Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/6181
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Contribuições de projetos formativos desenvolvidos no Projeto Sala de Educador ao ensino de ciências do 1° e 2° ciclos |
Autor(es): | Ribeiro, Josiani Leitner |
Orientador(a): | Kapitango-a-Samba, Kilwangy Kya |
Membro da Banca: | Kapitango-a-Samba, Kilwangy Kya |
Membro da Banca: | Rinaldi, Carlos |
Membro da Banca: | Souto, Daise Lago Pereira |
Membro da Banca: | Costa, Irene de Souza |
Resumo : | Neste trabalho, o tema de pesquisa foi as contribuições dos projetos formativos desenvolvidos via Sala de Educador para o Ensino de Ciências do 1º e 2º ciclos, nas escolas estaduais de Tangará da Serra - Mato Grosso. Metodologicamente, utilizamos a análise bibliográfica, análise documental que compreendeu quatro anos, de 2010 a 2013; e, finalmente, a pesquisa de campo, com uso da técnica de entrevista semiestruturada, aplicada a 34 professores que atuam nas fases que compõem o 1º ciclo até a 2ª fase do 2º ciclo, de 10 escolas pesquisadas. Para análise de dados qualitativos foi aplicada a técnica de análise de conteúdo por categorização e descrição de frequência. O objetivo principal foi pesquisar como se configuram os temas de Ensino de Ciências em ações de formação continuada de professores desenvolvidos no Projeto Sala de Educador verificando se houve contribuições que provocaram mudanças significativas na prática pedagógica no ensino de ciências. Para tal ação, foi elaborado um produto educacional desenvolvido através de uma: Oficina de Formação Continuada em Ensino de Ciências para professores do 1º e 2º ciclos, com carga horária de 50 horas. Com a análise dos dados, inferiu-se que o produto educacional contribuiu com os professores, através da formação continuada, desenvolverem de modo significativo seu fazer pedagógico junto aos alunos. Em síntese, os dados mostraram que um dos caminhos possíveis para implementar o ensino de ciências na escola é utilizar a abordagem investigativa e oferecer atividades significativas aos alunos. |
Resumo em lingua estrangeira: | In this work, the subject of research was the contributions of training projects developed via Educator room for the Science Education 1st and 2nd cycles, the state schools in Tangará da Serra – Mato Grosso. Methodologically, we use the literature review, document analysis that included four years from 2010 to 2013; and finally, the field research, using semi-structured interview technique, applied to 34 teachers who work in the phases that make up the 1st cycle to the 2nd stage of the 2nd cycle of the 10 schools surveyed. For qualitative data analysis was applied to content analysis technique categorization and description of frequency. The main aim was to investigate how to configure the subjects of science teaching in continuing education activities of teachers developed the Educator room checking if there were contributions that caused significant changes in teaching practice in science teaching. For this action, an educational product developed was developed through: Continuing Training Workshop in Science Teaching for 1st and 2nd cycles of teachers, with a workload of 50 hours. With the data analysis, it was inferred that the educational product contributed the teachers through continuing education, develop significantly their pedagogical with the students. In summary, the data showed that one of the possible ways to implement the teaching of science in schools is to use the investigative approach and provide meaningful activities for students. |
Palavra-chave: | Formação continuada em serviço Projeto Sala de Educador Ensino de ciências no 1° e 2° ciclos |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Continuing in-service training Educator Room Design Science teaching in the 1st and 2nd cycles |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Física (IF) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais |
Referência: | RIBEIRO, Josiani Leitner. Contribuições de projetos formativos desenvolvidos no Projeto Sala de Educador ao ensino de ciências do 1° e 2° ciclos. 2016. 171 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Física, Cuiabá, 2016. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/6181 |
Data defesa documento: | 1-Jul-2016 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IF - PPGECN - Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2016_Josiani Leitner Ribeiro.pdf | 1.5 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.