Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/6204
Tipo documento: Dissertação
Título: O esporte da escola, as relações com a educação do campo e a pedagogia da alternância : uma construção para o voleibol no ensino médio
Autor(es): Nascimento, Robison Lucas do
Orientador(a): Grunennvaldt, José Tarcísio
Membro da Banca: Moreira, Evando Carlos
Membro da Banca: Grunennvaldt, José Tarcísio
Membro da Banca: Silva, João Batista Lopes da
Resumo : A pesquisa traz como objeto de estudo a tematização do esporte na Escola Agrícola Terra Nova tendo a implementação da unidade didática voleibol a partir do contexto da educação do campo, pedagogia de alternância e ensino médio integrado e profissionalizante (EMIEP). Pesquisar a Educação Física, tendo como prisma a Educação do Campo e a Pedagogia da Alternância, especialmente, considerando as transformações de abordagens nela ocorridas desde a década de 1980 no Brasil, é a provocação pela qual este estudo se propõe. O principal objetivo deste trabalho foi compreender a partir do contexto da educação do campo e da Pedagogia da Alternância as contribuições do esporte (voleibol), de maneira que este conteúdo se apresente adequado às possibilidades sócio-cognoscitivas e que estejam organizados a partir da espiralidade e da incorporação das referências do pensamento para estudantes de todos os anos do ensino médio. A escola do campo é um espaço deliberado pela sociedade como sendo um recinto não urbano, tornando-se arcabouço de inúmeras inquietações, angústias. Deste modo, a Educação Física em suas peculiaridades e suas manifestações pode-se fazer em discordância com a máxima de que a escola do campo reproduz o paradigma urbano. O estudo foi realizado em uma escola estadual agrícola no município de Terra Nova do Norte – MT. A metodologia de pesquisa adotada foi de ordem qualitativa nos moldes da pesquisa-ação. Na coleta dos dados foram utilizados o questionário semiaberto, o diário de campo e observação direta e foram submetidos ao tratamento por meio da análise de categorias de codificação proposta por Bogdan e Binken (1994). Dentre as possíveis potencialidades identificadas destacamos: definição de expectativas de aprendizagem alinhada aos saberes prévios dos estudantes; capacidade de interação entre os saberes conceituais e corporais, assim como a possibilidade de sistematização dos elementos técnico-táticos inerentes à modalidade voleibol quando os estudantes estão simultaneamente incluídos com estudantes de outras séries. Portanto, a proposta pedagógica implementada neste estudo pode ser considerada como uma alternativa inovadora para o tratamento pedagógico do Esporte nas aulas de Educação Física, pois rompe com a pedagogia tradicional tecnicista baseada na fragmentação técnica e no desempenho passivo dos estudantes, em vários momentos agindo apenas como um mero repetidor de movimentos estereotipados.
Resumo em lingua estrangeira: The research has as object of study the thematization of sport at Terra Nova Agricultural School, with the implementation of the didactic unit volleyball from the context of rural education, alternation pedagogy and integrated and professional secondary education (EMIEP). Researching Physical Education, having Rural Education and Pedagogy of Alternation as a prism, especially considering the transformations in approaches that have occurred in it since the 1980s in Brazil, is the provocation for which this study proposes. The main objective of this work was to understand, from the context of rural education and the Pedagogy of Alternation, the contributions of sport (volleyball), so that this content appears adequate to the sociocognitive possibilities and that it is organized from the spiral and the incorporation of references of thought for students of all years of high school. The country school is a space deliberated by society as a non-urban enclosure, becoming the framework of countless concerns, anxieties. In this way, Physical Education in its peculiarities and its manifestations can be done in disagreement with the maxim that the country school reproduces the urban paradigm. The study was carried out in a state agricultural school in the municipality of Terra Nova do Norte - MT. The research methodology adopted was of a qualitative nature in the mold of action research. In the data collection, a semiopen questionnaire, a field diary and direct observation were used, and they were submitted to treatment through the analysis of coding categories proposed by Bogdan and Binken (1994). Among the possible potentialities identified, we highlight: definition of learning expectations aligned with the students' prior knowledge; ability to interact between conceptual and bodily knowledge, as well as the possibility of systematizing the technical-tactical elements inherent in volleyball when students are simultaneously included with students from other grades. Therefore, the pedagogical proposal implemented in this study can be considered as an innovative alternative for the pedagogical treatment of Sport in Physical Education classes, as it breaks with the traditional technical pedagogy based on technical fragmentation and the passive performance of students, at various times acting only as a mere repeater of stereotyped movements.
Palavra-chave: Educação física
Educação do campo
Pedagogia de alternância
Palavra-chave em lingua estrangeira: Physical education
Countryside education
Alternation pedagogy
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Faculdade de Educação Física (FEF)
Programa: Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional - PROEF
Referência: NASCIMENTO, Robison Lucas do. O esporte da escola, as relações com a educação do campo e a pedagogia da alternância: uma construção para o voleibol no ensino médio. 2023. 217 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional – PROEF) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Educação Física, Cuiabá, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/6204
Data defesa documento: 27-Fev-2023
Aparece na(s) coleção(ções):CUC – FEF – PROEF – Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2023_Robison Lucas do Nascimento - Prod. Educacional (1).pdf2.26 MBAdobe PDFVer/Abrir
DISS_2023_Robison Lucas do Nascimento (1).pdf3.92 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.