Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/6382
Tipo documento: Dissertação
Título: Identidade e trajetórias de alunos negros da UFMT nos cursos de Nutrição, Enfermagem e Medicina
Autor(es): Castro, Edmara da Costa
Orientador(a): Müller, Maria Lúcia Rodrigues
Membro da Banca: Müller, Maria Lúcia Rodrigues
Resumo : Esta pesquisa buscou investigar a trajetória de vida dos alunos negros dos Cursos de Nutrição, Enfermagem e Medicina da UFMT. O objetivo foi identificar como esses alunos conseguiram obter sucesso no processo escolar até a Universidade, destacando os tipos de estratégia que desenvolveram, e de apoios recebidos, bem como os desafios que, provavelmente, fizeram parte dessa trajetória. Para a coleta dos dados, utilizou-se a técnica de “História de Vida”, fundamentada em Becker (1999). Foram registradas as “Histórias de Vida” de quinze alunos negros, sendo cinco de cada curso. Para sustentar as análises feitas neste trabalho, diferentes autores constituíram-se como base na busca de compreender o objeto da pesquisa. No que se refere às formas de classificação de cor no Brasil, os estudos de Nogueira (1985) e Petruccelli (1998), foram fundamentais para a compreensão do tema. Ofereceram suporte teórico no campo do estudo da identidade, Hall (1999) e Woorward (2000). Para compreender como foram elaborados e construídos os projetos de vida desses alunos até a Universidade, visando à uma possível ascensão social, ancorou-se nos estudos de Azevedo (1955), Teixeira (2003a), Velho (1999) e Pastore (1997). As trajetórias de vida dos alunos negros entrevistados mostraram a importância das redes de ajuda e solidariedade das famílias, parentes e amigos, que foram fundamentais para a realização dos seus projetos de vida.
Resumo em lingua estrangeira: This research looked for to investigate the life´s trajetorie of the black students in the Courses of Nutrition life, Nursing and Medicine from UFMT. The objective was to identify as those students got to obtain success in the school process until the University, the strategy types that developed highlighting, and of support received, as well as the challenges that, probably, were part of this trajetorie. For the collection of the data, the technique used was “History of Life”, based in Becker (1999). For this research were registered “Histories of Life” of fifteen black students, being five of each course. To sustain the analyses done in this work, different authors were constituted as base in the search of understanding the object of the research. In refers to the forms of color classification in Brazil, Nogueira (1985) and Petruccelli (1998) were fundamental to understand of that theme. Hall (1999) and Woorward (2000) offered theoretical support in the study of the identity. To understand how were elaborated and built the life projects of those students until the University, aiming to a possible social ascension, it was anchored in the studies of Azevedo (1955), Teixeira (2003a), Velho (1999) e Pastore (1997). The life´s trajetorie of black students interviewed showed the importance of the nets of help and solidarity of the families, relatives and friends, that was fundamental for the accomplishment of their life projects.
Palavra-chave: Projeto de vida
Cor
Educação
Identidade
Palavra-chave em lingua estrangeira: Life´s project
Color
Education
Identity
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Educação (IE)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Referência: CASTRO, Edmara da Costa. Identidade e trajetórias de alunos negros da UFMT nos cursos de Nutrição, Enfermagem e Medicina. 2005. 136 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2005.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/6382
Data defesa documento: 15-Jul-2005
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2005_Edmara da Costa Castro.pdf753.81 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.