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Tipo documento: Dissertação
Título: Estágio supervisionado em serviço social : em cena a formação presencial em Mato Grosso
Autor(es): Guimarães, Júnior César Gomes
Orientador(a): Santos, Tania Maria Santana dos
Membro da Banca: Santos, Tania Maria Santana dos
Membro da Banca: Rafael, Josiley Carrijo
Membro da Banca: Azevedo, Eva Emilia Freire do Nascimento
Resumo : O presente trabalho realiza reflexões acerca do Estágio Supervisionado em Serviço Social como um componente imprescindível para a formação profissional, não como um mero cumprimento de créditos, mas reconhecendo a sua importância, enquanto elemento que possibilita ao/a estagiário/a vivenciar o cotidiano profissional como um lócus de aprendizagem. O estudo tem como objetivo central analisar a articulação e operacionalização da Política Nacional de Estágio da ABEPSS nos cursos de Serviço Social nas Universidades de Cuiabá e Várzea Grande. Por isso, no que tange ao percurso metodológico, optou-se por utilizar a abordagem qualitativa. Foram buscados subsídios nas fontes bibliográficas e documentais. Inicialmente, para fundamentar teoricamente o presente estudo foi realizada a revisão de literatura por meio de artigos e livros fundamentais para o debate acerca da formação profissional em Serviço Social, da gênese à contemporaneidade, e sobre o Estágio Supervisionado em Serviço Social. O segundo passo foi a pesquisa documental, aplicando-se a Lei nº 8662 de 1993 de regulamentação da profissão, Código de Ética do Assistente Social de 1993, Diretrizes Curriculares da ABEPSS de 1996, Resolução do CFESS nº 533 de 2008, Política Nacional de Estágio da ABEPSS, e os Projetos Pedagógicos dos cursos de Serviço Social das IES, UFMT, UNIC e UNIVAG, do Estado de Mato Grosso. Os resultados encontrados, nos Projetos Pedagógicos, apresentam a importância das Diretrizes Curriculares da ABEPSS para conduzir a formação profissional, porém foi identificado certo distanciamento entre o que consta nos projetos pedagógicos dos cursos e o que é preconizado na PNE da ABEPSS.
Resumo em lingua estrangeira: The present work reflects on the supervised internship in Social Work as an essential component for professional training, not as a mere fulfillment of credits, but recognizing its importance as an element that allows the intern to experience the professional routine as a locus of learning. Its main objective is to analyze the articulation and operationalization of the ABEPSS National Internship Policy in Social Work courses at the UFAS of Cuiabá and Várzea Grande. Therefore, regarding the methodological approach, we chose to use the qualitative approach. We seek subsidies in bibliographic and documentary sources. Initially, to theoretically support the present study, a literature review was carried out through articles and fundamental books for the debate about professional training in Social Work, from the genesis to contemporaneity, and about the supervised internship in Social Work. The second step was the documental research, through Law 8662 of 1993 of regulation of the profession, Code of Ethics of the Social Worker of 1993, Curriculum Guidelines of ABEPSS of 1996, Resolution of CFESS N 533 of 2008, National Policy of Internship of ABEPSS, and the Pedagogical Projects of the Social Service courses of the IES, UFMT, UNIC and UNIVAG, in the State of Mato Grosso. The results found in the Pedagogical Projects show the importance of the ABEPSS Curricular Guidelines to conduct professional training, however, a certain gap was identified between what is contained in the pedagogical projects of the courses and what is recommended in the ABEPSS PNE.
Palavra-chave: Serviço social
Formação profissional
Estágio supervisionado em serviço social
Palavra-chave em lingua estrangeira: Social work
Professional qualification
Supervised internship in social work
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Política Social
Referência: GUIMARÃES, Júnior César Gomes. Estágio supervisionado em serviço social: em cena a formação presencial em Mato Grosso. 2021. 92 f. Dissertação (Mestrado em Política Social) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Cuiabá, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/6263
Data defesa documento: 8-Dec-2021
Aparece na(s) coleção(ções):CUC – ICHS – PPGPS – Dissertações de mestrado

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