Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/6172
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Aparato experimental para o ensino da conservação da energia mecânica |
Autor(es): | Garcia, Ronivaldo Rodrigues |
Orientador(a): | Solorzano, Pablo Edilberto Munayco |
Membro da Banca: | Solorzano, Pablo Edilberto Munayco |
Membro da Banca: | Sánchez Tasayco, Carlos Manuel |
Membro da Banca: | Vidal, Lúcio Ângelo |
Membro da Banca: | Maionchi, Daniela de Oliveira |
Membro da Banca: | Novais, Jonathan Willian Zangeski |
Resumo : | O ensino de Física na Educação Básica e no Ensino Superior enfrentam muitos desafios. Facilitar o processo de ensino e aprendizagem de forma que os discentes atinjam uma aprendizagem significativa é o desafio dos docentes em todos os níveis. Diante disso, a construção desta Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) tem como objetivo despertar o interesse em relação ao estudo do conteúdo sobre conservação de energia mecânica no Ensino Médio. Para isso, além de uma sequência didática foi construído um aparato experimental de baixo custo, que possibilitou aos discentes realizarem experiências em sala de aula. O produto educacional possui uma sequência com dez aulas, sendo que nessas há o uso do simulador PHET, pista de skate, que serviu como organizador prévio, além de quatro listas de atividades. A UEPS foi baseada dentro da teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel e Marco Antônio Moreira. A aplicação ocorreu com três turmas do primeiro ano do Ensino Médio da Escola Estadual Juarez Rodrigues dos Anjos no município de Cuiabá, em Mato Grosso. Os resultados obtidos com a turma teste (TT), após a aplicação apresentam indícios de aprendizagem significativa. Analisando quantitativamente o total de questões respondidas corretamente no pré-teste e no pós-teste respectivamente, de um total de 60 questões. A turma teste (TT) passou de um índice percentual de 37% para 72% em relação as questões corretas, enquanto, a turma controle (TC) passou de 37% para 52%. Os resultados qualitativos da turma teste (TT), também foram melhores se comparados com a turma controle (TC). |
Resumo em lingua estrangeira: | The teaching of physics in basic education and higher education faces many challenges. Facilitating the teaching-learning process so that students achieve meaningful learning is the challenge for teachers at all levels. Therefore, the construction of this potentially significant teaching unit aims to arouse interest in the study of content on conservation of mechanical energy in high school. For this, in addition to a didactic sequence, a low-cost experimental apparatus was built, which enabled students to carry out experiments in the classroom. The educational product has a sequence with ten lessons, in which there is the use of the skate park PHET simulator that served as a previous organizer, in addition to four lists of activities. The potentially meaningful teaching unit was based on the theory of meaningful learning by David Ausubel and Marco Antônio Moreira. The application took place with three groups of the first year of high school at the Juarez Rodrigues dos Anjos State School in the municipality of Cuiabá in Mato Grosso. The results obtained with the test class (TT) after the application show signs of significant learning. Quantitatively analyzing the total number of questions answered correctly in the pre-test and post-test respectively, out of a total of 60 questions. The test group (TT) went from a percentage rate of 37% to 72% in relation to the correct questions, while the control group (TC) went from 37% to 52%. The qualitative results of the test group (TT) were also better compared to the control group (TC). |
Palavra-chave: | Conservação da energia mecânica Aparato experimental Simuladores Aprendizagem significativa |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Conservation of mechanical energy Experimental apparatus Simulators Meaningful learning |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Física (IF) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF |
Referência: | GARCIA, Ronivaldo Rodrigues. Aparato experimental para o ensino da conservação da energia mecânica. 2022. 104 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Física, Cuiabá, 2022. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/6172 |
Data defesa documento: | 7-Jun-2022 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IF - MNPEF - Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2022_Ronivaldo Rodrigues Garcia - Prod. Educacional.pdf | 1.04 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir | |
DISS_2022_Ronivaldo Rodrigues Garcia.pdf | 3.08 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.