quais cita-se as legais, normativas, éticas, cidadãs, temáticas e metodológicas, apontando caminhos para estudos posteriores.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Física (IF)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturaispt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROS::CIENCIASpt_BR
dc.subject.keyword2Complex ecological educationpt_BR
dc.subject.keyword2Three pedagogical momentspt_BR
dc.subject.keyword2National environmental education policypt_BR
dc.contributor.referee3Nunes, Rafael Vieira-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5048661854935501pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IF - PPGECN - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2022_Naielly Christhiny Paz Rodrigues - Prod. Educacional.pdf5.48 MBAdobe PDFVer/Abrir
DISS_2022_Naielly Christhiny Paz Rodrigues.pdf3.01 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.