Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/6368
Tipo documento: Dissertação
Título: Porque a vida é agora : discursos e mediações do comercial Visa
Autor(es): Frigeri, Alexandre Machado
Orientador(a): Leite, Mário Cezar Silva
Membro da Banca: Barbosa, Pedro Luis Navarro
Membro da Banca: Possari, Lúcia Helena Vendrúsculo
Membro da Banca: Leite, Mário Cezar Silva
Resumo : O autor analisa a recepção de uma mensagem publicitária, uma peça de televisão de sessenta segundos da administradora de cartões de crédito Visa, através da aplicação de uma pesquisa qualitativa, em grupo de cinco a oito pessoas, em cinco cidades brasileiras, uma em cada região geográfica do país. Analisa as semelhanças e discrepâncias na recepção da mensagem entre os grupos. Destaca os pontos considerados “global” e “local” com relação à mensagem e às mediações advindas desta análise da mensagem. Comenta sobre a influência do discurso, ou melhor, dos discursos constantes na peça publicitária com relação ao ambiente social dos entrevistados: família, local de trabalho ou estudo, relações sociais, definição e posicionamento quanto ao sistema econômico vigente. Faz parte do composto teórico a influência da comunicação na contemporaneidade, os conceitos de ideologia e significação da mercadoria e das idéias, conceitos de semiótica, análise discursiva e a interligação dessas linhas de pensamento na comunicação publicitária, que notadamente possui forte influência na composição de visão de mundo da sociedade atual.
Resumo em lingua estrangeira: ABSTRACT: The author analyses the reception of a Visa credit card administrator publicitary message. It’s a sixty second television advertising. The qualitative research was applied at groups formed by five to eight interviewed people from five Brazilian cities, each in one geographical region of the country. He analyses the similarities and discrepancies among the integrants of the group and among the groups. He points out the items considered “global” and “local” related to the discourse and its mediation originated from this discourse evaluation. He makes comments about the influence of the discourse, or to be sharp, the discourses that take part on the advertising and the connections with the interviewed people social environment: family, working or studying place, social relations definition and positioning towards the actual economical system. It takes part of the theorical compound the influence of communication on the contemporarity, the concepts of ideology and signification of the goods and ideas, semiotics concepts, discourse analysis and the interconnection of these lines of thoughts on the publicitary communication, that notably has strong influence on the composition of the vision of the world in the society. RESUMÉ: L’auteur analyse la réception d’une message publicitaire - une pièce de télévision de soixante secondes de l’administratrice de carte de crédit Visa - par le moyen de l’application d’une recherche qualitative, dans groupes de cinq à ouit personnes, en cinq villes brésiliennes, une en chaque région géographique du pays. Il analyse les similarités et divergences dans la réception du discours parmi les integrants et les groupes. Il détache le points considérés ’’global’’ et ’’locale’’ par rapport à le discours et les médiations devenues de cette analyse du discours. Il parle aussi sur l’influence de le discours, ou meilleur, les discourses contenues dans la pièce publicitaire et la relation avec le moyenne sociale de les recherchés : famille, lieu de travail ou étude, relations sociales, définition et posture relatif au système économique actuelle. Dans le contenu théorique, l’influence de la communication dans la contemporanéité, les concepts d’idéologie et la signification de le produit et des idées, concepts de sémiotique peirceénne, analyse du discours et la correspondance de ces lignes de pensée dans la communication publicitaire, qui notamment a forte influence sur la composition de la vision du monde de la société actuelle.
Palavra-chave: Linguagem
Publicidade
Recepção
Palavra-chave em lingua estrangeira: Language
Publicity
Reception
Communication
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Linguagens (IL)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem
Referência: FRIGERI, Alexandre Machado. Porque a vida é agora: discursos e mediações do comercial Visa. 2006. 214 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Linguagens, Cuiabá, 2006.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/6368
Data defesa documento: 14-Jul-2006
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IL - PPGEL - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2006_Alexandre Machado Frigeri.pdf1.22 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.