Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/6178
Tipo documento: Dissertação
Título: Poemas e problemas : a poesia como elemento integrador entre língua materna e matemática
Autor(es): Silva, Shirlei Alexandra da
Orientador(a): Azevedo, Elizabeth Quirino de
Membro da Banca: Azevedo, Elizabeth Quirino de
Membro da Banca: Trevisan, Andreia Cristina Rodrigues
Membro da Banca: Walker, Marli Terezinha
Resumo : Esta dissertação apresenta a trajetória teórico-metodológica da pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática (PPGECM),da UFMT – Campus Universitário de Sinop. Tem como tema a relação entre Língua Materna, Poesia e Matemática nas práticas pedagógicas do ensino de Matemática e Língua Materna. É uma pesquisa qualiquantitativa, sendo utilizado o procedimento de pesquisa-ação. O objetivoprincipal desse estudo é: Investigar como a poesia e a resolução de problemas podem se tornar elementos integradores nas práticas interdisciplinares de Língua Materna e Matemática. Dessa forma, buscamos responder à seguinte problematização: Como unir Língua Materna, Poesia, Matemática e Resolução de Problemas em um produto educacional que auxilie os professores do Ensino Fundamental em suas práticas pedagógicas? Discorreremos nossa pesquisa fundamentando-nos em autores que abordam temas ligados ao nosso. Como resultado desse estudo, apresentamos o Produto Educacional (PE) criado para professores e alunos do Ensino Fundamental, o qual é composto por dois elementos: 1- Livro de Literatura Interdisciplinar “Poeminhas para contar” e 2- Material de Apoio ao Professor “Poeminhas para contar: Resolução de Problemas na perspectiva da Língua Portuguesa e da Matemática”. No presente estudo, procuramos apresentar a importância do entrelaçamento entre a Matemática e a Língua Materna por meio de uma proposta de PE que busca unir de forma interdisciplinar essas duas formas de linguagens, visando assim resgatar a impregnação mútua e complementaridade de uma com a outra.
Resumo em lingua estrangeira: This dissertation presents the theoretical-methodological trajectory of the research developedin the Postgraduate Program in Teaching Natural Sciences and Mathematics (PPGECM), at UFMT – University Campus of Sinop. Its theme is the relationship between Mother Tongue,Poetry and Mathematics in the pedagogical practices of teaching Mathematics and MotherTongue. It is a qualitative-quantitative research, using the action research procedure. Themain objective of this study is: To investigate how poetry and problem solving can becomeintegrating elements in interdisciplinary practices of Mother Tongue and Mathematics. In thisway, we seek to answer the following questioning: How to unite Mother Tongue, Poetry,Mathematics and Problem Solving in an educational product that helps elementary schoolteachers in their pedagogical practices? We will discuss our research based on authors whoapproach themes related to ours. As a result of this study, we present the Educational Product(EP) created for elementary school teachers and students, which is composed of two elements:1- Interdisciplinary Literature Book “Poeminhas para conta” and 2- Teacher Support Material“Poeminhas para conta” to count: Problem Solving from the perspective of PortugueseLanguage and Mathematics”. In the present study, we seek to present the importance of theintertwining between Mathematics and Mother Tongue through an EP proposal that seeks tounite these two forms of languages in an interdisciplinary way, thus aiming to rescue themutual impregnation and complementarity of one with the other.
Palavra-chave: Língua materna
Matemática
Poesia
Produto educacional
Resolução de problemas
Palavra-chave em lingua estrangeira: Mother tongue
Math
Poetry
Educational product
Problem solving
CNPq: CNPQ::OUTROS::CIENCIAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUS - Sinop
Departamento: Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais (ICNHS) – Sinop
Programa: Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática - PPGECM
Referência: SILVA, Shirlei Alexandra da. Poemas e problemas: a poesia como elemento integrador entre língua materna e matemática. 2022. 230 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário de Sinop, Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais, Sinop, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/6178
Data defesa documento: 4-Jul-2022
Aparece na(s) coleção(ções):CUS - ICNHS - PPGECM - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2022_Shirlei Alexandra da Silva.pdf28.28 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.