Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/6177
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Espectro de raias dos elementos químicos : uma sugestão de aplicação para o ensino médio |
Autor(es): | Delfino, Franco Vinícius |
Orientador(a): | Sousa, Adellane Araújo |
Membro da Banca: | Sousa, Adellane Araujo |
Membro da Banca: | Alves, Fabrizio Myaki |
Membro da Banca: | Silva, Elvis Lira da |
Resumo : | No transcorrer de toda a práxis relativa ao ensino de Física, é perceptível o interesse dos estudantes sobre assuntos cuja temática versa sobre a Física Moderna e Contemporânea: modelos atômicos, quantização, natureza da luz, fenômenos luminosos, composição química de planetas, estrelas, cometas e afins, além de identificação de amostras de substâncias. Muitos destes fenômenos têm explicações e conceituações científicas que podem fugir ao nível em que o estudante se encontra, ou mesmo podendo os conteúdos relacionados a estes eventos/fenômenos não versarem no projeto pedagógico do curso em que se encontram inseridos. Destarte, pensando numa abordagem que possa minimamente contemplar a temática citada, num cenário de Ensino Médio, bem como esclarece ainda a BNCC de 2018, este trabalho versa sobre o efeito espectroscópico observado a partir de diferentes fontes luminosas em cuja composição/construção acrescenta-se algum elemento químico (mais especificamente o sódio e o mercúrio), de tal maneira que, através da observação do espectro de raias dos mesmos, possam ser encontrados padrões de comparação e identificação de componentes. |
Resumo em lingua estrangeira: | In the course of all the praxis related to the teaching of Physics, the students' interest in subjects whose theme deals with Modern and Contemporary Physics is perceptible: atomic models, quantization, nature of light, luminous phenomena, chemical composition of planets, stars, comets and the like, in addition to the identification of samples of substances. Many of these phenomena have scientific explanations and concepts that may differ from the student's level or even the contents related to these events/phenomena may not be part of the pedagogical project of the course in which they are inserted. Thus, thinking of an approach that can minimally contemplate the aforementioned theme, in a High School scenario, as well as clarifying the 2018 BNCC, this work deals with the spectroscopic effect observed from different light sources in whose composition/construction is added some chemical element (more specifically sodium and mercury), in such a way that, through the observation of their streak spectrum, patterns of comparison and identification of components can be found. |
Palavra-chave: | Ensino de física Física moderna Modelos atômicos Espectroscopia |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Physics teaching Modern physics Atomic models Spectroscopy |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUA - Araguaia |
Departamento: | Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) – Araguaia |
Programa: | Programa de Pós-Graduação Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF |
Referência: | DELFINO, Franco Vinícius. Espectro de raias dos elementos químicos: uma sugestão de aplicação para o ensino médio. 2023. 95 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário do Araguaia, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Barra do Garças, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/6177 |
Data defesa documento: | 19-May-2023 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUA - ICET - MNPEF - Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2023_Franco Vinícius Delfino - Prod. Educacional.pdf | 1.12 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir | |
DISS_2023_Franco Vinícius Delfino.pdf | 2.81 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.