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http://ri.ufmt.br/handle/1/6373
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | A educação da Universidade Popular Comunitária, no cotidiano das mulheres coartisentes |
Autor(es): | Souza, Ana Maria de |
Orientador(a): | Passos, Luiz Augusto |
Coorientador: | Maldonado, Carlos Alberto Reyes |
Membro da Banca: | Semeraro, Giovanni |
Membro da Banca: | Motta, Manuel Francisco de Vasconcelos |
Membro da Banca: | Passos, Luiz Augusto |
Membro da Banca: | Torres, Artemis Augusta Mota |
Resumo : | O estudo qualitativo-fenomenológico teve como foco da investigação o sentido que a educação tem para as mulheres coartisentes da Universidade Popular Comunitária (UPC) e os impactos provocados pelo processo educativo sentido e vividos por elas no cotidiano. No primeiro capítulo fiz uma trajetória da história da UPC, seus pressupostos filosóficos - metodológicos que norteiam a proposta do projeto em curso. No segundo capítulo realizei estudos da história social da mulher com intuito de compreender e localizar as mulheres da UPC no contexto histórico, socioeconômico-cultural-político brasileiro. E no terceiro capítulo fiz a interpretação compreensiva dos dados empíricos, em que à hipótese levantada sobre o sentido que a educação tem para as mulheres quando voltam estudar depois de serem mães e avós possui significado diferente daqueles construídos pelos seus filhos. Através das observações nas mesas de aprendizagem, nas ferramentarias, oficinas, nos eventos e debates; documentos, textos escritos pelos sujeitos, história de vida e da entrevista semi-estruturada foi possível confrontar os dados iniciais e posteriores ao período de estudo dos sujeitos na UPC. Na seqüência discorri sobre a concepção de temporalidade na proposta da UPC, bem como, a conclusão final e os anexos. |
Resumo em lingua estrangeira: | The qualitative-phenomenological study investigated the sense of education for the “coartizent” women of the Communal Popular University (UPC) ant the impact provoked by the educative process on their daily life. In the first chapter I present a history of UPC and the philosophical-methodological presuppositions orienting the proposal for the project under way. In the second chapter I reason about the social history of the women, aiming to understand and locate them within the Brazilian historical, socio-economical, cultural and political context. In the third chapter I comprehensively interpret the empirical data. The hypothesis concerning the sense that education has to women when they go back to studies while being mothers and grandmothers acquires distinct significations, both in relation to their first school experiences and the school experiences of their children. The observations have been made through learning panels, tools, workshops, events and discussions, documents, texts written by the subjects, life stories and semi-structured interviews comparing initial data and data posterior to the period of UPC study. I conclude by realizing another temporality within the UPC. |
Palavra-chave: | Educação e movimentos sociais das mulheres Universidade Popular Comunitária e cidadania |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Women’s education and social movements Communal Popular University citizenship |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Educação (IE) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Referência: | SOUZA, Ana Maria de. A educação da Universidade Popular Comunitária, no cotidiano das mulheres coartisentes. 2006. 135 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2006. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/6373 |
Data defesa documento: | 17-Feb-2006 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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