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Tipo documento: Dissertação
Título: As representações da mulher construídas a partir da publicidade #CervejeiraSouEu da Ambev
Autor(es): Couto, Kely Cristina Mendonça
Orientador(a): Craveiro, Pâmela Saunders Uchôa
Coorientador: Araújo, Bruno Bernardo de
Membro da Banca: Craveiro, Pâmela Saunders Uchôa
Membro da Banca: Araújo, Bruno Bernardo de
Membro da Banca: Capanema, Letícia Xavier de Lemos
Membro da Banca: Ferreira, Dôuglas Aparecido
Membro da Banca: Tavares, Débora Cristina
Resumo : A objetificação feminina ocorre nos mais diferentes contextos e envolvem diversos fatores socioculturais. Marcas de diversos segmentos apresentam estereótipos de gênero e exibem discursos contendo objetificação feminina. As marcas de cerveja são grandes símbolos deste tipo de comportamento, o que não vem agradando a muitos grupos sociais e gera questionamentos. Este trabalho tem como objetivo analisar as representações construídas sobre a mulher na publicidade da Ambev, observando, também, as leituras produzidas pelos públicos nas redes sociais. Para isso, elegeu-se a campanha “Cervejeira Sou Eu”, lançada pela Ambev em março de 2021 para o dia internacional da mulher. Foram analisados comentários publicados por usuários sobre o material da campanha em questão, disponíveis no principal vídeo da campanha postado no perfil oficial da marca no Instagram. Para análise dos comentários, foi utilizado o protocolo de Richard Johnson à luz dos estudos culturais. O conteúdo e o posicionamento da marca estimularam a expressão de opiniões dos públicos mapeados na internet, porém, apesar da quantidade de interações geradas, não houve um debate conciso sobre pautas sociais e de gênero, mostrando que é urgente a formação de pensamento crítico.
Resumo em lingua estrangeira: Female objectification happens in the most different contexts and involves several sociocultural factors. Brands from several segments present gender stereotypes and exhibit discourses containing female objectification. Beer brands are great symbols of this type of behavior, which has not pleased many social groups and generates questions. This paper aims to analyze the representations built about women in Ambev's advertising, also observing the readings produced by the public on social networks. For this, i elected the "Cervejeira Sou Eu" campaign, launched by Ambev in March 2021 for the International Women's Day. Were analyzed Comments published by users on the campaign material in question, availables in the main campaign video posted on the brand's official Instagram profile. To analyze the comments Richard Johnson's protocol in the light of cultural studies was used. The content and positioning of the brand stimulated the expression of opinions of the public mapped on the Internet, however, despite the amount of interactions generated, there was not a concise debate on social and gender agendas, showing that it is urgent the formation of thinking critical.
Palavra-chave: Mulheres
Ambev
Mídia
Posicionamento de marcas
Comercial de cerveja
Palavra-chave em lingua estrangeira: Women
Ambev
Media
Brand positioning
Beer commercial
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Faculdade de Comunicação e Artes (FCA)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação
Referência: COUTO, Kely Cristina Mendonça. As representações da mulher construídas a partir da publicidade #CervejeiraSouEu da Ambev. 2022. 73 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Comunicação e Artes, Cuiabá, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/6111
Data defesa documento: 19-Dec-2022
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - FCA - PPGCOM - Dissertações de mestrado

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