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Tipo documento: Dissertação
Título: A física de colisões : uma abordagem de ensino-aprendizagem por meio do ambiente 3D Vpython
Autor(es): Paes, João Bosco Rodrigues
Orientador(a): Alves, Fabrizio Myaki
Membro da Banca: Alves, Fabrizio Myaki
Membro da Banca: Gaio, Denilton Carlos
Membro da Banca: Pereira, Rosângela Borges
Resumo : Esse trabalho teve por finalidade elaborar uma estratégia de ensino de Física para alunos do 1o ano do Ensino Médio. Nosso projeto foi desenvolvido na cidade de Cáceres-MT situada a 200 km de Cuiabá na Escola Estadual Frei Ambrósio localizada na região periférica da cidade. Este projeto foi desenvolvido através de animações computacionais, e para tanto, escolhemos a plataforma virtual denominada de Visual Python, ou simplesmente Vpython, que permite construir animações de sistemas físicos em 3D utilizando a linguagem de programação Python. Criamos um conjunto de animações referentes a Física de Colisões unidimensionais e bidimensionais, por meio das quais pudemos trabalhar com os alunos o princípio da conservação da quantidade de movimento bem como os diferentes tipos de colisões elásticas e inelásticas, além de incorporá-las ao processo de ensino e aprendizagem dos estudantes de Física do Ensino Médio. Realizamos pré-testes antecedendo a aplicação efetiva do produto educacional que possibilitaram identificar alguns conhecimentos prévios dos alunos. A execução do produto está ancorada na Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel. Podemos perceber que os resultados colhidos pelo uso das animações nas aulas de Física foram bastante satisfatórios, principalmente quanto a motivação um fator fundamental na aprendizagem dos alunos, o que nos leva a acreditar que o nosso projeto possa contribuir para a aquisição e compreensão dos conceitos físicos envolvidos, tornando-o assim um aliado apropriado para o ensino de Física no século XXI.
Resumo em lingua estrangeira: This paper aims to develop a strategy for the first grade of high school. Our project was developed in the city of Cáceres-MT located 200 km from Cuiabá in the State School “Frei Ambrosio” located in the peripheral area of the city. This project was developed through computer animation, and to do this we chose the so-called virtual platform “Visual Python”, or simply Vpython, that allows building animations of physical systems in 3D using the Python programming language. We create a set of animations relating to Physics one-dimensional and two-dimensional collisions, by which we work with students the principle of conservation of momentum as well as the different types of elastic and inelastic collisions, as well incorporating them into the teaching- learning process high school physics students. We conducted pre-tests preceding the effective implementation of the educational product that allowed us to identify some previous knowledge of students. The product performance is anchored in the Ausubel Theory of Meaningful Learning. We can see that results collected by the use of animations in Physics classes were quite satisfactory, especially as the motivation a key factor in the student learning, which lead us to believe that our project will contribute to the acquisition and understanding of the physical concepts involved, making them a suitable ally for the 21st century physics teaching physics.
Palavra-chave: Modelagem computacional
Vpython
Colisões
Aprendizagem significativa
Palavra-chave em lingua estrangeira: Computational modeling
VPython
Collisions
Meaningful learning
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUA - Araguaia
Departamento: Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) – Araguaia
Programa: Programa de Pós-Graduação Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF
Referência: PAES, João Bosco Rodrigues. A física de colisões: uma abordagem de ensino-aprendizagem por meio do ambiente 3D Vpython. 2016. 124 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário do Araguaia, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Barra do Garças, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/6103
Data defesa documento: 30-Jun-2016
Aparece na(s) coleção(ções):CUA - ICET - MNPEF - Dissertações de mestrado

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