Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/6170
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCícero, Rafael Sebastião-
dc.date.accessioned2024-10-24T15:29:29Z-
dc.date.available2022-06-07-
dc.date.available2024-10-24T15:29:29Z-
dc.date.issued2022-03-10-
dc.identifier.citationCÍCERO, Rafael Sebastião. Uma sequência didática com uma peça de teatro para a abordagem da discussão entre as teorias geocêntricas e heliocêntricas. 2022. 118 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Física, Cuiabá, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/6170-
dc.description.abstractTeaching and learning the dynamics of the functioning of natural phenomena most of the time requires the use of a language basically based on mathematical tools, especially at the high school level, where teachers in this teaching phase must make use of didactic-pedagogical tools that can enhance the entire teaching-learning process. Through the educational product, students and teachers have a Didactic- Pedagogical tool to understand the historical context of the development (and the debate) of the cosmological models of the solar system, which are of great relevance for the teaching and learning of the contents inherent to Universal Gravitation ,especially with regard to the historical part of the referred subject. The present work aims to develop a Potentially Significant Teaching Unit, UEPS, containing a Didactic- Pedagogical apparatus in the form of a theatrical play so that teachers of the first year of high school can explore the debate that took place between Geocentric and Heliocentric theories.thus enabling a significant understanding of both theories. The application of the aforementioned UEPS led, in general, to an increase in students' knowledge of the Solar System and the evolution of different views of the Universe over time. The didactic sequence is constituted as a didactic-pedagogical tool with great potential for significant learning.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Simone Gomes (simonecgsouza@gmail.com) on 2023-10-11T20:05:06Z No. of bitstreams: 2 DISS_2022_Rafael Sebastião Cícero - Prod. Educacional.pdf: 1298696 bytes, checksum: a253e10cb6bef04130b51da70922662f (MD5) DISS_2022_Rafael Sebastião Cícero (1).pdf: 2943679 bytes, checksum: 591003a2f279239f1c7dceab3504a88d (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2024-10-24T15:29:29Z (GMT) No. of bitstreams: 2 DISS_2022_Rafael Sebastião Cícero - Prod. Educacional.pdf: 1298696 bytes, checksum: a253e10cb6bef04130b51da70922662f (MD5) DISS_2022_Rafael Sebastião Cícero (1).pdf: 2943679 bytes, checksum: 591003a2f279239f1c7dceab3504a88d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-10-24T15:29:29Z (GMT). No. of bitstreams: 2 DISS_2022_Rafael Sebastião Cícero - Prod. Educacional.pdf: 1298696 bytes, checksum: a253e10cb6bef04130b51da70922662f (MD5) DISS_2022_Rafael Sebastião Cícero (1).pdf: 2943679 bytes, checksum: 591003a2f279239f1c7dceab3504a88d (MD5) Previous issue date: 2022-03-10en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleUma sequência didática com uma peça de teatro para a abordagem da discussão entre as teorias geocêntricas e heliocêntricaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordSequência didáticapt_BR
dc.subject.keywordAprendizagem significativapt_BR
dc.subject.keywordTeoria geocêntricapt_BR
dc.subject.keywordTeoria heliocêntricapt_BR
dc.contributor.advisor1Rocha, Patrick Siqueira da-
dc.contributor.advisor-co1Silva, Elvis Lira da-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5079537490443444pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8722695135641757pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Elvis Lira da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5079537490443444pt_BR
dc.contributor.referee2Gaio, Denilton Carlos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8132654148436579pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0236082174364266pt_BR
dc.description.resumoEnsinar e aprender a dinâmica dos fenômenos da natureza, na maioria das vezes, tem sido realizada por uma linguagem pautada basicamente em ferramentas matemáticas, especialmente em nível médio, quando os docentes desta fase de ensino deveriam fazer uso de ferramentas didático-pedagógicas que possam potencializar todo o processo de ensino-aprendizagem. Por meio do produto educacional desenvolvido neste trabalho, alunos e professores têm uma ferramenta Didático-Pedagógica para compreender o contexto histórico do desenvolvimento (e do debate) dos modelos cosmológicos do sistema solar, que são de grande relevância para o ensino- aprendizagem dos conteúdos inerentes ao entendimento da Teoria da Gravitação Universal Newtoniana, principalmente no que tange a parte histórica do referido assunto. O presente trabalho teve por objetivo o desenvolvimento de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa, UEPS, contendo um aparato Didático- Pedagógico em forma de peça teatral para que os professores do primeiro ano do ensino médio possam explorar, por meio dos debates, as teorias Geocêntricas e Heliocêntricas, possibilitando assim a compreensão, de maneira significativa, das teorias. A aplicação da referida UEPS levou, de uma maneira geral, a um aumento no conhecimento dos estudantes em relação ao Sistema Solar e em relação à evolução das diferentes visões do Universo ao longo do tempo. A sequência didática se constitui como um ferramental didático-pedagógico com grande potencialidade de aprendizagem significativa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Física (IF)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEFpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.subject.keyword2Following teachingpt_BR
dc.subject.keyword2Meaningful learningpt_BR
dc.subject.keyword2Geocentric theoriept_BR
dc.subject.keyword2Heliocentric theoriept_BR
dc.contributor.referee3Coelho, João de Vasconcellos-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9004514175040444pt_BR
dc.contributor.referee4Silva, Marcelo Luiz da-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/0592809012833356pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IF - MNPEF - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2022_Rafael Sebastião Cícero - Prod. Educacional.pdf1.27 MBAdobe PDFVer/Abrir
DISS_2022_Rafael Sebastião Cícero (1).pdf2.87 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.