Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/6118
Tipo documento: Dissertação
Título: Alunos em situação de dificuldades de aprendizagem matemática : diagnóstico e encaminhamento para o laboratório de aprendizagem
Autor(es): Silva, Renata Aparecida da
Orientador(a): Darsie, Marta Maria Pontin
Membro da Banca: Trevisan, Andreia Cristina Rodrigues
Membro da Banca: Palma, Rute Cristina Domingos da
Membro da Banca: Darsie, Marta Maria Pontin
Resumo : Nesta pesquisa, apresentamos como objeto de estudo o diagnóstico e encaminhamento de alunos do 3º ano do Ensino Fundamental em situação de dificuldades de aprendizagem matemática (DAM) para o Laboratório de Aprendizagem. Procuramos investigar se o diagnóstico e o encaminhamento de alunos do 3º ano do Ensino Fundamental em situação de dificuldades de aprendizagem matemática (DAM), através de uma ficha protocolo ao Laboratório de Aprendizagem, pode contribuir com o professor articulador no desenvolvimento de práticas pedagógicas que auxiliem o aluno a superar as dificuldades que apresenta. Projetamos como objetivo desta pesquisa elaborar uma ficha diagnóstica/protocolo de encaminhamento para o Laboratório de Aprendizagem apontando as dificuldades de aprendizagem matemática e, em simultâneo, a possibilidade de a ficha contribuir na superação dessas dificuldades. As escolhas metodológicas seguiram os princípios da abordagem qualitativa de análise interpretativa. No que concerne as categorias de análise dos dados consideramos a abordagem Tradicional e a Construtivista. O contexto da pesquisa estabeleceu-se em duas escolas estaduais de Juara-MT, denominadas anonimamente Escola Girassol e Escola Lótus. Os sujeitos da pesquisa foram diretores escolar, coordenadores pedagógicos; professores regentes do 3º ano do Ensino Fundamental e professores articuladores de aprendizagem. A partir desse contexto, realizamos a elaboração e o desenvolvimento do produto técnico-tecnológico denominado Protocolo SDAM (Protocolo de diagnóstico e encaminhamento de alunos em Situação de Dificuldades de Aprendizagem Matemática), composto por: ficha SDAM, ficha de Acompanhamento das Habilidades Adquiridas (FAHA) e o Quadro de Relação de dependência entre as Habilidades, elaborado pela SEDUC-MT (2018). A finalidade do Protocolo SDAM é produzir um protocolo diagnóstico que auxilie, os professores (regente e articulador) no encaminhamento e no atendimento dos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental em situação de dificuldades/defasagens de aprendizagem matemática. A validação do Protocolo SDAM, ocorreu em três momentos específicos: Primeiro com o grupo de colaboradores da pesquisa (professor de matemática, um professor formador do CEFAPRO e um psicólogo); segundo - “Seminário de Pesquisa II” do PPGECM, cujo foco consiste na apresentação e na socialização do Produto Técnico-Tecnológico a uma Banca Avaliadora, constituída por 6 (seis) professores: 1 professor orientador; 3 (três) professores de instituição de Educação Básica; e 2 (dois) professores doutores da UFMT e terceiro momento com os professores regentes e articuladores do 3º ano do Ensino Fundamental. Após análises podemos inferir que o Protocolo SDAM, servirá como um instrumento de registro, acompanhamento e planejamento, para a superação das dificuldades de aprendizagem matemática no Laboratório de Aprendizagem. As análises da pesquisa, apontam para a necessidade da compreensão acerca das dificuldades de aprendizagem matemática, relacionadas as dificuldades pedagógicas: ensinar (professor) e aprender (aluno), das implicações pedagógicas no ensino da matemática, das teorias de aprendizagem e do diagnóstico e encaminhamento, pois, os dados nos apontam que os encaminhamentos dos alunos em situação de dificuldades de aprendizagem matemática para o Laboratório de Aprendizagem, são realizados de forma genérica. Portanto, os resultados da pesquisa abrem espaço para projeções futuras, tanto para o campo das práticas pedagógicas e formação de professores quanto para outras pesquisas que permeiam a área de ensino da matemática.
Resumo em lingua estrangeira: In this research, we present as an object of study the diagnosis and referral of students from the 3rd year of Elementary School in a situation of mathematical learning difficulties (DAM) to the Learning Laboratory. We seek to investigate whether the diagnosis and referral of students in the 3rd year of Elementary School in a situation of mathematical learning difficulties (DAM), through a protocol form to the Learning Laboratory, can contribute to the articulating teacher in the development of pedagogical practices that help the student to overcome the difficulties he presents. We designed as the objective of this research to elaborate a diagnostic form/referral protocol to the Learning Laboratory pointing out the difficulties of mathematical learning and, at the same time, the possibility of the form contributing to the overcoming of these difficulties. The methodological choices followed the principles of the qualitative approach of interpretive analysis. Regarding the categories of data analysis, we considered the Traditional and Constructivist approaches. The research context was established in two state schools in Juara-MT, anonymously named Escola Girassol and Escola Lótus. The research subjects were school directors, pedagogical coordinators; regent teachers of the 3rd year of Elementary School and learning articulating teachers. From this context, we carried out the elaboration and development of the technicaltechnological product called Protocol SDAM (Protocol for diagnosis and referral of students in Situation of Mathematical Learning Difficulties), composed of: SDAM form, Acquired Skills Monitoring form (FAHA) and the Dependency Relationship Framework between Skills, prepared by SEDUC-MT (2018). The purpose of the SDAM Protocol is to produce a diagnostic protocol that helps teachers (regent and articulator) in the referral and care of students in the 3rd year of Elementary School in situations of difficulties/lags in mathematical learning. The validation of the SDAM Protocol took place in three specific moments: First, with the group of research collaborators (mathematics teacher, a CEFAPRO training teacher and a psychologist); second - PPGECM's “Research Seminar II”, whose focus is on the presentation and socialization of the Technical-Technological Product to an Evaluation Board, made up of 6 (six) professors: 1 supervisor; 3 (three) teachers from a Basic Education institution; and 2 (two) PhD professors from UFMT and third moment with the regents and articulating professors of the 3rd year of Elementary School. After analysis, we can infer that the SDAM Protocol will serve as an instrument for recording, monitoring and planning, to overcome the difficulties of mathematical learning in the Learning Laboratory. The research analyzes point to the need to understand the difficulties of mathematical learning, related to pedagogical difficulties: teaching (teacher) and learning (student), pedagogical implications in mathematics teaching, learning theories and diagnosis and referral, therefore, the data show us that the referrals of students in situations of difficulties in mathematical learning to the Learning Laboratory are carried out in a generic way. Therefore, the research results make room for future projections, both for the field of pedagogical practices and teacher training and for other research that permeates the area of mathematics teaching.
Palavra-chave: Dificuldade de aprendizagem matemática
Diagnóstico e encaminhamento
Laboratório de aprendizagem
Professor articulador de aprendizagem
Palavra-chave em lingua estrangeira: Mathematics learning difficulty
Diagnosis and referral
Learning laboratory
Learning articulator teacher
CNPq: CNPQ::OUTROS::CIENCIAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUS - Sinop
Departamento: Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais (ICNHS) – Sinop
Programa: Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática - PPGECM
Referência: SILVA, Renata Aparecida da. Alunos em situação de dificuldades de aprendizagem matemática: diagnóstico e encaminhamento para o laboratório de aprendizagem. 2022. 207 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário de Sinop, Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais, Sinop, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/6118
Data defesa documento: 8-Abr-2022
Aparece na(s) coleção(ções):CUS - ICNHS - PPGECM - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2022_Renata Aparecida da Silva.pdf11.59 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.