Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/6105
Tipo documento: Dissertação
Título: Proposta de sequência didática, em consonância com a BNCC/DRC-MT, para o ensino de termodinâmica via estação meteorológica
Autor(es): Nascimento, Maria Aparecida Ribeiro Matos do
Orientador(a): Arruda, Alberto Sebastião de
Coorientador: Arruda, Paulo enrique Zanella de
Membro da Banca: Cunha, Cristiano Rocha da
Membro da Banca: Craco, Luis
Membro da Banca: Arruda, Alberto Sebastião de
Resumo : O presente trabalho buscou discutir e apresentar evidências sobre as possibilidades do uso de ferramentas tecnológicas, de forma significativa, no ensino de Física, em especial, na Termodinâmica na temática: Matéria e Energia, cuja problemática reside em compreender e interpretar, de maneira significativa as variáveis termodinâmicas enquanto processos fenomenológicos, em sistemas macroscópicos. Neste sentido esse trabalho teve como objetivo fazer uso de ferramentas tecnológicas de livre acesso e baixo custo, na construção de dois protótipos de estação meteorológica para monitorar as variáveis termodinâmicas de forma significativa, considerando o ambiente local, com e sem cobertura vegetal. Para a realização desse trabalho metodologicamente, foi necessário desenvolver uma Sequência Didática (SD), em consonância com a BNCC/DRC-MT, contendo doze aulas, em uma turma do segundo ano do Ensino Médio regular no período noturno. Por meio da aplicação dessa proposta, apesar dos inúmeros entraves, foi evidente o entusiasmo dos alunos ao manipular, analisar e interpretar, as variáveis termodinâmicas envolvidas nos dados obtidos através dos protótipos de estação meteorológica.
Resumo em lingua estrangeira: The present research paper sought to discuss and present evidences about the possibilities of using technological tools, in a significant way, in Physics teaching, particularilly in Thermodynamics in the theme: Matter and Energy, whose problem lies in understanding and interpreting, in relevant mode, the thermodynamic variables while phenomenological processes in macroscopic systems. In this sense, this work had as objective to make use of free access and low cost technological tools, in the construction of two weather station prototypes for monitoring thermodynamic variables in a meaningful way, considering the local environment, with and without vegetation cover. To carry out this work, methodologically, it was necessary to develop a Teaching Sequence (DS), in consonance with the BNCC/DRC-MT, containing twelve lessons, in a second year class of regular High School in the evening period. By means of the application of this proposal, although the many obstacles, it was evident the enthusiasm of students to manipulate, analyze and interpret, the thermodynamic variables involved in the data obtained through the prototypes weather station.
Palavra-chave: Ensino de física
Sequência didática
Termodinâmica
Estação meteorológica
BNCC/DRC - MT
Palavra-chave em lingua estrangeira: Physics teaching
Teaching sequence
Thermodynamics
Meteorological station
BNCC/DRC - MT
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Física (IF)
Programa: Programa de Pós-Graduação Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF
Referência: NASCIMENTO, Maria Aparecida Ribeiro Matos do. Proposta de sequência didática, em consonância com a BNCC/DRC-MT, para o ensino de termodinâmica via estação meteorológica. 2022. 169 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Física, Cuiabá, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/6105
Data defesa documento: 29-Jul-2022
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IF - MNPEF - Dissertações de mestrado



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.