Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/6174
Tipo documento: Dissertação
Título: Construção de capacitores e medida da capacitância
Autor(es): Silva, Ildo Felipe da
Orientador(a): Craco, Luis
Membro da Banca: Craco, Luis
Membro da Banca: Bonfim, André Correia Risério do
Membro da Banca: Novais, Jonathan Willian Zangeski
Resumo : Diante dos problemas que o mundo inteiro vem passando em decorrência da pandemia, a aprendizagem no Brasil teve retrocesso no sentido de aprendizagem presencial nas escolas, com isso, as aulas presenciais ficaram prejudicadas afastando os alunos das práticas experimentais. Um estudo experimental é fundamental na compreensão de determinados fenômenos físicos, como, por exemplo, o funcionamento de um capacitor. Um capacitor é um dispositivo elétrico que evoluiu ao longo dos tempos, trazendo para a humanidade melhorias nos circuitos elétricos de diversos equipamentos que fazem parte do cotidiano das pessoas. O objetivo deste trabalho é introduzir uma prática experimental voltada para alunos da 3ª série do ensino médio, na compreensão das propriedades físicas de capacitores. Partindo de um acontecimento histórico, ocorrido a quase trezentos anos e contextualizando com a realidade em que vivemos hoje, esse trabalho traz uma perspectiva de que as aulas de física podem ser mais bem sucedidas quando são colocadas de forma simples um fenômeno físico e contextualizando com a realidade do aluno. O conceito de armazenar é algo que pode estar presente no cotidiano das pessoas, nos passa a ideia de guardar algo que possa ser usado posteriormente em algum momento. Com esse propósito, usando o conceito de “armazenar” o trabalho foi desenvolvido direcionando-o para o armazenamento de cargas elétricas nas placas do capacitor. Esse conceito foi fundamental para o entendimento sobre o assunto e, contribuindo para atingir o objetivo de ensinar sobre capacitância. Este modelo de trabalho além de proporcionar ao aluno uma melhor compreensão dos fenômenos físicos, visa recuperar a lacuna deixada pela pandemia na aprendizagem. Entender sobre alguns fenômenos associados ao capacitor ajuda na compreensão de diversos outros fenômenos, como campo elétrico, tensão entre outros. Nesse sentido, as aulas experimentais deste trabalho têm como principal característica, melhorar o entendimento sobre os conceitos físicos associados ao capacitor e motivar os alunos a participar das aulas de física. A interação com a prática experimental e a troca de informações que ocorre no cotidiano, enriquece as aulas de física ampliando o conhecimento dos alunos.
Resumo em lingua estrangeira: The aim of this work is to demonstrate that using experimental classes considerably improves the student's way of learning. Starting from an historical event, which took place almost three hundred years ago and contextualizing it with today's reality, this work brings the perspective that teaching physics can be more successful if one introduces a physical concept in a simple way, contextualizing it with the student's reality. To do so we base our strategy using Ausbel's theory of significant learning, i.e., starting from what the student already knows. For this purpose, our work was implemented taking into account the concept of "storage", with the aim of teaching capacitance and capacitors. Due to the world's pandemic problem, learning has retreated in the sense of direct exchange between students and teachers in schools. With this, face-to-face classes were hampered, keeping students mostly away from experimental practices. Our work, in addition to providing to the students a better understanding of a physical phenomenon, aims to close the gap left during the pandemic period. Using materials of low cost that can be found easily, we show that it is possible to build up strategies to more easily deliver new knowledge to the students. As discussed here, understanding about the physical properties of parallel plate capacitors has helped the students to understand various other phenomena, such as electric field, voltage, among others. On general grounds, the most relevant aspect of an experimental class is to improve student's motivation, making them more creative and participative. To summarize, the direct interaction with the experimental practice and the exchange of information that occurs in everyday life is expected to improve the understanding of non-trivial physical concepts and theories.
Palavra-chave: Experimento
Capacitância
Capacitor
Potencial elétrico
Palavra-chave em lingua estrangeira: Experiment
Capacitance
Capacitor
Electric potential
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Física (IF)
Programa: Programa de Pós-Graduação Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF
Referência: SILVA, Ildo Felipe da. Construção de capacitores e medida da capacitância. 2023. 97 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Física, Cuiabá, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/6174
Data defesa documento: 26-Apr-2023
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IF - MNPEF - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2023_Ildo Felipe da Silva - Prod. Educacional.pdf974.79 kBAdobe PDFVer/Abrir
DISS_2023_Ildo Felipe da Silva.pdf11.8 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.