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http://ri.ufmt.br/handle/1/6193
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Sobre educação física na escola : diálogos com professores de uma escola estadual de Mato Grosso acerca da formação continuada e planejamento coletivo |
Autor(es): | Alcover Neto, Milton |
Orientador(a): | Grunennvaldt, José Tarcísio |
Membro da Banca: | Grunennvaldt, José Tarcísio |
Membro da Banca: | Gomes, Luciane de Almeida |
Membro da Banca: | Juliani, Moacir |
Resumo : | Este estudo teve como objetivo geral compreender as possibilidades do planejamento coletivo como um instrumento capaz de trazer momentos reflexivos e formativos aos professores de Educação Física escolar de uma escola da rede estadual de ensino que atende alunos de 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Assim fica o questionamento se a cultura escolar e seu corolário, a invisibilidade do conhecimento tratado pela disciplina Educação Física pode ser determinante na escolha de metodologias de ensino, na formação continuada e no desenvolvimento profissional do professor de Educação Física. Participaram deste estudo 2 professores lotados na escola Manoel de Barros que junto com o professor pesquisador se tornaram, seguindo a inspiração da pesquisa colaborativa, participes de um percurso investigativo que se tornou formativo por conta dos espaços reflexivos. É uma pesquisa de abordagem qualitativa inspirada nos moldes da pesquisa-ação e se utilizou de oito encontros formativos num período de dois meses em que os diálogos foram conduzindo os encontros e permitindo perceber situações vividas na escola e suas possíveis causas. A análise de dados sistematizou a transcrição dos encontros presenciais para planejamento coletivo e formação continuada buscando compreender nas frases e posicionamentos, em comparação com a literatura, os motivos que possam ter sido tomados pelo grupo. Os resultados mostraram que a escola, sua cultura, a história de vida dos professores e suas condições de trabalho interferem nas suas percepções de planejamento, da sua formação e sua integração na escola. As conversas realizadas nos encontros foram importantes momentos para conhecimento sobre a visão da escola, da disciplina de educação física e de suas dificuldades para ser reconhecida como componente curricular. Faz-se necessário que a gestão escolar reconheça e fomente tempos e espaços para estas conversas se tornarem lugar de planejamento, colaboração e formação. |
Resumo em lingua estrangeira: | L'objectif général de cette étude était de comprendre les possibilités de la planification collective en tant qu'instrument capable d'apporter des moments de réflexion et de formation aux enseignants d'éducation physique d'une école publique qui accueille des élèves de la 6e à la 9e année de l'école primaire. Ainsi, la question demeure de savoir si la culture scolaire et son corollaire, l'invisibilité des savoirs traités par la discipline d'EPS, peuvent être déterminants dans le choix des méthodologies d'enseignement, dans la formation continue et dans le développement professionnel de l'enseignant d'EPS. . Deux enseignants de l'école Manoel de Barros ont participé à cette étude, qui, avec l'enseignant chercheur, sont devenus, suivant l'inspiration de la recherche collaborative, participants à un parcours d'investigation devenu formateur grâce aux espaces réflexifs. Il s'agit d'une recherche avec une approche qualitative inspirée de la recherche-action et a utilisé huit rencontres formatives sur une période de deux mois au cours desquelles les dialogues animaient les rencontres et permettaient la perception des situations vécues à l'école et de leurs causes possibles. L'analyse des données a systématisé la retranscription des entretiens en face-à-face pour la planification collective et la formation continue, cherchant à comprendre dans des phrases et des positions, par rapport à la littérature, les raisons qui ont pu être prises par le groupe. Les résultats ont montré que l'école, sa culture, l'histoire de vie des enseignants et leurs conditions de travail interfèrent avec leurs perceptions de la planification, de leur formation et de leur intégration à l'école. Les conversations tenues lors des rencontres ont été des moments importants pour connaître la vision de l'école, la discipline de l'éducation physique et ses difficultés à être reconnue comme composante curriculaire. Il est nécessaire que la direction de l'école reconnaisse et encourage les moments et les espaces pour que ces conversations deviennent un lieu de planification, de collaboration et de formation. |
Palavra-chave: | Planejamento coletivo Formação continuada Cultura escolar Educação física escolar |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Planification collective Formation continue Culture scolaire Éducation physique à l'école |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Faculdade de Educação Física (FEF) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional - PROEF |
Referência: | ALCOVER NETO, Milton. Sobre educação física na escola: diálogos com professores de uma escola estadual de Mato Grosso acerca da formação continuada e planejamento coletivo. 2023. 73 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional – PROEF) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Educação Física, Cuiabá, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/6193 |
Data defesa documento: | 30-Jun-2023 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC – FEF – PROEF – Dissertações de mestrado |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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