Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/6382
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCastro, Edmara da Costa-
dc.date.accessioned2025-01-29T19:22:58Z-
dc.date.available2006-10-27-
dc.date.available2025-01-29T19:22:58Z-
dc.date.issued2005-07-15-
dc.identifier.citationCASTRO, Edmara da Costa. Identidade e trajetórias de alunos negros da UFMT nos cursos de Nutrição, Enfermagem e Medicina. 2005. 136 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2005.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/6382-
dc.description.abstractThis research looked for to investigate the life´s trajetorie of the black students in the Courses of Nutrition life, Nursing and Medicine from UFMT. The objective was to identify as those students got to obtain success in the school process until the University, the strategy types that developed highlighting, and of support received, as well as the challenges that, probably, were part of this trajetorie. For the collection of the data, the technique used was “History of Life”, based in Becker (1999). For this research were registered “Histories of Life” of fifteen black students, being five of each course. To sustain the analyses done in this work, different authors were constituted as base in the search of understanding the object of the research. In refers to the forms of color classification in Brazil, Nogueira (1985) and Petruccelli (1998) were fundamental to understand of that theme. Hall (1999) and Woorward (2000) offered theoretical support in the study of the identity. To understand how were elaborated and built the life projects of those students until the University, aiming to a possible social ascension, it was anchored in the studies of Azevedo (1955), Teixeira (2003a), Velho (1999) e Pastore (1997). The life´s trajetorie of black students interviewed showed the importance of the nets of help and solidarity of the families, relatives and friends, that was fundamental for the accomplishment of their life projects.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2024-10-25T16:11:52Z No. of bitstreams: 1 DISS_2005_Edmara da Costa Castro.pdf: 771906 bytes, checksum: 5d6ad7f638b1d97f964521b0b830227c (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2025-01-29T19:22:58Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2005_Edmara da Costa Castro.pdf: 771906 bytes, checksum: 5d6ad7f638b1d97f964521b0b830227c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-01-29T19:22:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2005_Edmara da Costa Castro.pdf: 771906 bytes, checksum: 5d6ad7f638b1d97f964521b0b830227c (MD5) Previous issue date: 2005-07-15en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleIdentidade e trajetórias de alunos negros da UFMT nos cursos de Nutrição, Enfermagem e Medicinapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordProjeto de vidapt_BR
dc.subject.keywordCorpt_BR
dc.subject.keywordEducaçãopt_BR
dc.subject.keywordIdentidadept_BR
dc.contributor.advisor1Müller, Maria Lúcia Rodrigues-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7282537478159035pt_BR
dc.contributor.referee1Müller, Maria Lúcia Rodrigues-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7282537478159035pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5483267376724525pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa buscou investigar a trajetória de vida dos alunos negros dos Cursos de Nutrição, Enfermagem e Medicina da UFMT. O objetivo foi identificar como esses alunos conseguiram obter sucesso no processo escolar até a Universidade, destacando os tipos de estratégia que desenvolveram, e de apoios recebidos, bem como os desafios que, provavelmente, fizeram parte dessa trajetória. Para a coleta dos dados, utilizou-se a técnica de “História de Vida”, fundamentada em Becker (1999). Foram registradas as “Histórias de Vida” de quinze alunos negros, sendo cinco de cada curso. Para sustentar as análises feitas neste trabalho, diferentes autores constituíram-se como base na busca de compreender o objeto da pesquisa. No que se refere às formas de classificação de cor no Brasil, os estudos de Nogueira (1985) e Petruccelli (1998), foram fundamentais para a compreensão do tema. Ofereceram suporte teórico no campo do estudo da identidade, Hall (1999) e Woorward (2000). Para compreender como foram elaborados e construídos os projetos de vida desses alunos até a Universidade, visando à uma possível ascensão social, ancorou-se nos estudos de Azevedo (1955), Teixeira (2003a), Velho (1999) e Pastore (1997). As trajetórias de vida dos alunos negros entrevistados mostraram a importância das redes de ajuda e solidariedade das famílias, parentes e amigos, que foram fundamentais para a realização dos seus projetos de vida.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educação (IE)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.keyword2Life´s projectpt_BR
dc.subject.keyword2Colorpt_BR
dc.subject.keyword2Educationpt_BR
dc.subject.keyword2Identitypt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2005_Edmara da Costa Castro.pdf753.81 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.