Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/6361
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | A trajetória de Anísio Teixeira : princípios e experiências para a formação de professores em Mato Grosso |
Autor(es): | Silva Junior, Rosan Chaves |
Orientador(a): | Moraes, Mariuce Campos de |
Membro da Banca: | Moraes, Mariuce Campos de |
Membro da Banca: | Mourad, Leonice Aparecida de Fatima Alves Pereira |
Membro da Banca: | Ribeiro, Marcel Thiago Damasceno |
Resumo : | Nesta dissertação buscamos investigar a temática “Formação de Professores” através de relatos e pesquisas sobre os espaços de atuação de Anísio Teixeira, e dos olhares de pesquisadores e colegas que acompanharam e analisaram seu legado. A pesquisa se dirige à compreensão da formação de professores na concepção de Anísio Teixeira e da importância da “ciência, do trabalho e da democracia”, como temas balizadores da constituição de mecanismos (princípios) para formação docente. A metodologia se constitui a partir do levantamento bibliográfico visando compreender sobre os processos de Formação dos Professores, colocando em comparativo as experiências do filósofo e administrador da educação, Anísio Teixeira, desde as vivências relacionadas ao Manifesto dos Pioneiros da Educação Básica, da criação do CBPE (Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais)à idealização e materialização da Escola Parque, com as possibilidades e potenciais que se abriram no campo da formação docente em Mato Grosso com a criação do Centro de Formação e AtualizaçãodeProfissionais da Educação Básica de Mato Grosso (CEFAPRO). A configuração da pesquisa se dará através da tríade, Epistemologia Qualitativa, da Pesquisa bibliográfica e da Metodologiaconstrutivo-interpretativa de González Rey, onde buscaremos constituir relações com autores contemporâneos como Morin, Prigogine, Brandão, José Pacheco, Darcy Ribeiro, Bernardete Gatti e Streck, em uma perspectiva humanista, científica e do trabalho, relacionando as possibilidades de compreensão dos desafios e pensamentos atuais na Formação de Professores. Ao fim, espera-se que esta pesquisa possacontribuir com a retomada essencial de Anísio Teixeira nos debates sobre a construção de um sistemaúnico de educação, assim como provocar sobre a necessidade da atuação do CEFAPRO como Centro autônomo de organização, reflexão e planejamento das ações educacionais e na formação docente. |
Resumo em lingua estrangeira: | In this dissertation, we aim to investigate the theme "Teacher Education" through accounts and research concerning the spheres of Anísio Teixeira's activities, as well as the perspectives of researchers and colleagues who followed and analyzed his legacy. The research is directed towards comprehending teacher education in Anísio Teixeira's conception and the significance of "science, labor, and democracy" as guiding principles in the establishment of mechanisms for teacher training. The methodology is constructed upon a bibliographical survey, seeking to understand the processes of Teacher Education by juxtaposing the experiences of the philosopher and education administrator, Anísio Teixeira. This spans from his involvement with the Manifesto dos Pioneiros da Educação Básica (Manifesto of the Pioneers of Basic Education), the creation of CBPE (Brazilian Center for Educational Research), and the conceptualization and realization of Escola Parque, alongside the opportunities and potentials that emerged in the field of teacher education in Mato Grosso with the establishment of the Centro de Formação e Atualização de Profissionais da Educação Básica de Mato Grosso (Center for Training and Updating of Basic Education Professionals of Mato Grosso - CEFAPRO). The configuration of the research will be carried out through a triad of Qualitative Epistemology, Bibliographical Research, and the Constructive-Interpretative Methodology by González Rey. We aim to establish connections with contemporary authors such as Morin, Prigogine, Brandão, José Pacheco, Darcy Ribeiro, Bernardete Gatti, and Streck, within a humanistic, scientific, and labor-related perspective. This involves relating the possibilities of understanding current challenges and thoughts in Teacher Education. In conclusion, it is expected that this research can contribute to the essential revival of Anísio Teixeira in discussions about the construction of a unified education system, as well as stimulate reflection on the necessity of CEFAPRO's role as an autonomous center for the organization, reflection and planning of educational actions and teacher training. |
Palavra-chave: | Formação de professores Anísio Teixeira Educação CEFAPRO Manifesto dos pioneiros |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Teacher trainning Anísio Teixeira CEFAPRO Pioneer’s manifesto |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Educação (IE) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Referência: | SILVA JUNIOR, Rosan Chaves. A trajetória de Anísio Teixeira: princípios e experiências para a formação de professores em Mato Grosso. 2023. 74 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/6361 |
Data defesa documento: | 28-Jun-2023 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2023_Rosan Chaves Silva Junior.pdf | 2.6 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.