Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/6207
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Educação e gênero : uma análise sobre a desconstrução de estereótipos no ensino de educação física no ensino fundamental |
Autor(es): | Sousa, Marluci Micheli de |
Orientador(a): | Coffani, Márcia Cristina Rodrigues da Silva |
Membro da Banca: | Coffani, Márcia Cristina Rodrigues da Silva |
Membro da Banca: | Silveira, Viviane Teixeira |
Membro da Banca: | Moreira, Evando Carlos |
Resumo : | Esta pesquisa teve como objetivo investigar o modo como as práticas e conteúdos de jogos e brincadeiras das aulas de Educação Física podem criar estereótipos de gênero. Analisou-se como as crianças ocupam os espaços durante essa aula, as influências e as repercussões das questões de gênero nos conteúdos de brincadeiras e jogos, como as práticas das aulas de Educação Física constroem e reconstroem questões de gênero e como repercutem na convivência e aprendizado de alunos e alunas do Ensino Fundamental. O estudo foi desenvolvido na Escola Municipal Osmar Jose do Carmo Cabral, situada no bairro Osmar Cabral, na cidade de Cuiabá, capital de Mato Grosso, com alunos e alunas de 9 a 10 anos de idade matriculados na turma do 4° ano do Ensino Fundamental do período matutino, a partir de uma abordagem qualitativa com o uso dos instrumentos de pesquisa: roteiro de observações das aulas de Educação Física, registro de filmagens, imagens e áudios, sequências didáticas e roda de conversa, sendo a pesquisadora observadora participante. Este estudo contou com a contribuição de alunos e alunas da escola, com idades de 9 a 10 anos, com participações em jogos e brincadeiras e também em discussões sobre separação de gênero nas atividades de Educação Física. Estes mostram, na maioria das atividades, comportamentos que reforçam a separação por gênero nos jogos e a apropriação de brincadeiras convencionadas como masculinas ou femininas, como a de que jogos com bola pertencem a meninos e brincadeiras com bonecas pertencem a meninas. Mostram-se, ainda, reflexivos e dispostos a repensar os estereótipos entre os gêneros, uma vez que ainda reproduzem discursos que atribuem características de força e superioridade ao universo masculino e obediência e bons comportamentos ao universo feminino. |
Resumo em lingua estrangeira: | This research aims to investigate how the practices and contents of games and games in Physical Education classes can create gender stereotypes, analyze how children occupy spaces during this class, the influences and repercussions of gender issues in the contents games, how the practices of Physical Education classes build and rebuild gender issues and how they affect the coexistence and learning of Elementary School students. The study was carried out at the Osmar Jose do Carmo Cabral Municipal School, located in the Osmar Cabral neighborhood, in the city of Cuiabá, capital of Mato Grosso, with students from 9 to 10 years of age enrolled in the 4th grade class of Elementary School. of the morning period, from a qualitative approach with the use of research instruments: script of observations of Physical Education classes, record of filming, images and audios, didactic sequences and focus group, with the researcher being a participant observer. This study has the contribution of students from the school, aged 9 to 10 years, with participation in games and games and also in discussions about gender separation in Physical Education activities. The children's participation was authorized by their guardians. These show, in most activities, behaviors that reinforce the separation by gender in games and the appropriation of conventional games as masculine or feminine, such as that ball games belong to boys and games with dolls belong to girls. They are also reflective and willing to rethink stereotypes between genders, since they still reproduce discourses that attribute characteristics of strength and superiority to the male universe and obedience and good behavior to the female universe. |
Palavra-chave: | Gênero Estereótipo Educação física Ensino fundamental Jogos |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Genre Stereotype Elementary school Games |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Faculdade de Educação Física (FEF) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional - PROEF |
Referência: | SOUSA, Marluci Micheli de. Educação e gênero: uma análise sobre a desconstrução de estereótipos no ensino de educação física no ensino fundamental. 2023. 108 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Educação Física, Cuiabá, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/6207 |
Data defesa documento: | 28-Fev-2023 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC – FEF – PROEF – Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2023_Marluci Micheli de Sousa - Prod. Educacional.pdf | 1.16 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir | |
DISS_2023_Marluci Micheli de Sousa.pdf | 1.82 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.