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Tipo documento: Dissertação
Título: O transtorno da discalculia e o ensino da matemática
Autor(es): Moreira, Karine Laura Carvalho
Orientador(a): Wielewski, Gladys Denise
Membro da Banca: Wielewski, Gladys Denise
Membro da Banca: Costa, Candida Soares da
Membro da Banca: Dias, Chiara Maria Seidel Luciano
Resumo : A educação no sistema educacional brasileiro é um direito universal garantido a todos pela Constituição Federal conforme exposto no artigo 205. Mas, quando o aluno apresenta algum déficit/transtorno de aprendizagem, como a discalculia, por exemplo, alguns relatos de exclusões por parte do aluno e da família são manifestados. Assim, esta pesquisa tem como objetivo principal fazer um estudo bibliográfico acerca da discalculia no sistema de educação brasileiro, com ênfase para o estado de Mato Grosso. Como aporte metodológico, faremos uso do método qualitativo (MINAYO, 1994; 2000), nos aspectos bibliográficos (Gil, 1994) e interpretativo, usando como base artigos, dissertações e teses já publicadas sobre o assunto disponíveis no catálogo de teses e dissertações da Capes e Core. Já o referencial teórico foi baseado nos documentos que regem a educação especial e os transtornos específicos de aprendizagem, Lei… Base Nacional Comum Curricular (2008) bem como teóricos que refletem sobre o processo de ensino-aprendizagem em matemática para alunos da educação inclusiva, da educação especial e alunos com transtornos de aprendizagem específica (Bernardi e Bueno 1993; 1997; 2001; 2006). Espera-se que com os resultados possamos contribuir e auxiliar o professor em seu olhar para o aluno, no que diz respeito a identificar e trazer luz para as possíveis necessidades de aprendizagem de seus alunos em sua prática em sala de aula, além de verificar a existência ou não de possíveis materiais didático-pedagógicos que auxiliem nesse caminho, de modo a proporcionar possíveis melhorias tanto para o docente quanto para os discentes.
Resumo em lingua estrangeira: Education in the Brazilian educational system is a universal right guaranteed to all by the Federal Constitution as set out in article 205. However, when the student has a learning deficit/disorder, such as dyscalculia, for example, some reports of exclusions by the student and family are manifested. Thereby, this research has as main objective to carry out a bibliographic survey about dyscalculia in the Brazilian education system, and also to carry out an analysis of studies on the subject. As a methodological contribution, we will use the qualitative method, in the bibliographic and interpretative aspects, using as a basis articles, dissertations and theses already published on the subject available in the list of theses and dissertations of Capes and Core. The theoretical framework was based on documents that govern special education and specific learning disorders, as well as theorists who reflect on the teaching-learning process in mathematics for students of inclusive education, special education and students with specific learning disorders. It is expected that with the results we can contribute and help the teacher in his look at the student, with regard to identifying and bringing light to the possible learning needs of his students in their practice in the classroom, in addition to verifying the existence or not of possible didactic-pedagogical materials that help in this way, in order to provide possible improvements for both the professor and the students.
Palavra-chave: Materiais didáticos
Ensino de matemática
Educação especial
Discalculia
Palavra-chave em lingua estrangeira: Teaching materials
Mathematics teaching
Special needs education
Dyscalculia
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Educação (IE)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Referência: MOREIRA, Karine Laura Carvalho. O transtorno da discalculia e o ensino da matemática. 2023. 72 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/6354
Data defesa documento: 28-Feb-2023
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado

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