Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/6121
Tipo documento: Dissertação
Título: Proposta de avaliação de desempenho para projetos de inovação desenvolvidos no SENAI Mato Grosso
Autor(es): Bernardino, Lucas Martins
Orientador(a): Souza, Paulo Augusto Ramalho de
Membro da Banca: Souza, Paulo Augusto Ramalho de
Membro da Banca: Zambra, Elisandra Marisa
Membro da Banca: Silva, Fabrizio Meller da
Resumo : Para uma instituição atingir os resultados esperados, é importante realizar um bom planejamento e gestão dos seus projetos. Desta forma, a estratégia de indicadores para a avaliação de desempenho vem se popularizando, pois refletem o nível de resultado do projeto, apoiando na construção de novas estratégias de melhoria contínua. Haja vista que os alunos no SENAI MT são estimulados a desenvolver projetos de inovação, para aperfeiçoamento das habilidades técnicas e desenvolvimento das competência socioemocionais, é apresentado neste trabalho um instrumento de apoio à instituição no que se refere à avaliação de desempenho dos projetos de inovação que estão sendo desenvolvidos, para priorizar e avaliar quais os esforços e ações necessários para viabilizar tal projeto, como também os recursos físicos, intelectuais e financeiros que devem ser investidos nos projetos que são mais prioritários para a instituição. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, por meio de coleta documental e roteiro de entrevista, com análise de conteúdo de grade fechada, pautando-se no modelo referencial de avaliação de desempenho de Sink e Tuttle e a metodologia Lean Startup. Os resultados da pesquisa apresentam um artefato delineado em sua versão final por meio do feedback de 6 entrevistados, colaboradores da instituição, sendo um instrumento de avaliação de desempenho com 27 indicadores distribuídos em 5 construtos, que apoiam o SENAI MT na tomada de decisões e em ações estratégicas, para maximizar o potencial dos projetos de inovação desenvolvidos pelos alunos, para que estes possam trazer as soluções esperadas como a resolução dos problemas industriais.
Resumo em lingua estrangeira: For an institution to achieve the expected results, it is important to carry out good planning and management of its projects. In this way, a strategy of indicators for the evaluation of performance is becoming popular, because the level of result of the new project, supporting the construction of strategies for continuous improvement. Considering that students at SENAI MT are encouraged to develop innovation, to improve technical skills and develop socio-emotional competence projects, this work presents support to the institution with regard to the evaluation of the performance of the innovation instruments that are being developed, to prioritize and evaluate which are the projects that are developed to make such a project viable, as well as the physical, intellectual and financial resources that should be used primarily in the projects for the institution. This is research with a qualitative approach, through documental collection and interview script, with closed-note content analysis, based on Sink and Tuttle's benchmark performance evaluation model and a Lean Startup methodology. The research results propose an evaluation outlined in its final version by an instrument of support of the institution, being a performance instrument with 27 indicators distributed in 5 constructs, which SENAI MT in decision-making and in strategic actions, to maximize the potential innovation of the projects developed by students, for solving the industrial problems.
Palavra-chave: Avaliação de desempenho
Modelo sink e tuttle
Lean startup
Projetos de inovação
SENAI MT
Palavra-chave em lingua estrangeira: Performance evaluation
Sink e tuttle model
Lean Startup
Innovation projects
SENAI MT
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (FACC)
Programa: Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação Tecnológica - PROFNIT
Referência: BERNARDINO, Lucas Martins. Proposta de avaliação de desempenho para projetos de inovação desenvolvidos no SENAI Mato Grosso. 2022. 135 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação – PROFNIT) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Cuiabá, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/6121
Data defesa documento: 30-Mai-2022
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - FACC - PROFNIT - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2022_Lucas Martins Bernardino.pdf17.61 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.