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Tipo documento: Dissertação
Título: Uma sequência didática com uma peça de teatro para a abordagem da discussão entre as teorias geocêntricas e heliocêntricas
Autor(es): Cícero, Rafael Sebastião
Orientador(a): Rocha, Patrick Siqueira da
Coorientador: Silva, Elvis Lira da
Membro da Banca: Silva, Elvis Lira da
Membro da Banca: Gaio, Denilton Carlos
Membro da Banca: Coelho, João de Vasconcellos
Membro da Banca: Silva, Marcelo Luiz da
Resumo : Ensinar e aprender a dinâmica dos fenômenos da natureza, na maioria das vezes, tem sido realizada por uma linguagem pautada basicamente em ferramentas matemáticas, especialmente em nível médio, quando os docentes desta fase de ensino deveriam fazer uso de ferramentas didático-pedagógicas que possam potencializar todo o processo de ensino-aprendizagem. Por meio do produto educacional desenvolvido neste trabalho, alunos e professores têm uma ferramenta Didático-Pedagógica para compreender o contexto histórico do desenvolvimento (e do debate) dos modelos cosmológicos do sistema solar, que são de grande relevância para o ensino- aprendizagem dos conteúdos inerentes ao entendimento da Teoria da Gravitação Universal Newtoniana, principalmente no que tange a parte histórica do referido assunto. O presente trabalho teve por objetivo o desenvolvimento de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa, UEPS, contendo um aparato Didático- Pedagógico em forma de peça teatral para que os professores do primeiro ano do ensino médio possam explorar, por meio dos debates, as teorias Geocêntricas e Heliocêntricas, possibilitando assim a compreensão, de maneira significativa, das teorias. A aplicação da referida UEPS levou, de uma maneira geral, a um aumento no conhecimento dos estudantes em relação ao Sistema Solar e em relação à evolução das diferentes visões do Universo ao longo do tempo. A sequência didática se constitui como um ferramental didático-pedagógico com grande potencialidade de aprendizagem significativa.
Resumo em lingua estrangeira: Teaching and learning the dynamics of the functioning of natural phenomena most of the time requires the use of a language basically based on mathematical tools, especially at the high school level, where teachers in this teaching phase must make use of didactic-pedagogical tools that can enhance the entire teaching-learning process. Through the educational product, students and teachers have a Didactic- Pedagogical tool to understand the historical context of the development (and the debate) of the cosmological models of the solar system, which are of great relevance for the teaching and learning of the contents inherent to Universal Gravitation ,especially with regard to the historical part of the referred subject. The present work aims to develop a Potentially Significant Teaching Unit, UEPS, containing a Didactic- Pedagogical apparatus in the form of a theatrical play so that teachers of the first year of high school can explore the debate that took place between Geocentric and Heliocentric theories.thus enabling a significant understanding of both theories. The application of the aforementioned UEPS led, in general, to an increase in students' knowledge of the Solar System and the evolution of different views of the Universe over time. The didactic sequence is constituted as a didactic-pedagogical tool with great potential for significant learning.
Palavra-chave: Sequência didática
Aprendizagem significativa
Teoria geocêntrica
Teoria heliocêntrica
Palavra-chave em lingua estrangeira: Following teaching
Meaningful learning
Geocentric theorie
Heliocentric theorie
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Física (IF)
Programa: Programa de Pós-Graduação Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF
Referência: CÍCERO, Rafael Sebastião. Uma sequência didática com uma peça de teatro para a abordagem da discussão entre as teorias geocêntricas e heliocêntricas. 2022. 118 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Física, Cuiabá, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/6170
Data defesa documento: 10-Mar-2022
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IF - MNPEF - Dissertações de mestrado

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