Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/6225
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorZardo, Leonardo Castro de Magalhães-
dc.date.accessioned2024-10-31T13:26:16Z-
dc.date.available2022-12-15-
dc.date.available2024-10-31T13:26:16Z-
dc.date.issued2022-10-06-
dc.identifier.citationZARDO, Leonardo Castro de Magalhães. Consumo cultural e tecnologias de informação e comunicação no Brasil: um estudo a partir da TIC domicílios. 2022. 76 f. Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Economia, Cuiabá, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/6225-
dc.description.abstractThe present work aimed to advance the investigation about cultural consumption carried out through the Communication and Information Technologies (ICT) of the Brazilian population, based on the ICT Household survey, carried out by the Regional Center for Studies for the Development of the Information Society (CETIC). The methodology used was logistic regression (logit) with the purpose of estimating the probabilities of carrying out cultural habits associated with the socioeconomic characteristics of individuals. Among the main results, we highlight the strong positive association for age groups to have a greater probability of carrying out cultural activities via ICTs, as well as the strong association related to the individual's social class - the higher the higher the probability of realization, especially in habits paid. Other particularities should also be highlighted, such as a strong negative association for audiovisual consumption through cell phones, as well as a negative association for women in practices related to games. It was found, therefore, that technological advances and the expansion of ICTs are important for the enjoyment of cultural goods and services, however, cultural practices still incur certain problems related to socioeconomic factors that precede access as well as those that can affect after access such as digital literacy, devices used and connection quality.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Simone Gomes (simonecgsouza@gmail.com) on 2023-08-01T15:39:32Z No. of bitstreams: 1 DISS_2022_Leonardo Castro de Magalhães Zardo.pdf: 2230261 bytes, checksum: 7cb17f3de053586a92d3c06e4b4aea5f (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jordan Souza (jordanbiblio@gmail.com) on 2024-10-31T13:26:16Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2022_Leonardo Castro de Magalhães Zardo.pdf: 2230261 bytes, checksum: 7cb17f3de053586a92d3c06e4b4aea5f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-10-31T13:26:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2022_Leonardo Castro de Magalhães Zardo.pdf: 2230261 bytes, checksum: 7cb17f3de053586a92d3c06e4b4aea5f (MD5) Previous issue date: 2022-10-06en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleConsumo cultural e tecnologias de informação e comunicação no Brasil : um estudo a partir da TIC domicíliospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordEconomia da culturapt_BR
dc.subject.keywordTecnologias da Informação e Comunicaçãopt_BR
dc.subject.keywordHábitos culturaispt_BR
dc.subject.keywordRegressão logísticapt_BR
dc.contributor.advisor1Almeida, Carla Cristina Rosa de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7868985145353462pt_BR
dc.contributor.referee1Almeida, Edilberto Tiago de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4761249518480054pt_BR
dc.contributor.referee2Batista, Henrique Rogê-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7168397184289089pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9560020950424190pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho visou avançar na investigação acerca do consumo cultural realizado através das Tecnologias da Comunicação e Informação (TIC) da população brasileira, a partir da pesquisa TIC Domicílios, realizada pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (CETIC). A metodologia empregada foi regressão logística (logit), com o propósito de estimar as probabilidades de realização de hábitos culturais associadas as características socioeconômicas dos indivíduos. Dentre os principais resultados, observa-se destaque para a forte associação positiva para faixas etárias mais jovens com maior probabilidade de realizações de atividades culturais via TICs, bem como a forte associação positiva da ocupação informatizada e da classe social do indivíduo – quanto mais alta, maiores as probabilidades da realização, especialmente em hábitos pagos. Destacam-se também outras particularidades, como forte associação negativa para consumo de audiovisual através de dispositivo celular, bem como associação negativa para mulheres em práticas relacionadas a games. Averiguou-se, portanto, que os avanços tecnológicos e a expansão das TICs são importantes para fruição de bens e serviços culturais, no entanto, as práticas culturais ainda são influenciadas por problemáticas relacionadas aos fatores socioeconômicos que antecedem o acesso, bem como aqueles que podem limitar mesmo após o acesso, a exemplo da falta de letramento digital, dispositivos utilizados e qualidade da conexão.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Economia (FE)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Economiapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIApt_BR
dc.subject.keyword2Cultural Economicspt_BR
dc.subject.keyword2Information and communication technologiespt_BR
dc.subject.keyword2Cultural Habitspt_BR
dc.subject.keyword2Logistic Regressionpt_BR
dc.contributor.referee3Almeida, Carla Cristina Rosa de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7868985145353462pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC – FE – PPG-ECO – Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2022_Leonardo Castro de Magalhães Zardo.pdf2.18 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.