Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/6387
Tipo documento: Dissertação
Título: Tecnologias de informação e comunicação no processo de ensino e aprendizagem da matemática no ensino técnico integrado ao nível médio
Autor(es): Feitosa, Cleber Alves
Orientador(a): Silva, Adelmo Carvalho da
Membro da Banca: Silva, Adelmo Carvalho da
Membro da Banca: Palma, Rute Cristina Domingos da
Membro da Banca: Carvalho, Edione Teixeira de
Membro da Banca: Darsie, Marta Maria Pontin
Resumo : A presente dissertação tem por objetivo apresentar a pesquisa desenvolvida no âmbito do Mestrado em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), tendo como base o fato de que na contemporaneidade, tem-se presenciado transformações sociais e culturais decorrentes das possibilidades que surgem em função das Tecnologias da Informação e Comunicação -TIC-, em particular no sistema educativo. Presentes nas linguagens dos alunos, se o professor não as incorporar em sua prática, estará negando o diálogo com aqueles que são a razão da existência de todos os sistemas educacionais, e nesse sentido, autores como LÉVY (2010), MORAN (2000), BELLONI (1999), VALENTE (2003), CASTELLS (2003), Lemos (2002) e outros autores que teorizam sobre o processo de ensinar e aprender matemática na escola, entre outros, refletem sobre as transformações nos processos de ensino e de aprendizagem que esses meios têm propiciado aos educandos e aos educadores. Nesse contexto, como as TICS estabelecem fortes ligações com a Matemática, os professores de Matemática deverão construir práticas coerentes que envolvam o uso das TIC. Inspirado numa abordagem qualitativa, o estudo de caso foi a metodologia escolhida para a realização da pesquisa, com o emprego de um questionário e de entrevista. Os sujeitos da pesquisa foram os professores de Matemática, dos Cursos Técnicos Integrados ao Nível Médio do Instituto Federal de Mato Grosso campus Rondonópolis, e o objetivo foi investigar o uso por estes das TIC no processo de ensino da disciplina de matemática. A pesquisa constatou pouca clareza dos professores nas suas concepções sobre as TIC, o pouco uso de softwares e/ou programas que poderiam auxiliar nas suas atividades profissionais, bem como a incapacidade de explorar as potencialidades que estas TIC oferecem além da sala de aula (ambientes virtuais). No entanto, acreditam que o uso das tecnologias aumenta o interesse por parte dos alunos nas aulas de matemática, e facilitam o entendimento do conteúdo.
Resumo em lingua estrangeira: The aim of this dissertation is to present the research developed in the scope of the Master's Degree in Science and Mathematics Education of the Federal University of Mato Grosso (UFMT), based on the fact that in contemporary times, social and cultural possibilities arising from Information and Communication Technologies (ICT), particularly in the education system. Present in the languages of the students, if the teacher does not incorporate them in their practice, will be denying the dialogue with those who are the reason for the existence of all educational systems, and in this sense, authors such as LÉVY (2010), MORAN BELLONI (1999), VALENTE (2003), CASTELLS (2003), Lemos (2002) and other authors who theorize about the process of teaching and learning mathematics at school, among others, reflect on the transformations in teaching and learning processes that these means have provided to learners and educators. In this context, as ICTs establish strong links with Mathematics, Mathematics teachers should construct coherent practices that involve the use of ICT. Inspired by a qualitative approach, the case study was the methodology chosen for conducting the research, using a questionnaire and interview. The subjects of the research were Mathematics teachers, Integrated Technical Courses at the Middle Level of the Federal Institute of Mato Grosso Rondonópolis campus, and the objective was to investigate their use of ICT in the teaching process of mathematics. The research found little clarity among teachers in their conceptions about ICT, the lack of use of softwares and / or programs that could aid in their professional activities, as well as the inability to exploit the potential of ICTs beyond the classroom virtual). However, they believe that the use of technology increases students' interest in math classes, and they facilitate understanding of content.
Palavra-chave: TIC
Matemática
Ensino-aprendizagem da matemática
Palavra-chave em lingua estrangeira: ICT
Mathematics
Teaching-learning of Mathematics.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Educação (IE)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Referência: FEITOSA, Cleber Alves. Tecnologias de informação e comunicação no processo de ensino e aprendizagem da matemática no ensino técnico integrado ao nível médio. 2018. 75 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/6387
Data defesa documento: 28-Jun-2018
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2018_Cleber Alves Feitosa.pdf1.22 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.