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http://ri.ufmt.br/handle/1/6317
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | A perspectiva sociológica sobre os impactos da covid-19 nos 3° anos do ensino médio regular em Pedra Preta-MT |
Autor(es): | Souza, Jeison Carlos de |
Orientador(a): | Rodrigues, Francisco Xavier Freire |
Membro da Banca: | Rodrigues, Francisco Xavier Freire |
Membro da Banca: | Bitencourt, Silvana Maria |
Membro da Banca: | Santos, Juliano Batista dos |
Resumo : | Esta pesquisa, de natureza qualitativa, foi realizada com discentes matriculados nas turmas dos 3° anos do Ensino Médio regular, no ano de 2022, da Escola Estadual “13 de Maio”, em Pedra PretaMT. O objetivo geral da pesquisa foi investigar sociologicamente os impactos da Covid-19 no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes, para isso propôs-se analisar e demonstrar as mudanças na realidade escolar, geradas pela crise sanitária com a interrupção do ensino presencial e o registro descritivo da implementação do ensino remoto emergencial, entre os anos de 2020 até o final de 2022. Para isso, estabeleceu-se os seguintes objetivos específicos: analisar a educação e o ensino não presencial na escola pública por uma perspectiva sociológica; identificar as orientações e as propostas metodológicas determinadas pela Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso em meio à crise; e investigar as trajetórias e percepções dos estudantes diante desse contexto. Logo, desenvolveu-se o seguinte problema de pesquisa: as medidas de enfrentamento à pandemia da Covid-19 interferiram no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes? A coleta de dados se apoiou em três técnicas de investigação do universo empírico da pesquisa social: questionário autoaplicado, entrevistas e observação participante. Consultou-se no Portal de Transparência do Governo do Estado de Mato Grosso informações oficiais de acesso a Plataforma Microsoft Teams, os resultados das avaliações diagnósticas no Sistema Integrado de Gestão Educacional (SigEduca). O desempenho nas avaliações externas foi extraído das Plataformas de Avaliação e Monitoramento CAEd e Plurall, outras informações têm origem nos documentos e registros da Unidade Escolar, bem como na Secretária Municipal de Saúde de Pedra Preta-MT e no monitoramento da Covid-19 pela Fiocruz. A pesquisa revelou, em termos gerais, a cegueira com relação às desigualdades educacionais, que condena particularmente os estudantes em condições de desvantagem, ou seja, aos que por situação desfavorecida se encontram em situação de vulnerabilidade e vivem negativamente as consequências das desigualdades sociais. O contexto de crise sanitária abalou diversos aspectos da vida social dos envolvidos, o que pode ter potencializado diretamente o desengajamento escolar com a transferência do modelo tradicional de ensino para o ensino remoto emergencial. Conclui-se que os impactados gerados com a pandemia afetaram de maneira negativa a aprendizagem desses alunos. A ascensão do novo modelo (ensino remoto), como um projeto de implementação racional e razoável, acabou por somente atender uma fração restrita de estudantes, e, de certo modo, se tornou uma experiência fictícia aos que, em certa medida, não possuem a plena disposição e recursos exigidos da razão escolar para obediência à aplicação do modelo proposto. |
Resumo em lingua estrangeira: | This research, of a qualitative nature, was conducted with students enrolled in the classes of the 3rd years of regular High School, in the year 2022, of the State School “13 de Maio”, in Pedra Preta-MT. The general objective of the research was to investigate sociologically the impacts of Covid-19 on the teaching and learning process of students, for this it was proposed to analyze and demonstrate the changes in the school reality, generated by the health crisis with the interruption of face-to-face teaching and the descriptive record of the implementation of emergency remote teaching, between the years 2020 to the end of 2022. For this, the following specific objectives were established: to analyze education and non-face-to-face teaching in public schools from a sociological perspective; identify the guidelines and methodological proposals determined by the State Department of Education of Mato Grosso in the midst of the crisis; and to investigate the trajectories and perceptions of students in this context. Soon, the following research problem developed: did the measures to cope with the Covid-19 pandemic interfere in the teaching and learning process of students? The data collection was based on three techniques of investigation of the empirical universe of social research: self-applied questionnaire, interviews and participant observation. The official information of access to the Microsoft Teams Platform was consulted in the Transparency Portal of the Government of the State of Mato Grosso, the results of the diagnostic evaluations in the Integrated System of Educational Management (SigEduca). The performance in the external evaluations was extracted from the Evaluation and Monitoring Platforms CAEd and Plurall, other information originates in the documents and records of the School Unit, as well as in the Municipal Secretary of Health of Pedra Preta-MT and in the monitoring of Covid-19 by Fiocruz. The research revealed, in general terms, the blindness with regard to educational inequalities, which particularly condemns students in disadvantaged conditions, that is, those who by disadvantaged situation are in a situation of vulnerability and live negatively the consequences of social inequalities. The context of the health crisis has shaken several aspects of the social life of those involved, which may have directly potentiated school disengagement with the transfer of the traditional teaching model to emergency remote teaching. It is concluded that those impacted by the pandemic negatively affected the learning of these students. The rise of the new model (remote teaching), as a rational and reasonable implementation project, ended up only serving a restricted fraction of students, and, in a certain way, became a fictitious experience for those who, to a certain extent, do not have the full disposition and resources required of school reason to obey the application of the proposed model. |
Palavra-chave: | Sociologia Educação Escola pública Pandemia Ensino remoto emergencial |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Sociology Education Public school Pandemic Emergency remote teaching |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Sociologia |
Referência: | SOUZA, Jeison Carlos de. A perspectiva sociológica sobre os impactos da covid-19 nos 3° anos do ensino médio regular em Pedra Preta-MT. 2023. 142 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Cuiabá, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/6317 |
Data defesa documento: | 29-Ago-2023 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC – ICHS – PPGS – Dissertações de mestrado |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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