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http://ri.ufmt.br/handle/1/6221
Tipo documento: | Tese |
Título: | Contribuições do Instituto Federal de Rondônia em qualificação e formação : um estudo dos egressos do Curso Técnico em Química integrado ao ensino médio do Campus Calama |
Autor(es): | Silva, Ênio Gomes da |
Orientador(a): | Rizzatti, Ivanise Maria |
Membro da Banca: | Rizzatti, Ivanise Maria |
Membro da Banca: | Wielewski, Gladys Denise |
Membro da Banca: | Castro, Patrícia Macedo de |
Membro da Banca: | Ferreira, Valquiria Barbosa Nantes |
Membro da Banca: | Lima, Regia Chacon Pessoa de |
Resumo : | Desde 2008, os Institutos Federais de Educação vêm formalmente atuando na educação técnica integrada ao ensino médio, nas modalidades de cursos concomitantes, subsequentes, superiores e de pós-graduação, além do desenvolvimento de pesquisas e extensão em todo o território brasileiro. Considerando a relevante atuação da Rede Federal por meio dos institutos em cada estado brasileiro, esta pesquisa visou mostrar a ―Contribuição do Instituto Federal de Rondônia na qualificação e formação do técnico em química integrado ao ensino médio do campus Calama‖. A investigação se desenvolveu, tendo como objeto de estudo os egressos do curso técnico em Química integrado ao ensino médio, na formação e atuação no mercado de trabalho regional. Para tal propósito, este trabalho fundamenta-se nas bases históricas, políticas e diretrizes que regem a educação brasileira, PNEs, LDB, PPCs, Matriz curricular, leis e decretos, entre outros documentos que regulam a sua implantação, expansão e sustentação. Além de ressaltar teoricamente as influências filosóficas e concepções pedagógicas que contribuíram para formação do sistema educacional vigente no Brasil. Tal abordagem prescinde a metodologia dialética que permitiu a discussão e mensuração da atuação do IFRO campus Calama, na formação de profissionais técnicos em Química para o mercado de trabalho regional. A predominância desse método na pesquisa, aplicado, sobretudo, ao estudo de questões sociais, corrobora com o intuito de construir um documento com dados estatísticos sobre o curso em questão. Assim, a tese mostrou, por meio da pesquisa de campo, um mapa dos egressos do curso do campus Calama e uma síntese inerente ao desenvolvimento regional. Por um lado, a pesquisa também se dedicou à verificação da atuação prática dos egressos na vida profissional, conferindo se as competências curriculares são de fato aplicadas à prática. Os resultados apontados são os primeiros dados específicos nesse segmento no IFRO, que contribuirão para tomadas de medidas adequadas para a melhoria de alguns procedimentos relativos ao curso ou para manter a efetividade, visando à qualidade de ensino, além de constituir como documento de consulta. Cabe destacar a possibilidade de ampliar o diálogo entre o IFRO e as empresas privadas – parceria que viabiliza mais acesso dos alunos no mercado de trabalho. Isso facilita o ingresso na vida profissional e dá crédito à instituição de ensino, além de proporcionar experiências reais que contribuirão para o desenvolvimento econômico e social. |
Resumo em lingua estrangeira: | Since 2008, the Federal Institutes of Education have been formally working in technical education integrated to secondary education, in the modalities of concomitant, subsequent, superior and postgraduate courses, in addition to the development of research and extension throughout the Brazilian territory. Considering the relevant performance of the Federal Network through the institutes in each Brazilian state, this research aimed to show the "Contribution of the Federal Institute of Rondônia in the qualification and training of technicians in Chemistry of the Calama campus". The research was developed, having as object of study the graduates of the technical course in Chemistry integrated to high school, in the formation and performance in the regional labor market. For this purpose, this work is reasoned on the historical bases, policies and guidelines that govern Brazilian education, PNEs, LDB, PPCs, Curricular Matrix, laws and decrees, among other documents that regulate its implementation, expansion and sustainability. In addition to emphasizing theoretically, the philosophical influences and pedagogical conceptions that contributed to the formation of the educational system in force in Brazil. Such an approach spares with the dialectic methodology that allowed the discussion and measurement of the IFRO campus in Calama, in the training of technical professionals in Chemistry for the regional labor market. The predominance of this method in research, applied mainly to the study of social issues, corroborates with the intention of constructing a document with statistical data about the course in question. Thus, the thesis showed, through the field research, a map of the graduates of the Calama campus course and an inherent synthesis of regional development. On the one hand, the research also focused on verifying the practical performance of graduates in professional life, conferring on whether curricular competencies are actually applied to practice. The results indicated are the first specific data in this segment in IFRO, which will contribute to the adoption of adequate measures to improve some procedures related to the course or to maintain effectiveness, aiming at teaching quality, besides constituting as a consultation document. It is worth highlighting the possibility of widening the dialogue between IFRO and private companies - a partnership that allows more access to the labor market for students. This facilitates entry into professional life and gives credit to the educational institution, as well as providing real experiences that will contribute to economic and social development. |
Palavra-chave: | Ensino técnico Egressos Formação |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Technical education Graduates Formation |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGECEM |
Referência: | SILVA, Ênio Gomes da. Contribuições do Instituto Federal de Rondônia em qualificação e formação: um estudo dos egressos do Curso Técnico em Química integrado ao ensino médio do Campus Calama. 2018. 177 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2018. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/6221 |
Data defesa documento: | 7-Dec-2018 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - ICET - PPGECEM – Teses de doutorado |
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