Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/6390
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Professor surdo : negociações de identidade no ensino superior |
Autor(es): | Oliveira, Reany de |
Orientador(a): | Oliveira, Ozerina Victor de |
Membro da Banca: | Oliveira, Ozerina Victor de |
Membro da Banca: | Lima, Tânia Maria de |
Membro da Banca: | Silva, Nilce Maria da |
Resumo : | A presença dos professores surdos no ensino superior provoca uma série de negociações de sua identidade e das diferenças culturais, pois estes se sentem atuantes nessas negociações. A diferença da identidade desafia as relações de negociação estabelecidas, daí surgem, das negociações com seus constantes embates, problemas que afetam a participação do professor surdo na dinâmica da Instituição. A pesquisa que se apresenta foi desenvolvida com o propósito de construir possibilidades para visibilizar e entender as negociações, na perspectiva dos professores surdos, diante das dificuldades vivenciadas no encontro entre a cultura surda e a de ouvintes, nos conflitos da diferença. Em termos teóricos, esta pesquisa será orientada pelas noções de identidade com Stuart Hall (2014), identidade surda com Perlin (2013), de cultura surda sistematizada por Perlin e Strobel (2006), de diferenciação com Skliar (2013), as explanações de Reis (2015) sobre negociação dos professores surdos no ensino superior, as análises de Castro (2017) e por suas pesquisas sobre a atuação de professores surdos. A investigação partiu da questão: Que estratégias de negociação de identidade apresentam os professores surdos no ensino superior? O objetivo é identificar e mapear as narrativas dos professores surdos no ensino superior. Partindo da abordagem qualitativa de pesquisa, optou-se pela coleta de dados por meio da entrevistanarrativa e constituiu-se a análise com as narrativas coletadas. Estas narrativas foram identificadas a fim de se conseguir um mapeamento teórico expresso no último capítulo, onde se desenrolam os fatos constantes dos embates na negociação da identidade. Os resultados apontam uma infinidade de debates, de negociações e de produção da diferença e de seus significados. |
Resumo em lingua estrangeira: | Deaf Professor's presence in higher education causes a series of negotiations on their identity and cultural differences. These professors feel active in these negotiations. The difference of identity challenges the established negotiation relations, so arise, from the negotiations with their constant struggles, problems that affect the participation of the Deaf professor in the Institution's dynamics. This research was developed with the purpose of building possibilities to make visible and understanding the negotiations, of Deaf professor's perspective, in the face of the difficulties experienced in the encounter between the deaf and the hearing culture, in the conflicts of difference. In theoretical terms, this research will be guided by the notions of Identity with Stuart Hall (2014), Deaf Identity with Perlin (2013), Deaf Culture systematized by Strobel (2016), Differentiation with Skliar (2013), explanations of Reis (2015) on the negotiation of Deaf Professor in Higher Education, the analyzes of Castro (2017) and his research on the Deaf Professor’s performance. The research started with the question: What identity negotiation strategies Deaf professors present in higher education? The objective is identify and map the narratives of deaf teachers in higher education. Starting from the research qualitative approach, we chose to collect data through interview-narrative and constituted the analysis with the collected narratives. These narratives have been identified in order to achieve a theoretical mapping expressed in the last chapter, where the constant facts of the struggles in the negotiation of identity unfold. The results point a multitude of debates, negotiations, production of difference and their meanings. |
Palavra-chave: | Professores surdos Negociação Identidade surda Ensino superior |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Deaf professor Negotiation Deaf identity Higher education |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Educação (IE) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Referência: | OLIVEIRA, Reany de. Professor surdo: negociações de identidade no ensino superior. 2018. 122 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2018. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/6390 |
Data defesa documento: | 28-Mai-2018 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2018_ Reany de Oliveira.pdf | 1.45 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.