Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/6116
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | BlackOut : o negro no cinema de Mato Grosso |
Autor(es): | Pinto, Maurício Rodrigues |
Orientador(a): | Capanema, Letícia Xavier de Lemos |
Membro da Banca: | Capanema, Letícia Xavier de Lemos |
Membro da Banca: | Souza, Vinicius Guedes Pereira de |
Membro da Banca: | Costa, Candida Soares da |
Resumo : | Esta pesquisa documenta e discute, pelo viés da interseccionalidade (González; Hill Collins), a presença de pessoas negras na produção cinematográfica mato-grossense financiada com incentivo público, entre 1992 e 2020, seja na atuação em frente às câmeras e/ou nos bastidores na direção e no roteiro. Para isso, realiza-se uma reflexão sobre o conceito de cinema negro com base nas discussões de Rosa Maria Berardo, Júlio César dos Santos, Jeferson De e também de Orlando Senna, bem como sobre questões de representação e representatividade, abordando os conceitos de estereótipo (Hall; Araújo), olhar opositivo (bell hooks) imagens de controle e outsider within (Hill Collins; Bueno). A partir de tais reflexões, propõe-se uma cronologia do cinema negro em Mato Grosso. Com base em procedimentos metodológicos fundamentados em análises documentais e de conteúdo (Bardin), apresenta-se um mapeamento interseccional do cinema de ficção em Mato Grosso realizado com financiamento público, do qual são destacados e analisados dois filmes considerados inscritos no conceito de cinema negro construído neste estudo. |
Resumo em lingua estrangeira: | This research documents and discusses, through the intersectionality bias (González; Hill Collins), the presence of black people in Mato Grosso film production financed with public incentives, between 1992 and 2020, either in front of the cameras and/or behind the scenes in directing and writing. For this, a reflection is carried out on the concept of black cinema based on the discussions of Rosa Maria Berardo, Júlio César dos Santos, Jeferson De and also Orlando Senna, as well as on issues of representation and representativeness, addressing the concepts of stereotype (Hall; Araújo), oppositional gaze (bell hooks) images of control and outsider within (Hill Collins; Bueno). Based on these reflections, a chronology of black cinema in Mato Grosso is proposed. Based on methodological procedures based on documentary and content analysis (Bardin), an intersectional mapping of fiction cinema in Mato Grosso carried out with public funding is presented, from which two films considered to be inscribed in the concept of black cinema constructed in this study, are highlighted and analyzed. |
Palavra-chave: | Cinema Negro Cinema mato-grossense Representação Representatividade Análise interseccional |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Black Cinema Mato Grosso cinema Representation Representativeness Intersectional analysis |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Faculdade de Comunicação e Artes (FCA) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Comunicação |
Referência: | PINTO, Maurício Rodrigues. BlackOut: o negro no cinema de Mato Grosso. 2023. 133 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Comunicação e Artes, Cuiabá, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/6116 |
Data defesa documento: | 24-May-2023 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - FCA - PPGCOM - Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2023_Mauricio Rodrigues Pinto.pdf | 28.73 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.