Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/6225
Tipo documento: Dissertação
Título: Consumo cultural e tecnologias de informação e comunicação no Brasil : um estudo a partir da TIC domicílios
Autor(es): Zardo, Leonardo Castro de Magalhães
Orientador(a): Almeida, Carla Cristina Rosa de
Membro da Banca: Almeida, Edilberto Tiago de
Membro da Banca: Batista, Henrique Rogê
Membro da Banca: Almeida, Carla Cristina Rosa de
Resumo : O presente trabalho visou avançar na investigação acerca do consumo cultural realizado através das Tecnologias da Comunicação e Informação (TIC) da população brasileira, a partir da pesquisa TIC Domicílios, realizada pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (CETIC). A metodologia empregada foi regressão logística (logit), com o propósito de estimar as probabilidades de realização de hábitos culturais associadas as características socioeconômicas dos indivíduos. Dentre os principais resultados, observa-se destaque para a forte associação positiva para faixas etárias mais jovens com maior probabilidade de realizações de atividades culturais via TICs, bem como a forte associação positiva da ocupação informatizada e da classe social do indivíduo – quanto mais alta, maiores as probabilidades da realização, especialmente em hábitos pagos. Destacam-se também outras particularidades, como forte associação negativa para consumo de audiovisual através de dispositivo celular, bem como associação negativa para mulheres em práticas relacionadas a games. Averiguou-se, portanto, que os avanços tecnológicos e a expansão das TICs são importantes para fruição de bens e serviços culturais, no entanto, as práticas culturais ainda são influenciadas por problemáticas relacionadas aos fatores socioeconômicos que antecedem o acesso, bem como aqueles que podem limitar mesmo após o acesso, a exemplo da falta de letramento digital, dispositivos utilizados e qualidade da conexão.
Resumo em lingua estrangeira: The present work aimed to advance the investigation about cultural consumption carried out through the Communication and Information Technologies (ICT) of the Brazilian population, based on the ICT Household survey, carried out by the Regional Center for Studies for the Development of the Information Society (CETIC). The methodology used was logistic regression (logit) with the purpose of estimating the probabilities of carrying out cultural habits associated with the socioeconomic characteristics of individuals. Among the main results, we highlight the strong positive association for age groups to have a greater probability of carrying out cultural activities via ICTs, as well as the strong association related to the individual's social class - the higher the higher the probability of realization, especially in habits paid. Other particularities should also be highlighted, such as a strong negative association for audiovisual consumption through cell phones, as well as a negative association for women in practices related to games. It was found, therefore, that technological advances and the expansion of ICTs are important for the enjoyment of cultural goods and services, however, cultural practices still incur certain problems related to socioeconomic factors that precede access as well as those that can affect after access such as digital literacy, devices used and connection quality.
Palavra-chave: Economia da cultura
Tecnologias da Informação e Comunicação
Hábitos culturais
Regressão logística
Palavra-chave em lingua estrangeira: Cultural Economics
Information and communication technologies
Cultural Habits
Logistic Regression
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Faculdade de Economia (FE)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Economia
Referência: ZARDO, Leonardo Castro de Magalhães. Consumo cultural e tecnologias de informação e comunicação no Brasil: um estudo a partir da TIC domicílios. 2022. 76 f. Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Economia, Cuiabá, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/6225
Data defesa documento: 6-Oct-2022
Aparece na(s) coleção(ções):CUC – FE – PPG-ECO – Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2022_Leonardo Castro de Magalhães Zardo.pdf2.18 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.