Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/6251
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Ensino de filosofia no ensino médio : uma interface emancipadora |
Autor(es): | Sousa, José Maria de |
Orientador(a): | Freire, Roberto de Barros |
Membro da Banca: | Freire, Roberto de Barros |
Membro da Banca: | Jesus, Rodrigo Marcos de |
Membro da Banca: | Marcondes, Ofélia Maria |
Resumo : | O estudo acerca do Ensino de Filosofia no Ensino Médio: uma interface emancipadora buscou refletir sobre a Filosofia como instrumento na formação para a autonomia ou emancipação do/a educando/a enquanto sujeito no processo ensino aprendizagem mediado pelo/a educador/a. Teve como objetivo geral identificar se as orientações da Base Nacional Comum Curricular - BNCC-2018 e metodologias adotadas pela Secretaria de Educação do Estado de Goiás - SEDUC - GO quanto ao ensino de filosofia no Ensino Médio convergem numa interface emancipatória. Como objetivos específicos: Compreender o ensino de filosofia no Ensino Médio numa perspectiva emancipadora. Analisar se o Projeto Político Pedagógico do Colégio Estadual Deputado José Alves de Assis em Mineiros –GO - PPP-CEDJAA (2020) interage com as orientações do Documento Curricular para Goiás – Etapa Ensino Médio – DC – GOEM2021 para uma educação emancipadora. Elaborar um produto educacional na modalidade Unidade Didática a partir de teorias e metodologias emancipadoras como proposta às exigências do Mestrado Profissional em Filosofia PROF-FILO. Usou como metodologia a pesquisa bibliográfica e análise documental. Teve como referencial teórico Immanuel Kant (1985), Paulo Freire(1991, 2000ª, 2003), Renata Aspis (2004), Aspis & Gallo (2009) Walter Kohan (2013), Moacir Gadotti (2007), Demerval Saviani (2007), BNCC(2018), DC-GOEM (2021) e PPPCEDJAA (2020). O estudo foi uma análise das teorias de Immanuel Kant sobre a maioridade e menoridade humana e Paulo Freire sobre autonomia num diálogo com Walter Kohan, Renata Aspis, Sívio Gallo, Demerval Saviani e Moacir Gadotti sobre o ensino de Filosofia no Ensino Médio, a função da Educação, a escola como espaço emancipatório o/a educador/a como mediadores e o/a educando/a como sujeitos no processo ensino aprendizagem com perspectivas de sair da condição de heterônomos para autônomos. Nas análises documentais percebeu-se uma divergência entre a BNCC-2018 e DC-GOEM (2021) em referência à Filosofia. No PPPCEDJAA (2020) anotou-se algumas incoerências dissertativas como repetições de parágrafos e identificação da unidade escolar, porém sua proposta pedagógica e de gestão se direcionam para uma educação autônoma, Finalizando, chama-se atenção para a necessidade de um olhar crítico sobre as políticas educacionais contemporâneas do Brasil a partir da BNCC (2018) que é excludente, intencionalista orientando para o Ensino Médio uma formação dualista, tecnicista voltada para atender o mercado de trabalho do sistema neoliberal e, não proporcionando ao/a educando/a, serem sujeitos de sua história modificando a si e a sociedade onde vive. Quanto às disciplinas sociais como Filosofia e Sociologia consideradas não obrigatórias, precisamos assumir uma postura de denúncia e defesa das mesmas juntamente com a educação como uma das ferramentas de formação para autonomia ou emancipação. |
Resumo em lingua estrangeira: | The study about Philosophy Teaching in High School: an emancipating interface reflected on Philosophy as an instrument for the formation of autonomy or emancipation of the student as a subject in the teaching-learning process through the educator. The main goal was to identify if the guidelines of the Base Nacional Comum Curricular - BNCC -2018 and methodologies adopted by the Secretary of Education of the State of Goiás - SEDUC - GO regarding the teaching of philosophy in High School converge in an emancipatory interface. As specific objectives: Understand the teaching of philosophy in High School in an emancipatory perspective. Examine if the Political Pedagogical Project of the Colégio Estadual Deputado José Alves de Assis in Mineiros -GO - PPP-CEDJAA (2020) interacts with the guidelines of the Curricular Document for Goiás - High School Stage - DC - GOEM- 2021 for an emancipatory education. Develop an educational product in the modality Teaching Unit from theories and emancipatory methodologies as a requirements of the Professional Master's Degree in Philosophy PROF-FILO. As methodology it used bibliographical research and documental analysis. The theoretical basis was Immanuel Kant (1985), Paulo Freire (1991, 2000ª, 2003), Renata Aspis (2004), Aspis & Gallo (2009) Walter Kohan (2013), Moacir Gadotti (2007), Demerval Saviani (2007), BNCC (2018), DC-GOEM (2021) and PPP-CEDJAA (2020). The study was an analysis of the theories of Immanuel Kant on the human majority and minority and Paulo Freire regarding autonomy in the dialogue with Walter Kohan, Renata Aspis, Sívio Gallo, Demerval Saviani and Moacir Gadotti regarding the teaching of Philosophy in High School, the role of Education, the school as an emancipatory space, the educator as mediators and the student as subjects in the teaching-learning process with perspectives of leaving the condition of heteronomous to autonomous. In the document review, a divergence between the BNCC-2018 and DC-GOEM (2021) in reference to Philosophy was noticed. In the PPPCEDJAA (2020) it was noted some dissertative inconsistencies as repetitions of paragraphs and identification of the school unit, but its pedagogical and management proposal are directed to an autonomous education, Finally, it is called attention to the need for a critical look at the contemporary educational policies of Brazil from the BNCC (2018) that is exclusionary, intentionalist, giving to High School a dualistic and technicist education designed to meet the labour market of the neoliberal system and not providing the student to be subjects of the history, through the society improvements and self-transformation. Concerning the social disciplines such as Philosophy and Sociology, which are considered non-compulsory, we need to assume a position of defense of these disciplines together with education as one of the tools of formation for autonomy or emancipation. |
Palavra-chave: | Ensino Filosofia Autonomia docente emancipatória Emancipação Sujeitos |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Teaching Philosophy Autonomy Emancipation Subjects |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Filosofia – PROF-FILO |
Referência: | SOUSA, José Maria de. Ensino de filosofia no ensino médio: uma interface emancipadora. 2022. 121 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Filosofia) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Cuiabá, 2022. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/6251 |
Data defesa documento: | 23-Aug-2022 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC – ICHS – PROF-FILO – Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2022_José Maria de Sousa.pdf | 1.31 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.