Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/6240
Tipo documento: Tese
Título: Tecnologia da informação e da comunicação no ensino em saúde : dilemas e possibilidades
Autor(es): Abegão, Maria Cristina Guimaro
Orientador(a): Alonso, Kátia Morosov
Membro da Banca: Alonso, Kátia Morosov
Membro da Banca: Maciel, Cristiano
Membro da Banca: Santos, Neuci Cunha dos
Membro da Banca: Garanhani, Mara Lúcia
Membro da Banca: Toschi, Mirza Seabra
Resumo : As instituições de ensino em saúde, para formar profissionais capacitados com competências para atuar na Saúde Pública, no Sistema Único de Saúde e possibilitar o desenvolvimento do caráter crítico-reflexivo com relação as suas práxis e torná-los atores transformadores dos cenários de saúde, precisam modificar e se reestruturar para atender as demandas do processo de formação destes profissionais. A partir das Diretrizes Curriculares Nacionais, Resolução CNE/CES nº 4, de 7 de novembro de 2001, o ensino superior da área da saúde repensou os seus cursos, buscou estratégias que atendessem essas diretrizes, sendo uma delas a competência de atuar com as Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC). As TIC são artefatos tecnológicos de informação e comunicação, constituídos por hardware, seus dispositivos e periféricos, e o sistema de telecomunicações, que está presente e influência nas relações cotidianas das pessoas com o mundo. O presente estudo partiu da proposição enunciada e sustentada: as TIC são essenciais na formação dos profissionais da área da saúde no processo de construção da aprendizagem, produção de conhecimento e no desenvolvimento de habilidades e competências. O objetivo é analisar o uso das TIC no ensino em saúde nos cursos de graduação. O locus deste estudo é a Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Mato Grosso (FAMED/UFMT), Campus Cuiabá-MT e, os sujeitos, o coordenador do curso e os quatro docentes que atuaram nesta faculdade e que utilizaram as TIC em suas atividades acadêmicas. Para discutir sobre a temática dialogamos com diversos autores, entre eles, Belloni (2009), Lévy (2010); Castells (2007), Tajra (2012), Wen (2011), Paim (2013), Pimenta (2012), entre outros. Trata-se de um estudo descritivo de abordagem qualitativa do tipo estudo de caso; a coleta das informações foi através da revisão de literatura, análise documental, entrevistas e observação não participante. As interpretações foram feitas através do agrupamento das informações, de acordo com a explicitação significativa: TIC na saúde, TIC na Educação e TIC na gestão; e os dados foram apresentados em analogia com uma Peça Teatral. As TIC na interface no ensino da FAMED foram: Internet, e-mail, videoconferência, Ambiente Virtual de Aprendizagem, biblioteca virtual, softwares interativos, aulas interativas com auxílio da filmadora e simulação realística. O estudo apontou as possibilidades e dois aspectos que podem justificar ausência do uso dessas TIC nas atividades docentes dos demais cursos, a carga horária do professor, que não é considerada ao trabalhar no AVA, assim como as dificuldades financeiras em relação a recursos e locais apropriados para implementar outras TIC. Enfim, as TIC são essenciais na formação, uma vez que essas tecnologias estão cada vez mais presentes na área de saúde, além de possibilitar recursos metodológicos que podem auxiliar no processo de ensino aprendizagem do aluno. Como possibilidades futuras, acreditamos que a UFMT tem condições de montar, no âmbito de uma política institucional, um Centro de Simulação Realística interativa, com parcerias dos cursos da área da saúde e demais áreas que queiram trabalhar com essas tecnologias e o Sistema de Tecnologia da Informação da UFMT, para dar suporte na elaboração de ambientes interativos.
Resumo em lingua estrangeira: ABSTRACT: The educational health institutions, in order to train skilled professionals with expertise to work in public healthcare according to the principles of the Unified Health System (SUS) and enabling the development of critical and reflective character regarding their practice and transforming actors in healthcare settings, need to modify and restructure in order to meet the demands for the degree of these professionals, considering the broad concept of health. Starting from the National Curriculum Guidelines, CNE / CES nº4 from 7 November 2001, the higher education of healthcare rethought their courses, seeking strategies that met these guidelines, one of which is the competence of working with Information and Communication Technology (ICT). ICTs are technological artifacts of information and communication, consisting of hardware, its devices, peripherals and the telecommunication system present and influence the daily relationships of people with the world, both in regards to the cultural, political, educational and social atmospheres, among others, which led to other ways of acting and thinking, in which time and space converge and are no longer considered as obstacles for communication and information to happen. This study started from the proposition set forth and sustained: ICT is essential in the training of healthcare professionals in the construction of learning, knowledge production and the development of skills and competence. Aiming to analyze the use of ICTs in the teaching of healthcare in undergraduate courses in this same area of the Federal Health Education Institution of Mato Grosso. The locus of this study was the Medical School of the Federal University of Mato Grosso, Campus Cuiabá-MT and the subjects, the course coordinator and four teachers who worked in that university and who used ICT in their academic activities. To discuss the theme dialogued with several authors, among them, Belloni (2009), Levy (2010); Castells (2007), Tajra (2012), Wen (2011), Paim (2013), Pimenta (2012), among others. This is a qualitative descriptive approach of a case study, the collection of information was through literature review in accordance with the knowledge necessary for the constitution of the problem, the interviews of the course coordinator and four teachers and observation of non-participating classes taught by these teachers. The interpretations of information were by grouping the information according to meaningful explanation: ICT in healthcare, ICT in Education and ICT in management and the data were presented in an analogy through theatrical play. ICT in interphase in the teaching of FAMED were: the internet, email, video conferencing, VLE, virtual library, interactive software, interactive lessons with the help of the camcorder and realistic simulation. The study pointed out the possibilities and two aspects that can justify the absence of the use of these ICTs in teaching activities of other courses, the workload of the teacher, which is not considered when working in the VLE, as well as financial difficulties in relation to resources and an appropriate place to implement other ICTs mentioned in this thesis. Finally, ICTs are essential in one’s degree, since these technologies are increasingly present in healthcare, in addition to enabling methodological resources that can assist in the students’ teaching-learning process. As future possibilities, we believe that UFMT is able to mount an interactive Realistic Simulation Center, with the partnerships of healthcare courses and other areas which want to work with these technologies and the STI of UFMT, to support the development of interactive environments and realistic simulation.
RESUMEN: Las instituciones de enseñanza en salud, con el propósito de formar a profesionales capacitados con las competencias para actuar en la Salud Pública, atendiendo a los principios del Sistema Único de Salud (SUS) y posibilitando el desarrollo del carácter crítico – reflexivo con relación a sus praxis y actores transformadores en los escenarios de salud, necesitando modificar y reestructurarse de manera que pueda atender a las demandas para la formación de estos profesionales, considerando la concepción amplia de salud. A partir de las Directrices Curriculares Nacionales, Resolución CNE/CES nº4 de 7 de noviembre de 2001, la enseñanza superior del área de salud reflexionó sobre sus cursos, buscando estrategias que atiendan a esas directrices, siendo una de ellas la competencia de actuar con las Tecnologías de la Información y de la Comunicación (TIC). Las TIC son artefactos tecnológicos de información y comunicación, constituida por hardware, sus dispositivos y periféricos y el sistema de telecomunicaciones que están presentes e influyen en las relaciones cotidianas de las personas con el mundo, tanto a lo que se refiere a la esfera cultura, político, educacional, social, entre otros, lo que propició una otra manera de actuar y pensar, en la cual el tiempo y el espacio convergen y ya no son considerados como obstáculos para que la comunicación y la información ocurra. El presente estudió partió de la proposición enunciada y sustentada: las TIC son esenciales en la formación de los profesionales del área de salud en el proceso de construcción del aprendizaje, producción de conocimiento y en el desarrollo de habilidades y competencia. Con el objetivo de analizar el uso de las TIC en la enseñanza en salud en los cursos de graduación, de ésta misma área, de la Institución de Enseñanza de Salud Federal de Mato Grosso. El locus de este estudio fue la Facultad de Medicina de la Universidad Federal de Mato Grosso, Campus Cuiabá-MT y los sujetos, el coordinador del curso y los cuatro docentes que actuaron en esta facultad y que utilizaron las TIC en sus actividades académicas. Para discutir el tema dialogado con varios autores, entre ellos, Belloni (2009), Levy (2010); Castells (2007), Tajra (2012), Wen (2011), Paim (2013), Pimenta (2012), entre otros. Se trata de un estudio descriptivo de abordaje cualitativa del tipo estudio de caso, la coleta de las informaciones fueron a través de la revisión de literatura de acuerdo con los saberes necesarios para la constitución del problema, entrevistas del coordinador del curso y de los cuatro docentes además de la observación no participante de las aulas ministradas por estos docentes. Las interpretaciones de las informaciones fueron a través del agrupamiento de las mismas de acuerdo con la explicitación significativa: TIC en la salud, TIC en la Educación y TIC en la gestión y los datos fueron presentados en analogía con una función teatral. Las TIC en la inter – fase de la enseñanza de la FAMED fueron: internet, e-mail, videoconferencia, AVA, biblioteca virtual, softwares interactivos, aulas interactivas con auxilio de la filmadora y simulación realística. El estudio señaló las posibilidades y dos aspectos que pueden justificar ausencia del uso de estas TIC en las actividades docentes de los otros cursos, la carga horaria del profesor, que no es considerada al trabajar en el AVA, así como las dificultades financieras en relación a recursos y locales apropiados para implementar otras TIC mencionadas en esta tesis. En fin, las TIC son esencias, en la formación, una vez que estas tecnologías están cada vez más presentes en el área de salud, además de posibilitar recursos metodológicos que pueden auxiliar en el proceso de enseñanza aprendizaje del alumno. Como posibilidades futuras, acreditamos que la UFMT tiene condiciones de montar un Centro de Simulación Realística interactiva, con asociados de los cursos en el área de la salud y de otras área que quieran trabajar con estas tecnologías y el STI de la UFMT, para dar soporte en la elaboración de ambientes interactivos y simulación realística.
Palavra-chave: Saúde
Formação profissional
Tecnologia da informação e comunicação
Palavra-chave em lingua estrangeira: Healthcare
Professional degree
Information and communication technology
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Educação (IE)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Referência: ABEGÃO, Maria Cristina Guimaro. Tecnologia da informação e da comunicação no ensino em saúde: dilemas e possibilidades. 2015. 187 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/6240
Data defesa documento: 20-Aug-2015
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IE - PPGE - Teses de doutorado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE_2015_Maria Cristina Guimaro Abegão.pdf3.26 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.