Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/6366
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Jogos e brincadeiras de alunos e pais da agrovila PA-Bojuí : um estudo sobre suas possibilidades pedagógicas |
Autor(es): | Azeredo, Wagner Alexandre Queiroz de |
Orientador(a): | Gomes, Cléo Ferreira |
Membro da Banca: | Gomes, Cléo Ferreira |
Membro da Banca: | Coffani, Márcia Cristina Rodrigues da Silva |
Membro da Banca: | Rodrigues, Josiane |
Resumo : | Esta pesquisa se refere a uma dissertação de Mestrado em Educação que buscou compreender as possibilidades pedagógicas dos jogos e das brincadeiras vivenciados pelos alunos do 3º ano do ensino médio da Escola Estadual “Ana Maria Tissiani de Oliveira”, na Agrovila PA-Bojuí e seus responsáveis. Para tal, adotamos o método etnográfico, que de acordo com André (1995) se preocupa com as ações e eventos do grupo pesquisado, a fim de descrever sua cultura que, no nosso caso, são suas práticas de jogos e brincadeiras. Utilizamos procedimentos para coleta de dados, tais como entrevista, observação e registros com recursos audiovisuais, no intento de apreender informações para responder à seguinte questão: Quais são as possibilidades pedagógicas que os jogos e as brincadeiras vivenciados por nossos participantes podem contribuir para sua formação educativa? A partir dos dados obtidos, pensamos nas possibilidades pedagógicas que os jogos e as brincadeiras no contexto dessa escola do campo, nos permitiram identificar. |
Resumo em lingua estrangeira: | This research refers to a Master's thesis in Education that sought to understand the pedagogical possibilities of games and games experienced by students in the 3rd year of high school at the State School “Ana Maria Tissiani de Oliveira”, in Agrovila PA-Bojuí and their guardians. For this, we adopted the ethnographic method, which according to André (1995) is concerned with the actions and events of the researched group, in order to describe their culture, which, in our case, are their practices of games and play. We used procedures for data collection, such as interviews, observation and recordings with audiovisual resources, in an attempt to capture information to answer the following question: What are the pedagogical possibilities that games and activities experienced by our participants can contribute to their educational training? From the data obtained, we thought about the pedagogical possibilities that games and activities in the context of this rural school allowed us to identify. |
Palavra-chave: | Jogos e brincadeiras Possibilidades pedagógicas Agrovila PA-Bojuí |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Games and plays Pedagogical possibilities PA-Bojuí Agrovillage |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Educação (IE) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Referência: | AZEREDO, Wagner Alexandre Queiroz de. Jogos e brincadeiras de alunos e pais da agrovila PA-Bojuí: um estudo sobre suas possibilidades pedagógicas. 2023. 93 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/6366 |
Data defesa documento: | 31-Mar-2023 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2021_Wagner Alexandre Queiroz de Azeredo.pdf | 1.65 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.