Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/6323
Tipo documento: Dissertação
Título: Sartre no ensino médio : algumas reflexões sobre o projeto de vida
Autor(es): Mendes, Jallys Martins
Orientador(a): Freire, Roberto de Barros
Membro da Banca: Freire, Roberto de Barros
Membro da Banca: Silva, Alécio Donizete da
Membro da Banca: Neves, Francisco Ramos
Resumo : Esta dissertação tem por finalidade desenvolver o estudo teórico-prático acerca do ensino de filosofia no Ensino Médio relacionando-o com a competência referente ao projeto de vida, conforme as determinações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Desse modo, são apresentados os seguintes objetivos: 1) desenvolver oficinas filosóficas a partir da filosofia existencialista de Sartre; 2) analisar os documentos normativos do Novo Ensino Médio relacionados ao projeto de vida e ao ensino de filosofia e; 3) produzir material didático para uso de professores de Filosofia referente ao trabalho com a competência projeto de vida. Como problema central, coloca-se o seguinte questionamento: De que modo as aulas de Filosofia podem contribuir para a construção de projetos de vida de acordo com as exigências do Novo Ensino Médio e das diretrizes da BNCC partindo da perspectiva existencialista de Jean-Paul Sartre? Para responder a esse questionamento, recorreu-se as obras de Sartre, tais como O existencialismo é um humanismo (1973) e O ser e o Nada (2015), e a especialistas das áreas da filosofia existencialista, da educação e do projeto de vida, tais como Burstow (2000), Bornheim (2007), Gallo (2012), Freire (1996), Morán (2007) Damon (2009) e Danza (2019). No que tange ao aspecto metodológico, foram utilizadas a pesquisa-ação, a pedagogia do conceito, metodologias ativas, a metodologia de oficina filosófica e a análise do discurso. Portanto, o estudo que é apresentado consiste em aliar a teoria e a prática filosófica em sala de aula, bem como oferecer uma sequência didática como produto educacional para uso de professores de Filosofia.
Resumo em lingua estrangeira: This dissertation aims to develop a theoretical-practical study on the teaching of philosophy in High School related to the competence related to the life project, in accordance with the determinations of the National Common Curricular Base (BNCC). Therefore, the following objectives are presented: 1) develop philosophical workshops based on Sartre's existentialist philosophy; 2) analyze the normative documents of the New High School related to the life project and the teaching of philosophy and; 3) produce teaching material for use by Philosophy teachers regarding work with the life project competency. As a central problem, the following question arises: How can Philosophy classes contribute to the construction of life projects in accordance with the requirements of the New High School and the BNCC guidelines based on the existentialist perspective of Jean-Paul Sartre? To answer this question, we used the works of Sartre, such as Existentialism is a humanism (1973) and Being and Nothingness (2015), and specialists in the areas of existentialist philosophy, education and life project, such as Burstow (2000), Bornheim (2007), Gallo (2012), Freire (1996), Morán (2007) Damon (2009) and Danza (2019). Regarding the methodological aspect, action research, concept pedagogy, active methodologies, philosophical workshop methodology and discourse analysis were used. Therefore, the study presented consists of combining philosophical theory and practice in the classroom, as well as offering a didactic sequence as an educational product for use by Philosophy teachers.
Palavra-chave: Ensino de filosofia
Filosofia
Projeto de vida
Existencialismo
Competência
Palavra-chave em lingua estrangeira: Teaching philosophy
Philosophy
Life project
Existentialism
Competence
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS)
Programa: Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Filosofia – PROF-FILO
Referência: MENDES, Jallys Martins. Sartre no ensino médio: algumas reflexões sobre o projeto de vida. 2023. [116] f. Dissertação (Mestrado Profissional em Filosofia) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Cuiabá, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/6323
Data defesa documento: 6-Dec-2023
Aparece na(s) coleção(ções):CUC – ICHS – PROF-FILO – Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2023_Jallys Martins Mendes.pdf2.41 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.