Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/6243
Tipo documento: Tese
Título: Educação especial inclusiva na formação continuada de docentes das licenciaturas em ciências : (re)construção de concepções e práticas
Autor(es): Silva, Regiana Sousa
Orientador(a): Mól, Gerson de Souza
Membro da Banca: Mól, Gerson de Souza
Membro da Banca: Uliana, Marcia Rosa
Membro da Banca: Leitão, Wanderleia Azevedo Medeiros
Membro da Banca: Brito, Licurgo Peixoto de
Membro da Banca: Alves, José Moysés
Resumo : A presente tese objetivou compreender como um processo de formação continuada, abordando a Educação Especial Inclusiva, pode contribuir com mudanças nas concepções e nas práticas de docentes de Cursos de Licenciatura em Física, Química e Biologia de uma Instituição de Ensino Superior (IES). Adotamos uma abordagem qualitativa, na modalidade da pesquisa-ação, realizada em três momentos. No primeiro momento - Fase Exploratória, intentamos conhecer qual enfoque está sendo dado à Educação Especial Inclusiva na formação de professores nos cursos citados de três IES públicas de São Luís – Maranhão (MA), mediante a análise de sete Projetos Pedagógicos de Cursos (PPC) e das respostas dadas a um questionário por 88 professores formadores. No segundo momento, procedemos à construção coletiva de uma Formação Continuada em Educação Especial Inclusiva com a participação de 12 professores formadores, processo no qual vivenciamos as espirais reflexivas, em meio à dinâmica de planejar, executar e avaliar. Essa se sustentou em três pilares: Formação Presencial, Formação por Componentes Curriculares e Estudo de material on-line. No terceiro momento, de caráter, também, avaliativo, realizamos a apresentação dos resultados da pesquisa aos participantes. Como metodologia de análise dos dados, adotamos a Análise Textual Discursiva das mensagens presentes nos PPC’s e dos enunciados dos professores formadores presentes nos questionários, nas transcrições das áudio-gravações e nas entrevistas. O diário de campo foi utilizado no sentido de enriquecer e aprofundar os dados. Nas interlocuções teóricas, dialogamos com documentos internacionais e nacionais e autores que abordam sobre Educação Especial e Educação Inclusiva, ensino de Ciências inclusivo, formação de professores e saberes docentes. A análise dos PPC’s apontou que o comparecimento da perspectiva inclusiva na maioria desses documentos ainda se dá pela força da exigência legal, não se constituindo como condição necessária para a formação coerente de professores para este século e nem princípio condutor nessa formação. A disciplina Libras (obrigatória) e a disciplina referente à temática da Educação Especial Inclusiva (em alguns PPC’s, optativa) apresentam ementas com conteúdos amplos e sem vínculo com as especificidades dos cursos. A análise dos enunciados dos questionários mostrou que diferentes concepções de Educação Inclusiva circulam entre os professores formadores e que menos da metade afirma contribuir com a formação de professores de ciências para inclusão mediante o componente curricular que trabalha. Após a realização da Formação Continuada, a apreensão dos sentidos e significados dos enunciados dos professores formadores presentes nas áudio-gravações e entrevistas apontaram que esta formação contribuiu para a articulação dos saberes docentes, favoreceu a (re)construção de concepções e práticas e a compreensão de que a função de formar professores de ciências para inclusão é compromisso de todos os professores formadores, referendando a tese de que a participação de docentes das licenciaturas em Física, Química e Biologia em um grupo de estudos, em processo de formação continuada sobre Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, pautada no conceito de professor crítico-reflexivo e na partilha de experiências pedagógicas, pode contribuir com mudanças de concepções sobre inclusão e com mudanças na prática, mediante a construção de uma nova identidade como profissionais que formam professores de Ciências para inclusão. Ao final, são apresentadas sugestões sobre os saberes necessários à Formação Continuada de professores formadores em Educação Especial Inclusiva; sobre características que podem pautar a formação e sobre possíveis elementos constitutivos da identidade do Professor Formador Inclusivo, com vistas a contribuir com a reflexão e efetivação de formações similares por outras instituições formadoras.
Resumo em lingua estrangeira: The present thesis aimed to comprehend how a process of continued formation, addressing Inclusive Special Education, may contribute with changes in conceptions and practices of professors of Licentiate Courses in Physics, Chemistry and Biology of a Higher Education Institution. We have adopted the qualitative method, in the research-action modality, performed in three moments. In the first moment – Exploratory Phase, we tried to know which approach is being given to Inclusive Special Education in the formation of teachers in the mentioned courses of three Higher Education Institutes of São Luís – Maranhão (MA), through analysis of 9 Pedagogical Projects of Courses and of the given answers to a questionnaire by 88 teacher trainers. In the second moment, we proceeded to the collective construction of a Continued Education in Inclusive Special Education Course with the participation of 12 teacher trainers, process in which we experienced the reflective spirals, amidst the dynamics of planning, executing and evaluating. This was supported on three pillars: Classroom Training, Component Training and Online Material Study. In the third moment, also of evaluative character, we presented the results of the research to the participants. As a methodology for data analysis, we adopted the Discursive Textual Analysis of the present statements in the Pedagogical Projects of Courses and the statements of the teacher trainers presented in the questionnaires, in audiorecording transcriptions and interviews. The field diary was utilized as a means of enriching and deepening the data. In the theoretical interlocutions, we’ve dialogued with international and national documents and authors that discuss Inclusive Special Education, inclusive teaching of sciences, teacher training and teaching knowledge. The analysis of the Pedagogical Projects of Courses pointed out that the presence of the inclusive perspective in most of these documents is still due to the coercion of the legal requirement, not constituting itself as a necessary condition for the coherent formation of teachers for this century nor guiding principle in this formation. The discipline Libras (mandatory) and the discipline related to the themes of Inclusive Special Education (in some Pedagogical Projects of Courses, optional) presented programs with broad content and without relation to the specificities of the courses. The analysis of the statements of the questionnaires showed that diferent conceptions of Inclusive Education surround teacher trainers and that less than half of them claim to contribute to the training of science teachers for inclusion through the curricular component that they work with. After the realization of the Continued Formation, the understanding of the senses and meanings of the statements of the teacher trainers present in the audio-recordings and interviews point that this formation contributed to the articulation of teaching knowledge, favored the (re)construction of conceptions and practices and the comprehension that the function of training science teacher for the inclusion is a commitment of all teacher trainers, referring the thesis that the participation of teachers with degree in Physics, Chemistry and Biology in a study group, in process of continued formation in Special Education in the perspective of Inclusive Education, lined with the concept of a critical-reflexive teacher and in the sharing of pedagogical experiences, may contribute to change in their conceptions about inclusion and with changes in practice, through the construction of a new identity as professionals that train science teachers for the inclusion. In the end, suggestions are presented on the necessary knowledge to the Continued Formation of teachers in Inclusive Special Education; on characteristics that might orient the formation and on possible elements that constitute the identity of the Inclusive Teacher Trainer, aiming to contribute with the reflection and effectiveness of similar formations by other formative institutions.
Palavra-chave: Educação especial inclusiva
Formação de professores formadores
Ensino de ciências
Palavra-chave em lingua estrangeira: Inclusive special education
Teacher training formation
Science teaching
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGECEM
Referência: SILVA, Regiana Sousa. Educação especial inclusiva na formação continuada de docentes das licenciaturas em ciências: (re)construção de concepções e práticas. 2019. 434 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/6243
Data defesa documento: 15-Mar-2019
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - ICET - PPGECEM – Teses de doutorado

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