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http://ri.ufmt.br/handle/1/6227
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Gastos públicos em educação dos municípios do estado de Mato Grosso entre 2009 e 2019 : uma avaliação por meio da Análise Envoltória de Dados – DEA |
Autor(es): | Silva, Adivair Gabriel da |
Orientador(a): | Carrara, Aniela Fagundes |
Membro da Banca: | Carrara, Aniela Fagundes |
Membro da Banca: | Figueiredo, Adriano Marcos Rodrigues |
Membro da Banca: | Zavala Zavala, Arturo Alejandro |
Resumo : | Considerando a relevância de entender o retorno dos gastos públicos de modo geral, principalmente em momentos de recursos escassos e partindo do princípio de que a educação é uma das áreas cruciais para a promoção de um desenvolvimento e crescimento sustentado da economia, o objetivo do presente estudo é fazer uma análise da eficiência dos gastos públicos aplicados no ensino fundamental dos municípios do estado de Mato Grosso, nos anos de 2009, 2011, 2013,2015, 2017 e 2019, por meio da Análise Envoltória de Dados - DEA. Foi utilizado o modelo de Retornos Variáveis de Escala (BCC) com orientação ao produto. Dentre os principais resultados obtidos foi identificada a necessidade de os gestores reavaliarem as práticas utilizadas na aplicação dos recursos na etapa dos anos finais em relação aos anos iniciais analisados, com vistas promover ações corretivas efetivas quanto a destinação dos recursos públicos em educação, para o ajuste das disparidades nos resultados encontrados. Assim, têm-se que ações corretivas são necessárias de modo a ofertar uma educação pública, gratuita e de qualidade à população e atender o princípio da eficiência consagrado na Constituição Federal. |
Resumo em lingua estrangeira: | Considering the relevance of understanding the return on public spending in general, especially in times of scarce resources and assuming that education is one of the crucial areas for promoting sustained development and growth of the economy, the objective of this study is to analyze the efficiency of public spending applied to elementary education in the municipalities of the state of Mato Grosso, in the years 2009, 2011, 2013, 2015, 2017 and 2019, through Data Envelopment Analysis - DEA. The Variable Returns to Scale (BCC) model was used with product orientation. Among the main results obtained, it was identified the need for managers to reassess the practices used in the application of resources in the final years stage in relation to the initial years analyzed, with a view to promoting effective corrective actions regarding the allocation of public resources in education, for the adjustment disparities in the results found. Thus, corrective actions are necessary in order to offer a public, free and quality education to the population and meet the principle of efficiency enshrined in the Federal Constitution |
Palavra-chave: | Educação Análise Envoltória de Dados Ensino fundamental Gastos públicos Mato Grosso |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Education Data Envelopment Analysis Elementary school Public spending Mato Grosso |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Faculdade de Economia (FE) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Economia |
Referência: | SILVA, Adivair Gabriel da. Gastos públicos em educação dos municípios do estado de Mato Grosso entre 2009 e 2019: uma avaliação por meio da Análise Envoltória de Dados – DEA. 2023. 102 f. Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Economia, Cuiabá, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/6227 |
Data defesa documento: | 6-Mar-2023 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC – FE – PPG-ECO – Dissertações de mestrado |
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