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Tipo documento: Dissertação
Título: O impacto das políticas neoliberais na gestão democrática da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso
Autor(es): Abich, Luzia Pereira de Souza
Orientador(a): Torres, Artemis Augusta Mota
Membro da Banca: Torres, Artemis Augusta Mota
Resumo : O objetivo deste trabalho foi compreender os impactos das políticas neoliberais na gestão democrática da rede estadual de ensino. A pesquisa aconteceu em dois momentos, sendo que no primeiro, foi feito um levantamento bibliográfico sobre a temática a ser trabalhada, que incluiu além de pesquisas e análises já realizadas, documentos publicados pela Seduc/MT e as diretrizes educacionais e no segundo, foi realizada a pesquisa de campo em uma escola da rede estadual de ensino, para perceber as dificuldades concretas evidenciadas pelo processo de democratização da gestão, com a instalação do modelo empresarial adotado pela Seduc/MT. Foi possível perceber, através desse trabalho, que o processo gestão democrática na rede estadual de ensino na década de 90, se deu no confronto de duas forças políticas antagônicas, ou seja, de um lado o governo do Estado, com todo o seu aparato neoconservador, e de outro, a pressão do movimento de educadores, no sentido de impedir o avanço das orientações neoliberais nas políticas educacionais no Estado. O estudo revelou que paralelo ao instante em que a escola, teoricamente, recebia autonomia, na prática, um modelo de gestão apresentando características empresariais era imposto, frustrando assim, as expectativas em relação às aventadas possibilidades de democracia na escola. A tentativa de conduzir a escola baseando-se em princípios empresariais, mesmo com uma roupagem nova, acarretou desdobramentos com conseqüências funestas para a autonomia pedagógica da escola pesquisada e, conseqüentemente, para a democratização da sua gestão que se caracterizaram no aumento da burocracia, na elaboração mecânica de documentos somente para atender a exigência do órgão central, no cerceamento da participação, na inibição da prática de reflexão, por vezes truculenta, na relação escola/Seduc.
Resumo em lingua estrangeira: The objective of this work was to analyze the impacts of the neoliberal politics in the democratic management of the public net of education. The research happened at two moments, being that in the first one, I made a thematic bibliography that it included beyond already fulfilled researches and analyses, documents published by Seduc/MT and lines of direction and the researches of field in a public school, to perceive the concrete difficulties evidenced by the process of democratization of the management, with the installation of the enterprise model adopted by the Seduc/MT. It was possible to perceive, through this work that the retaken one of the democratic management in the state net of education, if gave in the confrontation of two forces antagonistic politics, or either, on one hand the government of the State, with neoliberais apparatus, and on the other hand, the pressure of the movement of educators in the direction to hinder the advance them neoglobalizantes orientations in the politics for the education in the State. The study it disclosed that parallel to the instant where the school theoretically received autonomy, in the practical one, a characteristic model of management presenting enterprise was tax, becoming incompatible with the process of democratization in course, based in the theory. The attempt to lead the school being based on enterprise principles, exactly with a new roupagem caused unfoldings with funestas consequences for the pedagogical autonomy of searched school e, consequently for the democratization of its management that characterize itself in the increase of the bureaucracy, in the elaboration mechanic documents to only take care like requirement of the central agency, in the method of clipping of the participation, the inhibition of the practical of reflection, for times truculenta, in the relation school/Seduc.
Palavra-chave: Gestão democrática
Políticas neoliberais
Palavra-chave em lingua estrangeira: Democratic management
Neoliberal politics
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Educação (IE)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Referência: ABICH, Luzia Pereira de Souza. O impacto das políticas neoliberais na gestão democrática da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso. 2005. 117 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2005.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/6385
Data defesa documento: 22-Dec-2005
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado

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