Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/6183
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | A resolução de problemas como proposta de ensino e aprendizagem de conceitos matemáticos de probabilidade |
Autor(es): | Rodrigues, Adriéli Aparecida |
Orientador(a): | Azevedo, Elizabeth Quirino de |
Membro da Banca: | Santana, Geslane Figueiredo da Silva |
Membro da Banca: | Azevedo, Elizabeth Quirino de |
Membro da Banca: | Koga, Miguel Tadayuki |
Resumo : | O presente trabalho apresenta a trajetória teórico-metodológica do Projeto de Pesquisa e do Produto Educacional desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática (PPGECM), da UFMT – Campus Universitário de Sinop/MT. Apresentamos como objeto de estudo investigar como a Metodologia de EnsinoAprendizagem-Avaliação através da Resolução de Problemas contribui no processo de ensino e aprendizagem dos conceitos matemáticos, com a utilização de uma Sequência de Problemas direcionada a temática de Probabilidade, com o embasamento teórico pautado nas pesquisas elaboradas e defendidas pelo GTERP, que adota a Resolução de Problemas como uma metodologia de ensino-aprendizagem-avaliação, seguindo as dez etapas para a organização do trabalho em sala de aula, conforme apresentadas por Allevato e Onuchic (2021). Foram selecionados quatro problemas, que denominamos problemas geradores, pois atuaram como ponto de partida para a construção de novos conceitos e conteúdos matemáticos. Utilizamos como metodologia de pesquisa a abordagem qualitativa, pautada nas referências de Bodgan e Biklen (1994), Borba; Almeida e Gracias (2019) e Lüdke e André (2013). A coleta de dados para análise foi obtida por meio da observação dos alunos em sala de aula e resoluções escritas dos problemas propostos, ambos advindos de uma sequência de quatro problemas geradores de conteúdo e quatro listas de atividades complementares desenvolvidos em sala de aula, em uma turma de 2º ano do Ensino Médio de uma escola estadual da cidade de Sinop/MT. A sequência de situações problemas aplicados resultou no Produto Educacional denominado Guia de Apoio Pedagógico (GAP), destinado a professores que atuam no Ensino Fundamental II e Ensino Médio, com sugestões de atividades e expansível as demais áreas de conhecimentos. Os dados coletados e analisados mostraram que o trabalho com a sequência de problemas, através dos problemas geradores e problemas complementares oportunizou aos estudantes serem construtores de sua aprendizagem, atuando como protagonistas de seu próprio processo de conhecimento e tendo o professor agindo como mediador e incentivador do processo, em que os agentes envolvidos são autores e ativos participantes em todas as atividades. |
Resumo em lingua estrangeira: | The present work presents the theoretical-methodological trajectory of the Research Project and the Educational Product developed in the Graduate Program in Teaching Natural Sciences and Mathematics (PPGECM), at UFMT – University Campus of Sinop/MT. We present as an object of study to investigate how the Teaching-Learning-Assessment Methodology through Problem Solving contributes to the teaching and learning process of mathematical concepts, with the use of a Sequence of Problems directed to the theme of Probability, with the theoretical basis based on the research elaborated and defended by the GTERP, which adopts Problem Solving as a teaching-learning-evaluation methodology, following the ten steps for the organization of work in the classroom, as presented by Allevato and Onuchic (2021). Four problems were selected, which we called generator problems, as they acted as a starting point for the construction of new mathematical concepts and content. We used the qualitative approach as a research methodology, based on references by Bodgan and Biklen (1994), Borba; Almeida and Gracias (2018, 2019) and Lüdke and André (2013). Data collection for analysis was obtained through observation of students in the classroom and written resolutions of the proposed problems, both arising from a sequence of four content-generating problems and four lists of complementary activities developed in the classroom, in a 2nd year high school class at a state school in the city of Sinop/MT. The sequence of problem situations applied resulted in the Educational Product called the Pedagogical Support Guide (GAP), intended for teachers who work in Elementary School II and High School, with suggested activities and expandable to other areas of knowledge. The collected and analyzed data showed that the work with the sequence of problems, through the generating problems and complementary problems, allowed students to be builders of their learning, acting as protagonists of their own knowledge process and having the teacher acting as a mediator and encourager of the process, in which the agents involved are authors and active participants in all activities. |
Palavra-chave: | Ensino-aprendizagem-avaliação Ensino médio Probabilidade Produto educacional Resolução de problemas |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Teaching-learning-assessment High school Probability Educational product Problem solving |
CNPq: | CNPQ::OUTROS::CIENCIAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUS - Sinop |
Departamento: | Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais (ICNHS) – Sinop |
Programa: | Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática - PPGECM |
Referência: | RODRIGUES, Adriéli Aparecida. A resolução de problemas como proposta de ensino e aprendizagem de conceitos matemáticos de probabilidade. 2023. 197 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário de Sinop, Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais, Sinop, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/6183 |
Data defesa documento: | 4-Ago-2023 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUS - ICNHS - PPGECM - Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2023_Adriéli Aparecida Rodrigues (1).pdf | 4.72 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.