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http://ri.ufmt.br/handle/1/6380
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Educação pública e formação de professores em exercício : a memória do Curso de Pedagogia/UFMT convênio 035/94 sob o olhar de seus egressos |
Autor(es): | Freitas, Sirlene Aparecida de |
Orientador(a): | Gonçalves, Marlene |
Membro da Banca: | Gonçalves, Marlene |
Membro da Banca: | Monteiro, Silas Borges |
Membro da Banca: | Faria, Lia Ciomar Macedo de |
Membro da Banca: | Campos, Maria das Graças |
Resumo : | Esta pesquisa intitulada Educação Pública e Formação de Professores em Exercício: A Memória do Curso de Pedagogia Convênio 035/94 sob o Olhar de Seus Egressos, foi desenvolvida no curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso e tem como objetivo compreender e registrar a memória do Curso de Pedagogia/UFMT Convênio 035/94. Para o desenvolvimento das discussões buscamos alicerces teóricos e metodológicos nas perspectivas Halbwachs (1990), Bosi (1994) e Ricouer (2007) que concebem a memória como fonte de pesquisa. Os autores Nóvoa (1995), Marcelo Garcia (1999), Hypólito (2009), Catani et al. (1997) entre outros possibilitaram a compreensão e o suporte teórico à categoria de pesquisa formação de professores. A pesquisa foi realizada com 16 professoras egressas do Curso de Pedagogia/Convênio/035/94, com 03 docentes do curso e 03 membros do Grupo de Trabalho Interinstitucional (GTI). A pesquisa pretende colaborar com o registro das contribuições advindas com a efetivação do Curso de Pedagogia Convênio 035/94 tais como: aumento do índice do IDEB nas unidades escolares onde as egressas trabalham, melhoria das condições de trabalho que se concretizaram com os Planos de Cargos, Carreira e Salários e Lei de Gestão Democrática que deram mais autonomia às escolas. Atualmente, o sistema público de ensino da Baixada Cuiabana, conta com todos os professores das séries iniciais formados em nível de graduação. |
Resumo em lingua estrangeira: | This study entitled: Public Education and Teachers’ formation in the development of their career: The Memory of the Pedagogy Course agreement 035/94, under the eyes of their graduates, was carried out in the Master course of the Postgraduate Program in Education of the Federal University of Mato Grosso. It aims to understand and register the memory of the Course of Pedagogy / UFMT agreement 035/94. The development of the discussions counted on the theoretical and methodological support according the perspectives of Halbwachs (1990), Bosi (1994) and Ricouer (2007) who conceive memory as research source. The authors Nóvoa (1995), Marcelo Garcia (1999), Hypólito (2009), Catani et al. (1997) among others, mainly contributed for the understanding, as well as, the theoretical support for the category of research on teacher’s formation. The research counted on 16 teachers from the Pedagogy course, agreement 035/94, 03 professors from the same course and 03 participants of the Interagency Working Group (IWG) as participants. This study intends to contribute for the registration of the contributions coming from the implementation and accomplishment of the course of Pedagogy agreement 035/94 such as: increase of the index IDEB in the school units where the studied graduates act, improvement of the working conditions occurred according to the guidelines of the Plans for job posts, careers and wages, as well as, the Law of Democratic Management which provided more autonomy to the schools. Based on these aspects, it is possible to observe that, presently, the public education system of Baixada Cuiabana counts on all the teachers of the initial grades graduated at the undergraduate level, evidencing the goal established in the Interinstitutional Program of Teacher’s Qualification implemented in the 90's. |
Palavra-chave: | Memórias de professoras Formação de professores Baixada Cuiabana (MT) |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Teacher’s memories Teacher’s formation Baixada Cuiabana (MT) |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Educação (IE) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Referência: | FREITAS, Sirlene Aparecida de. Educação pública e formação de professores em exercício: a memória do Curso de Pedagogia/UFMT convênio 035/94 sob o olhar de seus egressos. 2017. 140 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2017. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/6380 |
Data defesa documento: | 27-Mar-2017 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado |
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