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http://ri.ufmt.br/handle/1/6157
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Qualidade de vida e estresse ocupacional de professores durante pandemia da covid-19 |
Autor(es): | Miranda, Rogério Mariano de |
Orientador(a): | Araújo, Silvia Ribeiro Santos |
Membro da Banca: | Araújo, Silvia Ribeiro Santos |
Membro da Banca: | Cunha, Gisela Arsa da |
Membro da Banca: | Pereira, Beatriz Magalhães |
Resumo : | A relação saúde, qualidade de vida e trabalho vêm sendo abordada nas últimas décadas por diferentes áreas do conhecimento científico e são temas de extrema relevância tanto para os indivíduos como para a sociedade. A categoria docente vem chamando atenção nos últimos anos para um número elevado de problemas de saúde e consequente absenteísmo, associados ao exercício da profissão. Problemas de ordem mental e psicológica, ergonômicos e relacionados ao estilo de vida são frequentemente relatados em estudos sobre a categoria. Chama atenção nos últimos anos uma elevada prevalência de problemas relacionados a saúde mental desses profissionais, onde o estresse torna-se relevante. Somando-se a esse cenário, a pandemia da COVID-19 assolou os países no final de 2019 e 2020 e as medidas para tentar mitigar a disseminação do vírus impactaram diretamente nos processos de trabalho do professor, forçando a uma rápida adaptação ao teletrabalho ou trabalho remoto. Essa conjuntura pode impactar na qualidade de vida do professor e piorar os níveis de estresse ocupacional. Objetivo: Analisar a qualidade de vida e o estresse ocupacional de professores da Rede Pública Municipal de Cuiabá no período de trabalho remoto imposto pela pandemia da COVID-19. Materiais e métodos: Foi realizado um estudo descritivo com professores da rede municipal de ensino de Cuiabá/MT. Os dados foram obtidos por meio de questionários autoaplicáveis, utilizando a ferramenta Google Forms®, contendo questões referentes aos dados sócio- demográficos, de trabalho, qualidade de vida e estresse ocupacional. Resultados: Responderam os questionários 113 professores da rede municipal de ensino de Cuiabá com predomínio de idade acima de 40 anos (65,49%; n=74). Destaca-se predominância de participantes do sexo feminino (86,73%; n=98), casado(a)/vivendo com outras pessoas (61,06%; n=69) e com escolaridade no nível de pós-graduação (especialização) (79,65%; n=90). Em relação às características de trabalho, (49,56%; n=56) trabalhavam entre 31 a 40 horas semanais. A Qualidade de Vida Geral inferida pelos professores foi de (62,98). Em relação aos domínios da qualidade de vida, o “Psicológico” teve melhor avaliação (68,62), seguido do “Físico” (67,56) e das "Relações sociais” (60,25), enquanto o "Meio ambiente" obteve menor pontuação (56,64). Em relação ao estresse ocupacional, observou-se que (53%; n=60) dos professores relataram o seu trabalho como baixa demanda, (61%; n=69) baixo controle e (51%; n=57) relataram baixo apoio. Quanto aos quadrantes de demanda controle, classificaram o seu trabalho como de alto desgaste (35%; n=40) e (27%; n=31) como baixo desgaste. Entretanto vale considerar que (26%; n=29) classificaram como trabalho passivo e em menor quantidade como ativo (12%; n=13). Conclusão: A categoria docente historicamente vem sofrendo com problemas de saúde devidos às condições e características do trabalho. Apesar das mudanças sociais e no trabalho provocadas pela pandemia da COVID-19, a amostra de professores pesquisada demostrou bons níveis de Qualidade de Vida mesmo apresentando número elevado de estressores psicossociais relacionados ao trabalho. |
Resumo em lingua estrangeira: | The relationship between health, quality of life and work has been addressed in recent decades by different areas of scientific knowledge and are topics of extreme relevance for both individuals and society. The teaching category has been drawing attention in recent years to a high number of health problems and consequent absenteeism associated with the exercise of the profession. Mental and psychological, ergonomic and lifestyle-related problems are frequently reported in studies of the category. A high prevalence of problems related to the mental health of these professionals has drawn attention in recent years, where stress becomes relevant. Adding to this scenario, the COVID-19 pandemic hit countries in late 2019 and 2020 and the measures to try to mitigate the spread of the virus directly impacted the teacher's work processes, forcing a quick adaptation to telework or work remote. This situation can impact the teacher's quality of life and worsen occupational stress levels. Objective: To analyze the quality of life and occupational stress of teachers in the Municipal Public Network of Cuiabá during the period of remote work imposed by the COVID-19 pandemic. Materials and methods: A descriptive study was carried out with teachers from the municipal school system in Cuiabá/MT. Data were obtained through self-administered questionnaires, using the Google Forms® tool, containing questions related to socio-demographic, work, quality of life and occupational stress data. Results: 113 teachers from the municipal school system in Cuiabá answered the questionnaires, predominantly aged over 40 years (65.49%; n=74). There is a predominance of female participants (86.73%; n=98), married/living with other people (61.06%; n=69) and with postgraduate education (specialization) (79.65%; n=90). Regarding work characteristics, (49.56%; n=56) worked between 31 and 40 hours a week. The General Quality of Life inferred by the teachers was (62.98). Regarding the domains of quality of life, "Psychological" had the best evaluation (68.62), followed by "Physical" (67.56) and "Social relations" (60.25), while "Environment" obtained the lowest score (56.64) Regarding occupational stress, it was observed that (53%; n=60) of the teachers reported their work as low demand, (61%; n=69) and low control (51 %; n=57) reported low support. As for the demand-control quadrants, they classified their work as high strain (35%; n=40) and (27%; n=31) as low strain. However, it is worth considering that (26%; n=29) classified it as passive work and to a lesser extent as active (12%; n=13) Conclusion: The teaching category has historically suffered from health problems due to the conditions and characteristics of work, despite the changes social and work caused by the COVID-19 pandemic, the sample of teachers surveyed showed good levels of Quality of Life even with a high number of work-related psychosocial stressors. |
Palavra-chave: | Docente Estresse ocupacional Qualidade de vida COVID-19 |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Teacher Occupational stress Quality of life COVID-19 |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Faculdade de Educação Física (FEF) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação Física |
Referência: | MIRANDA, Rogério Mariano de. Qualidade de vida e estresse ocupacional de professores durante pandemia da covid-19. 2021. 68 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Educação Física, Cuiabá, 2021. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/6157 |
Data defesa documento: | 8-Nov-2021 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC – FEF – PPGEF – Dissertações de mestrado |
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