Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/6365
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Educação na cultura digital : percepções sobre as práticas pedagógicas de professores do ensino fundamental |
Autor(es): | Correa, Thatiany Soares |
Orientador(a): | Silva, Danilo Garcia da |
Membro da Banca: | Silva, Danilo Garcia da |
Membro da Banca: | Paniago, Maria Cristina Lima |
Membro da Banca: | Casagrande, Ana Lara |
Resumo : | Considerando o advento da cultura digital em nossa sociedade, surgem novas formas de interação entre as pessoas no âmbito de um fenômeno que, por sua vez, engendra transformações no modo como nos comunicamos, relacionamo-nos e aprendemos. No contexto da educação, a cultura digital aponta novas possibilidades para a prática pedagógica de professores, que sugere uma reconfiguração das atividades docentes com o uso dos diferentes recursos e tecnologias digitais. Diante disso, estabelecemos a questão norteadora da pesquisa: Como as práticas pedagógicas de professores do ensino fundamental estão sendo constituídas a partir da utilização das tecnologias digitais nas atividades escolares? Para a realização desta pesquisa, obtivemos apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) e aprovação do CEP- Humanidades sob o parecer nº 5.165.003. Esta é uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo exploratória e descritiva, cujo objetivo consistiu em compreender as práticas pedagógicas dos professores do Ensino Fundamental na atual cultura digital. E, como objetivos específicos, buscamos: Apreender os entendimentos e percepções dos professores sobre a cultura digital; Identificar como as práticas sociais da cultura digital estão sendo desenvolvidas nas práticas pedagógicas dos professores; Compreender as percepções dos professores sobre as configurações das suas práticas pedagógicas na atualidade. Para a efetivação da investigação, a pesquisa foi realizada em duas etapas: na primeira, tendo por base a revisão sistemática, realizamos um levantamento das produções sobre práticas pedagógicas, tecnologias digitais, cultura digital e educação; na segunda, utilizamos, para a geração de dados, a análise documental, o questionário e as entrevistas semiestruturadas. Os participantes da pesquisa foram professores atuantes no ensino fundamental de diferentes áreas do conhecimento de duas escolas públicas de Cuiabá. Para análise dos dados, fundamentamonos na análise de conteúdo e constituímos quatro unidades de significação. No limite das análises realizadas, depreendemos que os professores reconhecem a ressonância das tecnologias digitais em suas atividades sob uma perspectiva de interação, comunicação, compartilhamento e atuação na sociedade. As análises desvelam, ainda, que a transposição das práticas da cultura digital em suas atividades de ensino permite a organização de uma nova prática pedagógica, enriquecida pela diversidade de artefatos e conexões existentes, proporcionando informações e conteúdo com uma pluralidade de acessos. Em outras palavras, revela o movimento de reconfiguração das práticas docentes alinhadas às práticas sociais inerentes à cultura digital. |
Resumo em lingua estrangeira: | Considering the advent of digital culture in our society, new forms of interaction between people emerge within the scope of a phenomenon that, in turn, engenders transformations in the way we communicate, relate and learn. In the context of education, digital culture points to new possibilities for teachers' pedagogical practice, which suggests a reconfiguration of teaching activities with the use of different digital resources and technologies. In view of this, we established the research's guiding question: How are the pedagogical practices of elementary school teachers being constituted from the use of digital technologies in school activities? To carry out this research, we obtained approval from CEP- Humanidades under opinion nº 5.165.003. This is an exploratory and descriptive research with a qualitative approach, whose objective was to understand the pedagogical practices of Elementary School teachers in the current digital culture. And, as specific objectives, we seek: To apprehend the understandings and perceptions of teachers about digital culture; Identify how social practices of digital culture are being developed in teachers' pedagogical practices; Understand teachers' perceptions about the configurations of their current pedagogical practices. To carry out the investigation, the research was carried out in two stages: in the first, based on the systematic review, we carried out a survey of productions on pedagogical practices, digital technologies and education; in the second, we used document analysis, a questionnaire and semi-structured interviews to generate data. The research participants were teachers working in elementary education in different areas of knowledge at two public schools in Cuiabá. For data analysis, we based ourselves on content analysis and constituted four units of meaning. At the limit of the analyzes carried out, we inferred that teachers recognize the resonance of digital technologies in their activities from a perspective of interaction, communication, sharing and action in society. The analyzes also reveal that the transposition of digital culture practices into their teaching activities allows the organization of a new pedagogical practice, enriched by the diversity of artifacts and existing connections, providing information and content with a plurality of accesses. In other words, it reveals the movement of reconfiguration of teaching practices aligned with social practices inherent to digital culture. |
Palavra-chave: | Prática pedagógica Cultura digital Tecnologias digitais Ensino fundamental |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Pedagogical practice Digital culture Digital technologies Elementary school |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Educação (IE) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Referência: | CORREA, Thatiany Soares. Educação na cultura digital: percepções sobre as práticas pedagógicas de professores do ensino fundamental. 2023. 102 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/6365 |
Data defesa documento: | 22-Mar-2023 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2023_Thatiany Soares Correa.pdf | 1.95 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.