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Tipo documento: Tese
Título: O ensino de ciências da natureza e de matemática em Curso Técnico Integrado para Jovens e Adultos : concepções e ações da formação
Autor(es): Pedrosa, Eliane Maria Pinto
Orientador(a): Aragão, Rosália Maria Ribeiro de
Membro da Banca: Aragão, Rosália Maria Ribeiro de
Membro da Banca: Burak, Dionisio
Membro da Banca: Pinheiro, Sheila Costa Vilhena
Membro da Banca: Gonçalves, Terezinha Valim Oliver
Membro da Banca: Hardoim, Edna Lopes
Resumo : Esta é uma tese de doutorado em que me debrucei a compreender as concepções e ações que têm sustentado o ensino das Ciências da Natureza e da Matemática, frente aos desafios da formação integrada, sob o pressuposto do currículo integrado, formalmente expresso para Cursos Técnicos Integrados ao Médio/PROEJA. O apreender concepções e ações do ensino de Ciências da Natureza e da Matemática, em Curso Técnico Integrado/PROEJA remete a considerar que este é um objeto de investigação em que se entrecruzam diferentes campos de estudo, posto que cada um traz as contribuições de seus referenciais para enriquecimento do processo investigativo desenvolvido. Trago como esteio para as interlocuções teóricas com as informações capturadas dos sujeitos da pesquisa, contribuições no campo da EJA e PROEJA, de Currículo, de Currículo Integrado na perspectiva da relação trabalho e educação e de ensino de Ciências da Natureza e de Matemática. Desenvolvi uma pesquisa qualitativa, na modalidade narrativa buscando apreender concepção e ações por meio dos relatos, das histórias declaradas pelos sujeitos que ensinam/vivenciam o ensino nestes campos de conhecimentos, no contexto singular do Curso Técnico em Eletrotécnica Integrado/PROEJA, do IFMA, Campus São Luís/Monte Castelo. Por meio de entrevistas semiestruturadas coletei material empírico junto a 4 (quatro) docentes que ministram as disciplinas: Química, Biologia, Física e Matemática e 1 (um) pedagogo do Curso. Com 8 (oito) estudantes, selecionados por terem frequência satisfatória e disponibilidade de participação, utilizei a técnica do grupo focal, abrindo espaço para que, no uso da fala em debate, cada um falassem de suas experiências no ensino nos campos de conhecimentos investigados. Usei o diário de campo para enriquecer e ampliar os dados da investigação. O material empírico construído ao longo da investigação foi analisado, rigorosamente, por meio da análise textual discursiva. As recorrências e singularidades apreendidas nas narrativas dos sujeitos investigados, em cruzamento com o problema de pesquisa para explicitar a tese deram origem a três categorias de análise, a saber: Planejamento Coletivo e Formação Continuada; PROEJA e Currículo Integrado; Ensinar/Vivenciar o Ensino das Ciências da Natureza e da Matemática, as quais compõem a seção denominada Tecendo Fios para Compreensão das Concepções e Ações do Ensino das Ciências da Natureza e da Matemática: aproximações e distanciamentos. Os resultados apontam concepções e ações que se aproximam e se distanciam dos pressupostos, princípios e fundamentos do proposto pela formação integrada em um currículo integrado. Concepções de planejamento coletivo e de formação continuada como processos importantes para viabilizar possibilidades que se direcionem à formação anunciada se expressam. A concepção de Ciência e de conteúdos escolares de Ciências da Natureza e de Matemática em uma visão não positivista se manifesta. O aluno como sujeito que possui saberes e experiências que devem ser aproveitados no processo de ensino é evidenciado. Por outro lado, expressam-se insuficientes espaços-tempo formalmente institucionalizado na jornada de trabalho para planejamento coletivo e formação continuada. Parte de ações de perspectivas integradoras fica dependente de iniciativas e determinações individuais.
Resumo em lingua estrangeira: This is a doctoral thesis in which leaned to understand the concepts and actions that have sustained the teaching of natural sciences and mathematics, and the challenges of integrated training under the assumption integrated curriculum, formally expressed to the courses Integrated Technical medium / PROEJA. The grasp concepts and actions of Natural Science and Mathematics Education, Ongoing Integrated Technical / PROEJA refers to consider that this is a subject of investigation in that cross different fields of study, since each brings the contributions of its reference to enrich the investigative process developed. Bring as mainstay for the theoretical dialogues with the captured information of research subjects, contributions in the field of adult education and PROEJA, Curriculum, Curriculum Integrated in the context of labor relations and education and teaching of Natural Sciences and Mathematics. Developed a qualitative research, narrative mode seeking to understand through reports, the stories reported by the subjects they teach / teaching experience in these fields of knowledge, in the singular context of the Technical Course in Integrated Electrical / PROEJA, the IFMA, Campus St. Louis / Monte Castelo. Through semi-structured interviews collected empirical material at the four (4) teachers who teach subjects Chemistry, Biology, Physics and Mathematics and the teacher (1) of the course. With eight (8) students selected to have satisfactory attendance and to have availability to participate, I used the technique of focal group, making room for that in the use of speech in debate, everyone could talk about their experiences in teaching in the fields of investigated knowledge. I used the diary to enrich and expand the research data. The empirical material constructed along the research was analyzed rigorously by discursive textual analysis. Recurrences and singularities seized in the narratives of the subjects in junction with the research problem to explain the thesis gave rise to three categories of analysis, namely: Collective Planning and Continuing Education: possibilities and limits of a route start; PROEJA and Integrated Curriculum: similarities and differences; Teaching / Experiencing Teaching of Natural Sciences and Mathematics: potential and contradições. The results show conceptions and actions that approach and distance themselves from the assumptions, principles and fundamentals of the proposed integrated training in an integrated curriculum. The concepts of collective planning and continuing education as key processes to enable possibilities that direct the formation announced are expressed. The design of Science and school subjects of Natural Sciences and Mathematics in a non-positivist view manifests itself. The student as a subject that has knowledge and experience that should be used in the teaching process is evidenced. On the other hand, express yourself insufficient time-spaces formally institutionalized in the work day to collective planning and continuing education. Part of integrative perspectives actions are dependent initiatives and individual determinations.
Palavra-chave: Ensino das ciências da natureza e da matemática
Currículo integrado
PROEJA
Palavra-chave em lingua estrangeira: Teaching of natural sciences and mathematics
Integrated curriculum
PROEJA
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGECEM
Referência: PEDROSA, Eliane Maria Pinto. O ensino de ciências da natureza e de matemática em Curso Técnico Integrado para Jovens e Adultos: concepções e ações da formação. 2015. 224 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/6249
Data defesa documento: 25-Aug-2015
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - ICET - PPGECEM – Teses de doutorado

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